quinta-feira, 24 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

24 DE MARÇO DE 2022

 

5ª. FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Jr 7, 23-28

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 7,23-28

Assim fala o Senhor: 23Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo;
e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção;
ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou
a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “para sermos felizes”

 “Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo;” “segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar”.   O objetivo do Senhor é muito claro quando nos convoca a ouvi-Lo e nos propõe seguir por um caminho novo: “para serdes felizes”! Portanto, a nossa felicidade é a razão maior do Seu esmero e carinho por nós. Sabemos que por meio dos Seus profetas Deus está sempre nos chamando, nos exortando, abrindo os nossos olhos e demonstrando interesse por nós. Os antigos, isto é, o povo de Israel que foi escolhido para receber Dele, amor e proteção, não prestou nenhuma atenção às Suas ordens e, fazendo ouvidos de mercador não estava “nem aí” para acolher a via de felicidade que lhe foi oferecida. Com efeito, eles fizeram tudo ao contrário do que lhes fora recomendado e, por isso, “andaram para trás”. Sua fé morreu junto com o povo no deserto por causa da sua obstinação. Hoje, somos nós o povo escolhido de Deus para andar em Seus caminhos com fé e obediência. Ainda há tempo para ouvir a Sua voz e acolher a Sua orientação e correção. Tudo o que o Senhor deseja é que tenhamos a felicidade. Nós a procuramos tanto pelo mundo a fora e, no entanto, o nosso Criador nos revela como podemos adquiri-la de uma maneira tão simples: ”ouvi a minha voz”!  Por meio da Sua Palavra o Senhor nos forma e nos direciona: “amai-vos uns aos outros”; “andai pelo caminho da justiça”; “sede misericordiosos”; “não julgueis”! Como somos surdos e sem entendimento!   Vivemos em busca da felicidade, mas não escutamos a voz de Deus, autor da felicidade. Ouvimos a voz da nossa própria vontade, dos desejos e apelos que brotam dos nossos sentimentos para vivermos somente o que nos apraz, o que nos sacia a humanidade. Mas Deus vê muito além, e sabe profundamente do que nós mais necessitamos. Precisamos estar bem atentos (as) ao que o Senhor nos fala, hoje. O Pai Criador é o Autor da nossa felicidade, por isso, somente Ele sabe onde poderemos encontrá-la.  - Por que então não ouvi-Lo? Por que então fazer ouvidos de mercador? – Por que a teimosia? – O que Deus quer falar para você hoje? – Escute a Sua voz, pois Ele tem o caminho para você ser feliz- Você tem seguido o caminho do Senhor ou as más inclinações do seu coração? O que o Senhor tem dito aos seus ouvidos e você ainda não cumpre?  

 

 Salmo  94, 1-2. 6-7. 8-9 (R. 8)

 

R. Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor,*
aclamemos o Rochedo que nos salva!
2Ao seu encontro caminhemos com louvores,*
e com cantos de alegria o celebremos!R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,*
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,*
as ovelhas que conduz com sua mão.R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:*
'Não fecheis os corações como em Meriba,
9como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram,*
apesar de terem visto as minhas obras'.R.

 

Reflexão - Se ouvíssemos mais a voz do Senhor e não fechássemos o nosso coração, com certeza a nossa vida tomaria um novo rumo. Seguimos os que os nossos pais nos ensinarem, porém muitas vezes, eles também, se equivocaram e não nos fizeram ouvir a voz do Senhor. É tempo de mudança, é tempo de abrir o coração para percebermos as obras do Senhor e celebrar com cantos de alegria o Seu louvor.

 

Evangelho – Lc 11, 14-23

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,14-23


Naquele tempo: 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas.  15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 
17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.  18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios.  19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.  20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros.  22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 
23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “cegos pela incredulidade”

Os homens daquela época não reconheciam Jesus como enviado do Pai e duvidavam do Seu poder mesmo diante dos milagres que Ele operava no meio do povo.  Diante dos prodígios de Jesus eles se confundiam e atribuíam tudo ao “dedo de Belzebu”, isto é, o príncipe dos demônios. Eles viam, mas não “enxergavam”, por isso tentavam a Jesus e pediam-lhe sinais do céu. A incredulidade encobria os seus olhos! Às vezes, nós nos admiramos da maneira como que eles reagiam às maravilhas que Jesus operava e os criticamos por causa da sua “falta de fé”. No entanto, precisamos ter consciência de que nós também temos dificuldades em admitir o poder de Deus na nossa vida porque olhamos as coisas pelas aparências e com os olhos da “carne”. Somos também pessoas questionadoras, intrigantes e não percebemos que os sinais do céu estão presentes nos pequenos e grandes milagres que Deus realiza dentro de nós. Se parássemos para refletir nós também conseguiríamos “ver o dedo de Deus” agindo em nós a partir do bem que praticamos e vivenciamos. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus será consequência do Seu Amor que nos motiva a contribuir na construção do reino aqui na terra. O reino de Deus chega para quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos.     Se agirmos em Nome de Jesus, as consequências, naturalmente serão do bem e não do mal. Como podemos em nome do mal expulsar o mal? O Bem vem de Deus, o mal é decorrência do pecado. Reconhecer o dedo de Deus nos milagres da nossa vida é também distinguir a chegada do reino de Deus e tê-Lo como nosso guardião e defensor. Precisamos estar atentos às nossas ações para sabermos a quem estamos servindo.   Só Deus é poderoso! Ele é a armadura que nos reveste e nos protege das investidas do demônio. Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo nos ensinar a acolher o amor do Pai a fim de que tenhamos também relacionamentos saudáveis.   Aquele que

está em paz com os seus irmãos está em paz com Deus e consigo mesmo

 – Você tem percebido os milagres de Deus na sua vida ou ainda está esperando um “sinal do céu”? 

– Em nome de quem você tenta fazer as coisas? 

– Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que deseja conseguir as coisas?  

- Existe dentro de si algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus?

 – Você se sente interiormente preenchido (a) pelo poder do Espírito Santo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: