domingo, 20 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

 

20 DE FEVEREIRO DE 2022

 

VII DOMINGO – TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – I Sm 26, 2. 7-9. 12-13. 22-23

 

Leitura do 1 Livro de Samuel 26, 2. 7-9. 12-13. 22-23


Naqueles dias, Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif. Davi e Abisai dirigiram-se de noite até o acampamento e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele. Abisai disse a Davi “Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe”. Mas Davi respondeu: “Não o mates!  Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor e ficar impune?” Então Davi apanhou a lança e a bilha de água que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado. Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles. E Davi disse: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor”. Palavra do Senhor

 

Reflexão – “Deus é justo e fiel e deseja que sejamos também, servos justos e fiéis”

Esta leitura nos motiva a refletir acerca da nossa fidelidade como servos e servas de Deus que confiam nos Seus desígnios e esperam pela Sua recompensa. Saul, rei de Israel, por inveja, procurava de todas as formas acabar com a vida de Davi, seu servo. Assim, ele se acompanhava de um exército formado de três mil homens e caçava Davi no deserto, como nos fala a narrativa. No entanto, O Senhor protegia Davi e não deixou que ele caísse na arapuca do inimigo. A sua fidelidade fez com que Davi respeitasse o ungido de Deus, mesmo que este o perseguisse e jurasse de morte. Por isso, ele refutou quando Absai fez menção de matar Saul: Não o mates!  Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor e ficar impune?” Diante desses fatos, nós conseguimos apreender que a justiça de Deus se realiza diferentemente da justiça dos homens. Os homens, quando têm oportunidade de vingar-se dos inimigos, não levam em conta se o que pretendem fazer está em conformidade com os desígnios de Deus para sua vida. Agem por impulso e conforme a sua humanidade decaída os leva a praticar. Davi estava sob a proteção de Deus, confiou na Sua misericórdia e Dele esperava a recompensa. Estejamos certos de que todos nós que nos consideramos servos do Senhor, estamos também sob a Sua proteção, por isso, não precisamos aproveitar oportunidades para eliminar os nossos inimigos, mesmo que estes tramem acabar com a nossa vida. Deus é justo e fiel e deseja que sejamos também, servos justos e fiéis, entregando a Ele o nosso destino e a nossa vida. – Você espera por oportunidade para vingar-se das pessoas a quem consideram suas inimigas? – Você tem algum sentimento de vingança no coração? – Você segue o conselho de alguém que lhe induz a fazer o mal? – Como você tem reagido diante das pessoas que lhe ofendem?

 

Salmo - 102, 1-2. 3-4. 8 & 10. 12-13 (R.: 8a)

 

R – O Senhor é bondoso e compassivo

 

1 – Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! R

2 – Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.R

3 – O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas nem nos pune em proporção às nossas culpas.R

4 – Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.

 

Reflexão – Aquele que teme o Senhor tem uma alma agradecida e entregue à Sua Misericórdia. Confia no Senhor, e mesmo que seja um grande pecador, sabe que a Sua compaixão é indulgente, favorável, bondosa e paciente. Deus não nos trata conforme as nossas faltas, pois é o Pai que nos criou e sabe que o pecado devastou a nossa humanidade. Assim Ele nos cura nos salva e nos redime.

 

2ª. Leitura – 1 Cor 15, 45-49


Leitura da 1ª. Carta de São Paulo aos Coríntios 15, 45-49

Irmãos, o primeiro homem, Adão, ‘foi um ser vivo’. O segundo Adão é um espírito vivificante. Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste. Palavra do Senhor!

 

Reflexão – “a nossa humanidade foi divinizada”

São Paulo explica como nós, que somos homens terrestres, podemos nos tornar homens celestes.  O primeiro homem, Adão “foi um ser vivo”, isto é um ser que, tirado da terra, viveu e morreu. O segundo Adão, veio do céu, é Jesus Cristo, um espírito vivificante. Jesus Cristo veio do céu e nos deu o Seu  Espírito Santo que nos torna homens novos, conformados à Sua Imagem e Semelhança. Não podemos passar por cima das nossas reações humanas para nos tornarmos homens celestes. O homem parte do seu eu material, com suas fraquezas, limitações, defeitos, para encontrar dentro de si o seu eu espiritual, lugar de repouso de Deus de onde provêm todas as espécies de bençãos e de graças. É caminhando com as nossas fraquezas que nos apossamos da força de Deus. Em Jesus a nossa humanidade foi divinizada e não podemos dizer mais que pertencemos à terra, mas que o nosso lugar é o céu. Nós refletimos a imagem do homem terrestre na nossa compleição física, no nosso temperamento, mas podemos refletir a imagem do homem celeste, guiado pelo Espírito Santo quando vivenciamos as virtudes e dons que recebemos no nosso Batismo. – Você tem somente as características do homem terrestre ou já reflete a imagem do homem celeste? – Você tem conseguido refletir a luz de Deus no mundo? Você tem consciência das suas limitações, das suas fraquezas? – Como você espera tornar-se homem celestial? Você acha que ainda aqui na terra poderá ter aparência de um ser celestial, tal como Cristo?

 

Evangelho – Lc 6, 27-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São

Lucas 6, 27-38


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles que de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. Palavra da Salvação!

 

Reflexão– “a Palavra de Deus confunde a quem não a conhece”
Quando caminhamos aqui na terra seguindo as concepções do mundo, isto é, do que a maioria pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde porque fala justamente o contrário do que todos pregam. Se não tivermos uma fé firme, não conseguiremos apreender o pensamento de Deus. Foi o próprio Jesus, Filho do Deus, vivo, quem em pessoa, veio desbaratar a teia do inimigo que tenta colocar em nós uma doutrina de morte. Por isso, quando nós ouvimos Jesus falar coisas como: amar os inimigos, fazer o bem aos que nos odeiam, bendizer aos que nos amaldiçoam, rezar pelos caluniadores, dar a outra face depois de tomar uma bofetada, dar a túnica quando alguém já nos tomou o manto etc. nós nos apavoramos. A grande chave para que possamos compreender isso está justamente nessa expressão de Jesus: “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.”  Quando nos colocamos no lugar do outro, quando nos envolvemos com o outro ser nós podemos compreender as suas motivações e assim, podemos perdoar, compreender, acolher.  Depois também Jesus nos faz outras indagações: qual a recompensa que nós teremos se fizermos o bem só a quem nos fizer o bem? Se amarmos somente a quem nos ama, qual será o mérito? Se emprestarmos dinheiro somente a quem pode nos pagar, nós não faremos por amor, mas sim, por conveniência. Outra expressão que nos ajuda a compreender: “sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus”. Finalmente Jesus nos dá a dica para que sejamos misericordiosos como o Pai é misericordioso: não julgar, porque então também não seremos julgados; não condenar, porque também não seremos condenados; perdoar para que sejamos perdoados; dar para poder então, receber. Enfim, com a mesma medida com que nós medimos os outros, isto é, da mesma forma, na mesma proporção, do mesmo jeito, nós seremos também medidos.  

- Você tem dificuldade em acolher essa Palavra?

 - Qual das orientações de Jesus lhe é mais difícil de viver? 

- Como você costuma julgar as pessoas que erram?

- Você costuma fazer o bem sem olhar a quem, ou só ajuda a quem conhece? 

Você acha que tem necessidade de amar as pessoas que estão fora do seu círculo de amizade?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: