sexta-feira, 1 de abril de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

1 DE ABRIL DE 2022

 

SEXTA-FEIRA DA QUARTA

 

SEMANA DA QUARESMA

 

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Sb 2,1a.12-22

 

Leitura do Livro da Sabedoria 2,1a.12-22

1aDizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda:
ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus
e chama-se 'filho de Deus'. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz,
e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro'. 21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade
e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O homem justo incomoda o mundo”

O homem e a mulher justos são aqueles que se apossam da sua filiação divina e seguem os preceitos do Senhor e, por isso, atraem, de uma maneira negativa, a atenção dos ímpios, isto é, dos hereges que desejam ser senhores de si mesmos. O homem justo é provado porque é fiel à Lei de Deus. Geralmente as pessoas que estão afastadas de Deus se entregam à indisciplina da carne e não admitem que outros ajam de maneira diferente, por isso, tramam derrubá-los.  Isto também acontece com cada um de nós quando nos aproximamos de Deus e começamos a servi-Lo! As pessoas que vivem longe da casa de Deus e fora do Seu domínio, também não compreendem a nossa devoção e a nossa entrega e nos acossam tentando de alguma forma nos tirar do caminho da justiça.  Quando contemplamos esta realidade de uma maneira intrínseca ao nosso ser pecador, percebemos também que, dentro de cada um de nós há o homem justo e o homem ímpio. O homem justo é aquela parte de nós que deseja fazer o bem, que anseia por Deus, que se sente filho de Deus e quer ter conhecimento dos seus mistérios e seguir o caminho certo. Ao mesmo tempo, há também em nós, aquela parte que é do homem ímpio, rebelde, senhor de si mesmo que quer ser independente e segue a lei do mundo. Por essa razão, às vezes, os inimigos estão dentro de nós mesmos! Percebemos, no entanto, que na medida em que caminhamos em busca das coisas do alto, nós também nos distanciamos do homem ímpio que luta contra o nosso “homem justo” e o tenta de todas as maneiras. Precisamos, pois, pedir a Deus a graça de buscar a santidade na esperança de que o nosso homem justo, criado à Sua imagem e semelhança, sobrepuja ao nosso homem ímpio corrompido pelo pecado original.  – Alguma vez você foi perseguido (a) porque escolheu viver segundo a Palavra de Deus? – As pessoas também o (a) chamam de fanático (a), exagerado (a) e piegas? – Você já percebeu dentro de si esta luta entre o querer ser de Deus e o desejar voltar para o mundo? – Em que você tem sido provado por querer ser fiel ao Senhor?

 

Salmo - Sl 33, 17-18. 19-20. 2l.23 (R. 19a)

 

R. Do coração atribulado está perto o Senhor.


17O Senhor volta a sua face contra os maus, *
para da terra apagar sua lembrança.
18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
e de todas as angústias os liberta.R. 

19Do coração atribulado ele está perto *
e conforta os de espírito abatido.
20Muitos males se abatem sobre os justos, *
mas o Senhor de todos eles os liberta.R. 

21Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *
e nenhum deles haverá de se quebrar.
23Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *
e castigado não será quem nele espera.R.

Reflexão - Às vezes, nos enganamos pensando que justa é aquela pessoa que não tem dificuldades, que não sofre perseguição e tem uma vida mansa. O salmo, porém, nos explica que Deus está perto de quem tem o coração atribulado e o espírito abatido, portanto, o Senhor está perto daqueles que Nele esperam e os liberta das suas dificuldades, mas não evita que as coisas lhe aconteçam.

 

Evangelho - Jo 7,1-2.10.25-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30

Naquele tempo: 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim, como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: 'Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.' 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço,
porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.' 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Jesus nos ensina a agir com simplicidade e discrição”!

Naquele tempo Jesus cumpria a Sua missão e evitava atropelar os planos de Deus, por isso, tinha o maior cuidado para não se expor, sabedor de que os judeus O perseguiam e poderiam prendê-lo antes da hora que fora prevista pelo Pai.  Mas não deixava de prosseguir no caminho que o Pai lhe indicava e nunca hesitava em falar em alta voz quando era instruído.  Hoje, também, Ele não quer atropelar os planos de Deus para a nossa vida e nos ensina a agir com simplicidade e discrição. Nós, porém, esperamos por coisas muito evidentes e só reconhecemos Jesus quando alcançamos Dele as coisas pelas quais já estávamos aguardando. Assim como acontecia naquele tempo, hoje acontece também!  Jesus está muito perto, caminha no meio de nós, a Sua Palavra revela claramente a sua missão de Filho de Deus, porém, a maioria ainda não O reconhece. Como aquele povo que buscava alguém cheio de poder, que fizesse mais ostentação e realizasse tudo o que eles desejassem, nós também queremos um Jesus que satisfaça a nossa expectativa.  Ainda não nos conscientizamos da presença de Jesus no meio de nós, em todas as circunstâncias, independentemente da nossa situação, boa ou má. Jesus está vivo, ressuscitado e vitorioso e caminha conosco sempre! Quer mudar a nossa história, no entanto, nós, como os antigos, ficamos nos perguntando: onde está Jesus, será que Ele está comigo?  Por que não O sinto, por que não O escuto? Por que Ele não me atende?    Que no cumprimento da nossa missão o Espírito Santo de Deus nos ajude a imitar Jesus, percebendo a Sua presença constante e nos revele a hora de falar e a hora de silenciar; de parar ou de prosseguir.

– Você percebe a presença de Jesus em todos os momentos da sua vida? – Você tem esperado mais evidências para distinguir a Sua voz?

 – Você tem orado em todas as ocasiões ou somente quando tudo está bem? 

– O que o Espírito o tem revelado nos últimos dias?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: