quinta-feira, 3 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

3 DE MARÇO DE 2022

 

5ª. FEIRA DEPOIS DAS CINZAS 2022

 

Tempo da Quaresma.

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Dt 30, 15-20

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 30,15-20
Moisés falou ao povo dizendo: 15Vê que eu hoje te proponho
a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus  mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la. 17Se, porém, o teu coração se desviar
e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la. 19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele - pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias -, a fim de que habites na terra
que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó'.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “a vida e a felicidade ou a morte e a desgraça”

Moisés exortou o povo que foi libertado do Egito para que abraçassem a proposta de Deus a fim de que entrassem na terra que lhes fora prometida.  Nós todos estamos também caminhando em busca desta terra. Caminhamos ao encontro do Senhor e ansiamos entrar na vida eterna. Por isso, a leitura nos conscientiza de que a vida e a felicidade ou a morte e a desgraça fazem parte do desígnio do homem que aceita ou não caminhar nos mandamentos do Senhor Deus. A escolha que fizermos nos levará a viver a bênção ou a maldição. Assim sendo, nós temos o mapa para descobrir o caminho da vida e da felicidade.    A nossa própria vida se constitui uma prova da veracidade do que a Palavra nos afirma. Somos testemunhas disso, pois,  na medida em que caminhamos com Deus e que seguimos a lei do amor, apesar das dificuldades, nós temos paz e esperança.  Do contrário, quando nos afastamos de Deus e esquecemos os Seus ensinamentos sofremos desespero, angústia e aflição. A proposta do Senhor para nós é que O amemos e provemos isto, seguindo os Seus caminhos e guardando as Suas leis e os Seus decretos. E a recompensa que teremos é uma descendência numerosa e a Sua bênção durante o tempo em que caminhamos aqui na terra. Porém, o Senhor também nos adverte: “Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar”, significando isto que a nossa vida aqui na terra é passageira e que o tempo em que nós vivemos é o momento ideal para aceitarmos a Sua proposta-   Você tem seguindo os ensinamentos do Senhor?  -  Como está a sua vida, seus sentimentos? - Você tem paz ou aflição no coração?  O que está lhe faltando?  – Você tem vivido na bênção ou na maldição? - Você, tem certeza de que já fez a opção certa?  
 
Salmo  1, 1-2. 3. 4.6 (R. Sl 39,5a)

R. É feliz quem a Deus se confia!


1Feliz é todo aquele que não anda*
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,*
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
2mas encontra seu prazer na lei de Deus*
e a medita, dia e noite, sem cessar.R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore,*
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.*
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca*
espalhada e dispersada pelo vento.
6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,*
mas a estrada dos malvados leva à morte.R.

 

Reflexão - A felicidade é a necessidade primordial da nossa alma e o salmista nos ensina o caminho certo para alcançá-la: confiar em Deus! O homem e a mulher que confiam a sua vida ao Senhor e que vivem em função da Sua Lei, com certeza encontrarão a felicidade verdadeira. Deus é a fonte da bem-aventurança e quem se apoia Nele é comparado a uma árvore plantada à beira do rio, por isso, tem a garantia de uma existência promissora. Tudo o que empreender, prosperará e as suas obras permanecerão para sempre.


Evangelho Lc 9, 22-25

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,22-25
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:  22'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.'  23Depois Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 
24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? Palavra da Salvação.


Reflexão - “a maior mensagem de esperança

Falando aos Seus discípulos, ontem, Jesus se dirige também a nós, hoje e nos propõe segui-Lo de todo coração. Antes, porém, de fazer a proposta para que O sigamos Jesus nos fala de que o Seu seguimento implica na renúncia total da nossa vontade humana.  Assim, Ele próprio nos conscientiza do que teve que enfrentar:  sofrimento, rejeição, morte e, no terceiro dia, a ressurreição. A ressurreição de Jesus é, para nós, no entanto, a maior mensagem de esperança, pois sabemos que se Deus o ressuscitou no terceiro dia depois da Sua Paixão e Morte, também nos ressuscitará depois que passarmos pela cruz e pela morte, para uma vida de glória. A nossa condição humana nos leva a desejar conseguir tudo com facilidade e sem muito esforço. No entanto, Jesus nos propõe a Cruz como exercício para nos livrar de nós mesmos (as), da nossa vontade fraca, da nossa acomodação e assim nos deixar ser entregues à vontade do Pai que, para nós, é a felicidade suprema. Ele veio ao mundo com uma missão definida e a concretizou assumindo a Cruz a fim de que pudéssemos também imitá-Lo nos desafios da nossa vida.  Precisamos, pois, fixar os nossos olhos no amanhã que virá e não somente no hoje que estamos enfrentando com suas dificuldades e seus percalços. A Palavra de Deus se realiza na medida em que nós a assumimos. Se Jesus nos manda tomar a Cruz para segui-Lo em busca da salvação, não podemos continuar tentando ganhar o mundo inteiro apegados ao que temos e a quem somos, e caminhar para a perdição.

-  O que você entende da proposta de Jesus para segui-Lo? 

-  O que você precisa renunciar para seguir a Jesus? 

 -  O que significa para você tomar a sua cruz?  Qual é a sua cruz? 

- Você pode ser a cruz? 

-  Você, que não se aceita, que queria uma vida diferente da que tem.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: