terça-feira, 15 de março de 2022

REFLEXÕES OBRE AS LEITURAS DE HOJE

15 DE MARÇO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

 

DA QUARESMA 

 Cor roxo

 

1ª. Leitura – Is 1, 10.16-20

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 1,10.16-20

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra.
16
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações
de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem!
Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
19
Se consentires em obedecer, comereis as coisas boas da terra.
20
Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou! Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “propósitos de conversão e de mudança”                     

Por meio do profeta Isaías o Senhor nos sinaliza com a Sua Misericórdia e nos convoca ao arrependimento com a garantia do Seu perdão para com os nossos pecados, ainda que sejam eles, os maiores e piores que possamos cometer. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações, deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem”, diz o Senhor.   A purificação da nossa alma exige de nós uma conscientização de que precisamos fazer propósitos de conversão e de mudança. Não podemos continuar a fazer as mesmas coisas de antes, pois sabemos que ferem o coração de Deus porque atingem os nossos irmãos que   também são Seus filhos.   Comer as coisas boas da terra é desfrutar de tudo quanto Deus criou para nosso bem-estar e felicidade. É ter paz e alegria, esperança e segurança, enfim, uma vida de qualidade firmada e ajustada à vontade de Deus no cumprimento da Sua Lei, que é o Amor. Contudo, só nos será possível viver esta realidade, se conseguirmos tirar de nós o mal que nos corrompe, aprisiona, e nos leva a pecar. Isto já nos é suficiente para que façamos um exame e reflitamos sobre a nossa história e sobre as nossas ações, nossas escolhas e nossa coragem para voltar atrás. A graça do Senhor nos basta para nos absolver e nos redimir quando escolhemos todos os dias praticar o bem e não o mal. “Vinde, debatamos”! Este é o convite do Senhor para que confessemos o nosso pecado e esperemos a Sua Misericórdia. Abramos o coração, confiemos, pois Ele quer mudar a nossa vida. - No momento atual você está aproveitando das “coisas boas da terra” ou está na penúria.? -  Repense as suas ações, os seus pensamentos, os seus sentimentos e faça os seus propósitos.    – O que você tem praticado mais: o bem ou o mal? – O que será para você praticar o bem e praticar o mal? – Como têm sido as suas ações com todas as pessoas com quem convive?

 

Salmo  49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)

 

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
9
não preciso dos novilhos de tua casa *
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R.

16b'Como ousas repetir os meus preceitos *
16c
e trazer minha Aliança em tua boca?
17
Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *
e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

21Diante disso que fizeste, eu calarei? *
Acaso pensas que eu sou igual a ti?
É disso que te acuso e repreendo *
e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

23Quem me oferece um sacrifício de louvor, *
este sim é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente, *
eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.R.

 

Reflexão - Às vezes, nos confundimos e queremos mostrar serviço a Deus oferecendo sacrifícios que de nada adiantam  para a purificação dos nossos pecados. Basta para nós, proceder retamente segundo os mandamentos do Senhor e, de coração, oferecer um sacrifício de louvor, de gratidão, de reconhecimento da sua bondade e aí sim, estaremos ofertando ao Senhor o que de melhor nós possuímos.

 

Evangelho – Mt 23, 1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12

Naquele tempo: 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos:
2
'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4
Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros,
mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura,
na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas
e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
12
Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “quem se humilha será exaltado”

Na metodologia de Deus a arrogância e a prepotência não fazem parte do currículo de quem tem autoridade. Diante de Deus, somente tem autoridade para interpretar a Sua lei, aquele (a) que a  vivencia e tem-na gravada em seu coração e, consequentemente, em suas mãos.  Quando falamos de mãos nós nos referimos às nossas ações, realização de obra, combate e providência.  Por isso Jesus advertia às pessoas que escutavam os ensinamentos dos mestres da lei e dos fariseus recomendando que apreendessem tudo o que lhes era ensinado, mas não imitassem as suas ações. Dessa forma Jesus nos ensina que a nossa autoridade é legitimada pelas nossas ações e não pelas nossas palavras e conselhos. Tem autoridade quem ensina porque vivencia, e dá conselhos porque pratica.  Todos nós, de alguma forma, temos responsabilidade em relação ao que pregamos e ensinamos, principalmente, quem se propõe a estar à frente de algum ministério no reino de Deus e é constituído de autoridade. Precisamos nos manter firmes nas nossas ações quando cobramos ou exigimos das outras pessoas.  Como irmãos e irmãs todos temos o dever de ensinar, de exortar, de aconselhar, porém, isso só se tornará verdadeiro, quando fizermos como serviço, com humildade e responsabilidade e não somente para aparecer 

 – O que você tem aconselhado aos seus amigos e amigas é o mesmo que tem praticado?

 – Você sente-se responsável pelo crescimento e melhoria de alguém? 

O seu testemunho de vida serve de parâmetro para as pessoas que o (a) conhecem? 

- Faça uma comparação entre as suas ações e as ações dos mestres da lei e dos fariseus e perceba o que pode ser edificante para você nessa mensagem.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: