segunda-feira, 28 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE MARÇO DE 2022

 

2ª. FEIRA DA QUARTA SEMANA

 

DA QUARESMA

 Cor roxo

1ª. Leitura – Is 65, 17-21

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 65,17-21

Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra,
coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória.
18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação
e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém
e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá
a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos;
e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos. Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão - “coisas passadas serão esquecidas”

Coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória”, é a promessa do Senhor para nós também. O Senhor nos promete por meio do profeta Isaías um tempo de esperança e de otimismo para construir uma nova realidade. Novos céus e nova terra são o estágio de alegria e exultação do homem que é perdoado dos seus pecados, que se apossa da misericórdia do Senhor e acolhe a salvação que Deus lhe preparou desde toda a eternidade.   Ele também promete fazer de nós um povo cheio de alegria e mais ainda, Ele nos garante que nunca mais se ouvirá a voz do nosso pranto e o nosso grito de dor.  É nesse “clima” que o Senhor quer que nós, seus filhos, vivamos: sem pranto nem dor e é essa a Pátria que o Senhor preparou para nela construirmos nossas casas, plantar e colher seus frutos. Todo esse cenário expressa para nós a nossa vida interior quando resolvemos nos deixar converter ao Senhor. Não existe o peso da idade porque dentro de nós há a motivação do amor de Deus que nos leva a caminhar sem cansaço com os olhos voltados para o alto recebendo as graças do céu. Da mesma forma, permanecem a harmonia e a compreensão nos nossos relacionamentos e os nossos dias serão venturosos. - Como você acha que poderá viver esta promessa de Deus aqui na terra? - O que precisa acontecer para que isto seja uma realidade? O que depende de você?

 

 

Salmo 29, 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)

 

R. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

2Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,*
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
4Vós tirastes minha alma dos abismos*
e me salvastes, quando estava já morrendo!R.

5Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,*
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
6Pois sua ira dura apenas um momento,*
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,*
de manhã vem saudar-nos a alegria.R.

11Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!*
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
12aTransformastes o meu pranto em uma festa,*
13bSenhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!R.

 

Reflexão - O perdão do Senhor para nós é como uma fonte de amor que nos faz louvá-Lo com alegria e cantar salmos de louvores. Quando nós realmente suplicamos ao Senhor que nos perdoe e nos salve, Ele transforma o nosso pranto em uma festa.  O Senhor retira a nossa alma dos abismos em que nós caímos e nos salva quando estamos já morrendo. A Sua providência vem na hora em que nós estamos precisando e, se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

 

 

 

Evangelho – Jo 4, 43-54

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 4,43-54


Naquele tempo: 43Jesus partiu da Samaria para a Galiléia.
44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galiléia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galiléia,
onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.' 49O funcionário do rei disse:
'Senhor, desce, antes que meu filho morra!' 50Jesus lhe disse:
'Podes ir, teu filho está vivo.' O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: 'Teu filho está vivo'.
Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família.
54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeía para a Galiléia. Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – “Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ”

Foi em Cafarnaum, cidade da Galileia, região onde Jesus vivia que aconteceu o Seu segundo o milagre. Os seus habitantes duvidavam dos milagres de Jesus por Ele ser “de casa e os galileus precisavam de sinais e de testes para poder acreditar em Jesus. Mesmo assim, foi lá que Jesus curou o filho de um funcionário do rei. A Palavra Dele se cumpriu e por isso aquele homem abraçou a fé, ele e toda a sua família. O homem acreditou quando Jesus lhe disse: “Podes ir teu filho está vivo”.  Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ para poder realizar os prodígios e os milagres de que nós necessitamos na nossa vida e no seio da nossa família.     Quantos milagres nós precisamos que aconteçam na nossa vida e não os alcançamos porque NÃO ACEDITAMOS! PRECISAMOS DE SINAIS! E estamos perdendo tempo precioso sem perceber que Jesus vive no meio de nós e que, assim como curou o filho do funcionário do rei, Ele tem poder também para nos curar hoje e alcançar para nós os milagres de que tanto desejamos! Jesus é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Portanto, precisamos abraçar a fé em Jesus e dar testemunho dela dentro da nossa casa para que as Suas maravilha também aconteçam na nossa família. 

- Qual o milagre que você precisa que aconteça na sua vida? 

- Você “acha” difícil isto acontecer?  

- Você está esperando fazer boas obras para receber os presentes de Jesus?

 -  Peça a Jesus com fé e assim mesmo do jeito que você está, do jeito que você é,  Ele também o atenderá e dirá: “Podes ir, teu filho está vivo”!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: