segunda-feira, 7 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

7 DE MARÇO DE 2022

 

2ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

 

DA QUARESMA

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura – Lev 19, 1-2.11-18

 

Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor.
13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele.
Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte.
14Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego,
mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça.
16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão.
Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança, nem guardes rancor
aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor. Palavra do Senhor.

 

 

 

Reflexão - “A santidade não é uma opção é um mandamento

Nesta leitura nós constatamos claramente que o nosso desígnio é a santidade. A santidade é uma maneira de se caminhar aqui na terra obedientes aos ensinamentos de Deus e vivenciando a Sua Palavra. A nossa santidade se revela por meio das nossas ações em relação aos nossos irmãos.  O recado que Ele deu por meio de Moisés é, então, a verdadeira razão pela qual nós também precisamos seguir a nossa vocação.  Quando Deus nos ordena, “sede santos”, porque ELE é Santo, nós, criados à Sua imagem e semelhança, somos chamados a vivenciar na terra a Sua santidade. A santidade não é uma opção é um mandamento do Senhor que precisa ser cumprido para a nossa própria felicidade. Ser santo é o nosso destino e requer muitas particularidades. Por isso, é que nós apreendemos do próprio Criador como viver na santidade. Muitas vezes nos perguntamos uns aos outros, o que devemos fazer para ser santos (as), ou no que consiste a santidade?.çyr A santidade é justiça, é bondade e assim como o Senhor falou àquele povo por intermédio de Moisés, fala também hoje a nós, através da Sua Palavra. Faça a leitura desse trecho com muita atenção e perceba no que você tem falhado ou acertado, conforme os ensinamentos do Pai: furtar (?), mentir (?); jurar falso (?); explorar o próximo (?); reter o pagamento de alguém (?); amaldiçoar e pôr tropeço diante dos que são deficientes (pecadores) (?); cometer injustiças, protegendo o pobre ou prestigiando o poderoso (?); maledicência, murmuração, conspiração, calúnia, ódio no coração, ser condizente com a culpa do outro, vingança, guardar rancor. Finalmente, o resumo de tudo:  VOCÊ ESTÁ AMANDO O PRÓXIMO COMO A SI MESMO (A)?

 

 

 

Salmo 18, 8. 9. 10. 15 (R. Jo 6,63c)

 

R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

8A lei do Senhor Deus é perfeita,*
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,*
sabedoria dos humildes.R.

9Os preceitos do Senhor são precisos,*
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,*
para os olhos é uma luz.R.

10É puro o temor do Senhor,*
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos*
e justos igualmente.R.

15Que vos agrade o cantar dos meus lábios*
e a voz da minha alma;
que ela chegue até vós, ó Senhor,*
meu Rochedo e Redentor!R.

 

Reflexão - O Senhor Deus é fonte de sabedoria para nós, portanto é a origem da nossa santidade. Sua lei, Seus preceitos, Seu testemunho, Suas obras, Seus julgamentos, Seus mandamentos são perfeitos e nos dão a direção certa no caminho de volta para a nossa Casa, a Casa do Pai. Portanto, o cantar dos nossos lábios e a voz da nossa alma dão testemunho ao mundo de tudo o que Ele é.

 

 

 

 

Evangelho – Mt 25, 31-46

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos,
então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros,
assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber;
eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. 37Então os justos lhe perguntarão:
`Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer?
com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?
39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?'
40Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo,
que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.
42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. 44 E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso,
e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “seremos benditos ou malditos?”

O termômetro de Deus para nós é o amor concretizado em ações.  A herança que o Senhor nos promete é a vida eterna e obter a vida eterna é viver a santidade. Por isso, enquanto aqui vivemos Jesus também nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição. Cada orientação que Jesus nos dá é aprendizado para que caminhemos passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não adiantará para nós a prática do amor somente com aqueles que nós “gostamos e admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos também irmãos de todos.  Neste Evangelho Jesus já nos antecipa o quadro de quando Ele vier e  reunir os povos da terra diante dele. E aí então fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Entre aqueles (as) que viverem segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, necessitados. Que possamos refletir sobre os nossos gestos concretos de amor, se estamos verdadeiramente vivenciando a todo o momento os ensinamentos apreendidos com Jesus e nós mesmos podemos fazer um parâmetro de que lado nós estaremos quando Ele voltar. Será que seremos benditos ou malditos? 

- Leia muitas vezes esse Evangelho e pergunte a si mesmo (a) qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele? 

 - O Jesus voltasse hoje o que Ele diria para você?

  - Como são as suas ações no dia a dia? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: