terça-feira, 29 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

29 DE MARÇO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA QUARTA SEMANA

 

DA QUARESMA

 Cor roxo

 

1ª. Leitura -  Ez 47, 1-9.12

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-9.12

Naqueles dias: 1O anjo fez-me voltar até a entrada do Templo
e eis que saia água da sua parte subterrânea na direção leste,
porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito.
3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos.
5Mediu mais quinhentos metros e me fez-me atravessar a água:
ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros,
e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar,
a não ser a nado. 6Ele me disse: 'Viste, filho do homem?'
Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: 'Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O rio de água viva é o Espírito Santo”

A obra de Deus é espiritual, no entanto, o profeta usa das coisas visíveis com o intuito de nos instruir em relação às coisas invisíveis. Dessa maneira, todas as vezes em que ouvirmos falar de cidades, de rios, de árvores, de plantas, de frutos, isto é, coisas da nossa vivência humana, nós podemos atribuí-las a tudo o que possuímos no interior do nosso ser. Hoje, podemos dizer que a visão de Ezequiel, da água que corria do lado direito do templo, prefigurava a água e o sangue que brotaram do lado direito de Jesus, na Cruz, na hora da Sua Morte, quando Ele entregou ao Pai o Seu Espírito, para que fosse derramado sobre a humanidade. A água e o sangue representam a água do nosso Batismo e o sangue de Jesus que recebemos na Eucaristia. O rio de água viva é, então, o rio do Espírito Santo que nos banha com suas bênçãos e, na medida em que caminhamos e mergulhamos Nele, coisas novas vão acontecendo na nossa vida. Chega a um ponto em que não podemos ficar somente submergindo, mas, teremos que nadar, isto é, sair de nós mesmos para mergulhar nas águas do Espírito Santo. O homem repleto do Espírito é como uma árvore plantada à margem das águas dará sempre bons frutos. Os frutos são as nossas ações, reações e sentimentos que nos levam a ter uma vida transformada levando saúde e paz por onde passamos.  As nossas atitudes concretas de amor são frutos que jamais se acabarão e servirão de alimento e as nossas folhas serão remédio para todos os que necessitarem.    – Você já se sente envolvido (a) pelas águas do Espírito Santo que Jesus derramou na Cruz?   – Os seus frutos já servem de alimento e suas folhas, de remédio para alguém? – As suas ações são atitudes de quem está perto das águas ou plantada no deserto seco? – Você já é consciente que o sangue de Jesus o (a) lavou?                                                                                                                               

 

Salmo 45, 2-3. 5-6. 8-9 (R. 8)

 

R. Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

2O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares.R.

5Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.R.

8Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo.R.

 

Reflexão - Nós somos a morada do Altíssimo. Quem poderá nos abalar? O Senhor está no meio de nós, por isso pode a terra estremecer e os montes desabarem nos mares, conosco está o Senhor do universo. Ele é o nosso refúgio e vigor, portanto, contemplemos os Seus prodígios e a obra que Ele faz em cada um de nós.

 

Evangelho – Jo 5, 1-16

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo seg1-5undo São João 5,1-16


1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado
e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' 7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. 8Jesus disse: 'Levanta-te,
pega na tua cama e anda.' 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.'
11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' 12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse:
'Pega tua cama e anda?' 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão
que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado.
Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'.
15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “água está bem pertinho de nós

O Evangelho de hoje nos fala de um homem que esperava por ajuda havia trinta e oito anos, e, sempre continuava na mesma.   Percebendo a sua situação de inércia, Jesus, então, foi até ele e o sacudiu questionando a sua falta de iniciativa. Podemos deduzir que a cama aqui pode ter um sentido de apatia, indecisão, atitudes que nos levam a esperar pelos outros, mesmo que o imperativo para nós esteja bem perto e ao nosso alcance. A cama nos prende, paralisa, acomoda e nos impede de sair em busca de tudo quanto Deus há preparado para o nosso bem.  Na maior parte do tempo nós também vivemos “deitados (as)” nos nossos problemas e dificuldades, acomodados (as) e imóveis, vendo somente as coisas “boas” que acontecem com as outras pessoas. Não notamos que a água está bem pertinho de nós, mas, não saímos de nós mesmos (as) nem mesmo para pedir a ajuda de alguém que nos leve até onde ela está e ficamos esperando que venham ao nosso encontro. Na nossa concepção humana e imperfeita há sempre “um culpado” pela nossa “desventura”! Por que não saímos do lugar? Jesus, hoje, também nos questiona: “Queres ficar curado?” Às vezes, nem sabemos o que queremos e nos maldizemos: “Não tenho ninguém que me leve”! Esta desculpa faz parte do nosso rosário de lamentações quando ficamos esperando o socorro de alguém que nunca chega. Necessitamos perceber a hora em que Jesus também se aproxima de nós como fez com o paralítico, e nos ordena: “Levanta-te, pega na tua cama e anda!”  Esta, é a hora da graça! Não podemos desperdiçá-la, pois é o próprio Jesus quem se achega a nós nos momentos de oração e intimidade com Ele e nos leva até à piscina do Espírito Santo para nos lavar, nos purificar e nos incentivar a dar o passo decisivo. O pecado é o que nos paralisa e nos deixa presos a nós mesmos (as), portanto, como fez com o homem do Evangelho Jesus também nos recomenda: “Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”.  Precisamos, pois, dar o passo para pedir e acolher o perdão de Deus com verdadeiro arrependimento e bons propósitos.  

– Há quanto tempo você está parado (a) perto da piscina da graça do Espírito Santo? – Por quem você está esperando para aproximar-se do banquete que Jesus quer oferecer-lhe? 

– Você se sente como um  cego, um coxo ou um paralítico?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo

Nenhum comentário: