quarta-feira, 2 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

2 DE MARÇO DE 2022

 

4ª. FEIRA DE CINZAS - INÍCIO DA QUARESMA 2022:

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Jl 2, 12-18

 

Leitura da Profecia de Joel 2,12-18

12'Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração,
com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo'. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa,
e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes;
deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: 'Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem.' Por que se haveria de dizer entre os povos: 'Onde está o Deus deles?' 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “há um caminho a percorrer de volta”

As leituras deste tempo da Quaresma, que hoje começa, nos sugerem uma verdadeira reviravolta nas nossas ações. A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É um tempo que dispomos para nos arrepender de nossos pecados, tempo de voltar atrás e de mudar o que em nós precisa ser transformado a fim de que sejamos melhores e possamos viver mais próximos de Cristo. Para isso, o profeta Joel nos conclama a um arrependimento sincero, não só de fachada, mas de coração contrito. Precisamos voltar atrás, reconhecer o nosso pecado e pedir perdão de Deus em qualquer situação que estivermos. Não podemos deixar de acolher o Seu perdão e a Sua graça, pois Ele está nos chamando para os Seus braços. Chorar, rasgar o coração, tocar trombeta, são gestos simbólicos que expressam o sincero arrependimento e o propósito de não mais ofender a Deus. Há um caminho a percorrer de volta, no entanto, sabemos, as coisas não acontecem como varinha mágica e de uma hora para a outra.  Por isso, para nós, às vezes é difícil reatar o fio da meada. Precisamos, porém, fazer o esforço de purificar o nosso corpo a fim de que o nosso espírito domine a situação.  O Senhor está sempre pronto a nos dar uma nova chance derramando a Sua misericórdia sobre nós. E mesmo que sejamos os (as) maiores pecadores (as) não podemos deixar passar esta oportunidade, pois, Ele é benigno, compassivo e misericordioso quando nos voltamos para Ele. Portanto, vivamos este tempo na fidelidade da Palavra e no propósito de não mais pecar e seremos ressuscitados com Cristo para uma verdadeira felicidade. Que nós também toquemos a trombeta, façamos o jejum que nos convém e chamemos todo o povo, da nossa família, da nossa comunidade para vivermos uma Quaresma em ação de Unidade e de Amor, preparando o coração para o grande dia da Ressurreição do Senhor.  - Você tem o coração amargurado pelo pecado? – Aproveite a chance que o Senhor lhe dá:  - Faça a sua oração de arrependimento hoje, por tudo o que pesa, tudo o que oprime o seu coração. – Literalmente rasgue o coração diante do Senhor: Ele é paciente e cheio de misericórdia.

 Salmo  50 (51), 3-4. 5-6a. 12-13. 14.17 (R.Cf.3a)

 

R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4
Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa! R.

5Eu reconheço toda a minha iniqüidade,*
o meu pecado está sempre à minha frente. 
6a
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,* 
pratiquei o que é mau aos vossos olhos! R. 

12Criai em mim um coração que seja puro,* 
dai-me de novo um espírito decidido. 
13
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* 
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R. 

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo* 
e confirmai-me com espírito generoso! 
17
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,* 
e minha boca anunciará vosso louvor! R.

 

Reflexão - Reconhecer o nosso ser pecador e suplicar a misericórdia de Deus é o objetivo deste salmo. Ele nos faz baixar até o máximo da nossa soberba e pretensão para nos apropriarmos do perdão de Deus que cria em cada um de nós um coração puro, um espírito decidido a não pecar. Ele não nos remete apenas ao arrependimento, mas principalmente, ao propósito de não mais pecar. Só assim poderemos ter de novo a alegria de sermos salvos (as).

 

2ª. Leitura - II Cor 5, 20-6,2

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 20-6,2

Irmãos20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,  2pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “deixa-vos reconciliar com Deus”

“É agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação”! “Deixai-vos reconciliar com Deus”, nos diz São Paulo. Não podemos deixar passar em vão a graça que adquirimos hoje de nos apossar da salvação de Jesus com o espírito arrependido e contrito. Somos embaixadores de Cristo e devemos nos exortar uns aos outros, lembrando sempre de que Jesus Cristo, que não cometeu pecado, foi feito pecado para que nos tornemos justiça de Deus. Como colaboradores de Cristo, peçamos a Ele que nos conceda um sentimento de contrição e perseverança durante a quaresma para que possamos rasgar o nosso coração e, assim, crescer espiritualmente acolhendo a graça de Deus que se manifesta na nossa vida a cada momento. Deixemo-nos, pois reconciliar com Ele que, no momento favorável, nos ouve e nos socorre no dia da salvação. AGORA é o momento favorável, e o dia da salvação, é HOJE! Não percamos tempo, Deus nos espera de braços abertos! – Você tem se deixado reconciliar com Deus ou tem recebido a Sua graça, em vão? – Você já percebeu que o Senhor está querendo reconciliar-se e espera a sua manifestação? – Você já se apossou da salvação que Jesus veio lhe trazer? – Você se considera colaborador (a) de Cristo nessa grande obra?

 

Evangelho – Mt 6, 1-6.16-18

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa. 16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “três ações de justiça”

Por três vezes, neste Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”.    E nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”.  O jejum, a oração e a esmola são exercícios que nos edificam pois são atos concretos que nos motivam a crescer para que tenhamos harmonia humana e espiritual. Por isso, Jesus nos ensina a sermos comedidos em nossas manifestações de piedade, não usando as nossas ações de justiça como trampolim para que sejamos apreciados pelos homens e devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. Quando jejuamos temos como finalidade purificar o nosso corpo, controlar a nossa vontade, assim como também nos solidarizar com quem está necessitado, sentindo na nossa própria carne a sua dor.  Quando oramos elevamos a Deus o nosso coração e nos apossamos da Sua misericórdia que nos motiva a nos envolver com a dor dos nossos irmãos e praticar as boas ações. Quando damos esmola, estamos colocando em prática o amor que nos foi exercitado pelo jejum e a oração. Por isso, a esmola é um resultado das duas outras ações. É o nosso envolvimento solidário com a necessidade e a penúria dos que vivem marginalizados. Por isso, Jesus nos adverte de que o modo com que nós as praticamos será mais importante do que a própria ação. Quando fazemos estas três ações de piedade com o fim de aparecer não estamos colocando em prática o amor.  Todas as ações que praticarmos de coração terão a sua consequente recompensa. Por isso, não nos compete propagá-las nem alardear esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim agindo, nós já seremos reconhecidos (as) pelos homens e não por Deus.  O fato de sermos vistos, admirados, elogiados, afagados, constitui-se numa necessidade da nossa carne fraca e, por isso, se não estivermos atentos (as) estaremos sempre esperando elogios, aplausos pelos nossos empreendimentos e nos entristeceremos se quando exercitarmos boas ações as pessoas não vierem nos dar parabéns ou nos aclamar. Se nos deixarmos recompensar somente por Deus que está escondido no profundo do nosso ser, as nossas obras, mesmo que não sejam vistas pelos homens, terão perfume agradável e subirão aos céus em forma de louvor.  Para nós, portanto, é providencial neste tempo de Quaresma o exercício da oração, do jejum e da esmola, pois são meios que nos exercitam e nos levam a uma verdadeira intimidade com o Senhor. - O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens?  - Quando faz alguma boa ação você se preocupa em que todos saibam? – Qual é a sua atitude quando está jejuando? –  Você gosta de provocar elogios? – As pessoas costumam elogiá-lo (a)? Como você se sente quando isso acontece?

Nenhum comentário: