sexta-feira, 11 de março de 2022

FALECE DOM JOÃO EVANGELISTA MARTINS TERRA, BISPO AUXILIAR EMÉRITO DE BRASÍLIA

 

 


 

arquidiocese de Brasília comunicou o falecimento nesta sexta-feira, 11 de março, do bispo auxiliar emérito de Brasília (DF), dom João Evangelista Martins Terra, aos 97 anos de idade, após algumas semanas internado.


“Rezemos todos juntos, pelo descanso eterno de nosso bispo emérito de Brasília. Em breve informaremos acerca do velório e sepultamento”.

Velório e sepultamento

A arquidiocese de Brasília divulgou que o velório será no sábado, 12/03, às 7h, na Catedral Metropolitana de Brasília. A missa de corpo presente está marcada para às 11h. Após, o sepultamento será realizado na cripta da Catedral.

Biografia

Nascido em 07 de março de 1925, na cidade de Jardinópolis, em São Paulo, João Evangelista Martins Terra foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1956, no Rio de Janeiro.

Em 1964, ingressou na companhia de Jesus, e, em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, adotando o lema episcopal: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”.

Dom Terra adquiriu o título de doutor nas seguintes áreas: Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas.

É considerado um biblista de renome, autor de mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo, por onde viajou e trabalhou; inclusive em Roma, onde passou dez anos, trabalhando no jornal L’Osservatore Romano e servindo aos Papas, na época, João Paulo II e Bento XVI.

Na arquidiocese de Brasília, dom João Evangelista Martins Terra atuou como bispo auxiliar, de 1994 a 2004; trabalhando ao lado do cardeal José Freire Falcão, na época, arcebispo da Capital Federal.

Atualmente, dom terra residia em Brasília e era o responsável pelo Instituto Divino Mestre, que ele próprio fundou com o objetivo de formar professores para os seminários nacionais e internacionais.

Condolências

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de condolências, por ocasião da morte de dom João Evangelista.

Nota de pesar pelo falecimento de dom João Evangelista Terra

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de dom João Evangelista Terra, bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Brasília (DF), na manhã desta sexta-feira, 11 de março.

Unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e ao povo de Deus presente na arquidiocese. Em preces pela alma de dom João Evangelista, damos graças a Deus pelos seus anos de dedicação, especialmente dedicados à esta igreja particular.

Diante do testemunho dedicado de dom João, reiteramos, a certeza de que a vida sempre vence a morte.  Reafirmamos, ainda, a certeza de que, mesmo diante da morte, somos sempre convidados a nascer de novo – como nos apresenta o Evangelho de João 3, 1-8.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá, MT
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral da CNBB

Fonte:

Nenhum comentário: