sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

4 DE FEVEREIRO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA QUARTA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

 

Cor verde

1ª Leitura - Eclo 47, 2-13 (gr. 2-11)

 

Leitura do Livro do Eclesiástico 47, 2-13 (gr. 2-11)

2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros.
4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6Pois invocou o Senhor, o Altíssimo,
e este deu força ao seu braço direito e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo. 7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor,
oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e os aniquilou os Filisteus, seus adversários,
abatendo até hoje o seu poder. 9Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador. 11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano:
fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora. 13O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O louvor liberta a nossa alma e nos tira de nós mesmos”

O autor do Livro do Eclesiástico faz elogios a Davi e afirma que a confiança no poder e na misericórdia de Deus foi quem o motivou a fazer grandes proezas e a realizar boas obras. Apesar das suas fraquezas ele alcançou a vitória e foi aclamado pelo seu povo. Davi se distinguiu entre os demais pelas suas atitudes e o seu grande segredo era o louvor que estava sempre nos seus lábios. Não teve vergonha de glorificar a Deus e, por isso, foi também glorificado e aplaudido pelo seu povo.  Assim. Deus estendeu as suas bênçãos a toda a sua geração. As nossas boas obras também se perpetuam nos nossos descendentes através das bênçãos do Senhor e todo louvor e ação de graças que oferecermos ao nosso Deus, repercutirão pelos séculos vindouros em todas as gerações. O louvor liberta a nossa alma e nos tira de nós mesmos (as), das nossas preocupações. O louvor nos faz sair do centro para dar a Deus o lugar principal no ranking da nossa vida. Como Davi nós também devemos dar graças a Deus por todas as Suas obras com palavras de louvor, de todo o coração mostrando ao mundo que Ele é o nosso Amado, Amigo e Senhor. Em todas as ocasiões precisamos celebrar o Santo Nome do Senhor enchendo o nosso coração que é santuário de Deus, desde a aurora, isto é, desde cedo, de alegria, de canto e de júbilo. O nosso reconhecimento da grandeza de Deus e do nosso ser pecador nos abrirá as portas para o perdão dos nossos pecados. Deus quer firmar conosco uma aliança de amor e de misericórdia, e, mesmo, que não necessite do nosso louvor, Ele se compraz e se alegra com a nossa adoração e reverência. Quando louvamos a nossa alma se dilata e o nosso ser encontra o verdadeiro sentido para o qual nós fomos criados: amar, louvar e servir a Deus, nosso Criador. – Você também já se acostumou a louvar o Senhor? – Você sabe que louvar é falar bem de alguém? – O que você tem a dizer de Deus? – Quais são os predicados de Deus? – Você já percebeu que a natureza é um grande motivo para que se louve ao seu Criador? – Pois faça isto, agora: louve o Senhor pela Sua criação e você terá encontrado a chave do segredo para a vitória!

 

Salmo - Sl 17, 31. 47.50. 5l (R. Cf. 47b)

 

R. Louvado seja Deus, meu Salvador!


31São perfeitos os caminhos do Senhor, *
sua palavra é provada pelo fogo;
nosso Deus é um escudo poderoso *
para aqueles que a ele se confiam.R

47Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! *
E louvado seja Deus, meu Salvador!
50Por isso, entre as nações, vos louvarei, *
cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome.R.
51Concedeis ao vosso rei grandes vitórias +
e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, *
a Davi e à sua casa para sempre.R.

 

Reflexão - O salmista nos conscientiza de que a Palavra de Deus é provada pelo fogo, isto é, na nossa vida, nos momentos de sofrimento e dificuldade.  Por isso, ele afirma que os caminhos do Senhor são perfeitos e todos nós que Nele confiamos temos um escudo poderoso para nos livrar nas horas tormentosas. Portanto, todos nós que já experimentamos na vida o amparo e a proteção de Deus, também podemos afirmar: “Viva o Senhor!

Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador!”

 

 

 

 

Evangelho - Mc 6,14-29

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,14-29

Naquele tempo: 14O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: 'João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem.'
15Outros diziam: 'É Elias.' Outros ainda diziam: 'É um profeta como um dos profetas.' 16Ouvindo isto, Herodes disse: 'Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'
17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes:
'Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão.' 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou,
agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça:
'Pede-me o que quiseres e eu to darei.' 23E lhe jurou dizendo:
'Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino.' 24Ela saiu e perguntou à mãe: 'O que vou pedir?' A mãe respondeu: 'A cabeça de João Batista.' 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: 'Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista.' 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão,
28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá,
levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “quem é Jesus para você: Salvador ou algoz?”
Todos se perguntavam quem seria aquele homem no qual os poderes de Deus agiam e ninguém conseguia identificar Jesus como o enviado de Deus. Uns achavam que era Elias ou algum profeta e Herodes confundia Jesus com João Batista, a quem mandara matar. Herodes gostava de escutar João Batista, mas não gostava quando este lhe apontava os erros e abria os seus olhos para enxergar o pecado, talvez o remorso lhe tenha tirado a capacidade de distinguir a verdade sobre Jesus. Todos nós também agimos assim! Só gostamos de escutar o que nos agrada e a própria Palavra de Deus toca o nosso coração somente até o momento em que coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos e a deixamos de lado, simplesmente a ignoramos. Sofremos, pois, as consequências da nossa indiferença e não vivemos em paz. A pessoa de Jesus ainda hoje é manipulada de acordo com os nossos interesses e os temores. Fazemos de Jesus um fantasma à mercê da nossa imaginação. Uns, achamos que Ele veio para nos condenar por causa das nossas culpas, outros ainda entendemos que Ele foi apenas um homem bom que veio aqui para nos dar bons exemplos. Outros ainda querem de Jesus apenas os milagres que Ele possa realizar na sua vida. No entanto, a maioria de nós não confia verdadeiramente que Ele é o Filho de Deus que tem poder para nos livrar de toda e qualquer situação de pecado em que nos encontremos. Nós também confundimos a imagem de Jesus com a nossa própria imagem e medimos a Sua capacidade de acordo com a nossa fraqueza e debilidade. Queremos ver realizados os nossos projetos e para isso, fazemos qualquer coisa. Cometemos crimes dos quais levamos o peso na consciência, e, por isso, caímos no medo. Jesus tem uma identidade própria. Ele é o nosso Salvador e ressuscitou para que tenhamos uma vida nova, coerente com a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus. Portanto, não podemos mais nos confundir quando nos perguntarem quem Ele é. 

  – Quem é Jesus para você: Salvador ou algoz?

 – Você tem a consciência pesada por alguma cabeça que mandou cortar?

 – Há alguém que atrapalha os seus planos?

 – O que você deseja para ele? 

- Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? 

- Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


 

 


Nenhum comentário: