terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

15/02/2022

 

3ª. FEIRA DA SEXTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Tg 1, 12-18

 

 

Leitura da Carta de São Tiago 1,12-18


12Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam. 13Ninguém, ao ser tentado, deve dizer:
'É Deus que me está tentando', pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. 14Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz.
15
Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz,
e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. 16Meus queridos irmãos, não vos enganeis. 17Todo o dom precioso e toda a dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “tentação e provação

A tentação não vem de Deus. A tentação vem do mal, é uma decorrência da nossa própria concupiscência que concebe em nós o pecado, nos arrasta e nos seduz e faz com que demos luz a ele, que o pratiquemos, gerando a morte da nossa alma. De Deus não pode vir o mal, por isso, não podemos dizer que estamos sendo tentados pelo Senhor. Muitas vezes quando estamos passando por dificuldades, até mesmo em consequência dos nossos atos, costumamos atribuir a Deus o castigo. A provação, porém, pode ser permitida por Deus, por isso, precisamos acolher as dificuldades como uma forma de exercitar a nossa fé e confiança no Senhor.  São Tiago é bem claro quando nos esclarece: a provação é uma consequência da vida e nos exercita para que estejamos firmes no amor de Deus, confiando no Seu livramento. O homem que suporta a provação receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu àqueles que O amam, e por isso, suportam as dificuldades por AMOR. O Senhor transforma a nossa dor em AMOR!   Deus é Pai de todo dom precioso e de toda a dádiva perfeita. Tudo o que é bom, belo, agradável, vem do alto e é dom perfeito de Deus. Deus é imutável, não muda conforme nós mudamos. Ele nos gerou para o bem e não deseja para nós, nenhum mal. Não podemos continuar dizendo que caímos nos erros porque Deus assim o quis. De maneira alguma! Somos livres para escolher o caminho do bem, se caímos no mal é porque cedemos à tentação que nos leva para o mal, o pecado e a morte. Pelo contrário, a provação, as dificuldades e até o sofrimento quando colocados na Cruz de Jesus, nos purificam e modelam a nossa alma! Precisamos estar atentos (as) aos dons de Deus e às maravilhas que Ele realiza através dos bons acontecimentos da nossa vida. – Como você tem enfrentado os desafios da sua vida? - Como você tem vivido: provado (a) ou tentado (a)? Você distingue a diferença entre as duas situações?  - Faça uma reflexão sobre a sua vida e veja onde você foi tentado ou provado.

 

Salmo 93,12-13a. 14-15. 18-19 (R. 12a)

 

R. Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

12É feliz, ó Senhor, quem formais *
e educais nos caminhos da Lei,
13a
para dar-lhe um alívio na angústia.R.

14O Senhor não rejeita o seu povo *
e não pode esquecer sua herança:
15
voltarão a juízo as sentenças;*
quem é reto andará na justiça.R.

18Quando eu penso: 'Estou quase caindo!' *
Vosso amor me sustenta, Senhor!
19
Quando o meu coração se angustia, *
consolais e alegrais minha alma.R.

 

Reflexão - A nossa fé e confiança no amor misericordioso de Deus Pai e a nossa humildade em reconhecer o nosso pecado são o caminho que nos leva à justiça. Por isso, o salmista diz que é feliz quem é formado e educado nos caminhos da lei. O Senhor não nos rejeita, Ele espera o nosso arrependimento. Quando nós pensamos que estamos caindo, o Amor do Senhor nos sustenta e ampara. Um coração arrependido e suplicante é uma alma consolada pela graça de Deus. Por isso, não percamos tempo aninhando o pecado dentro de nós, voltemo-nos para o Deus misericordioso e teremos de novo a vida em abundância.

 

Evangelho – Mc 8, 14-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,14-21

Naquele tempo: 14Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' 16Os discípulos diziam entre si: 'É porque não temos pão.' 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: 'Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?
18
Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?
Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?'
Eles responderam: 'Doze.' 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: 'Sete.' 21Jesus disse:
'E vós ainda não compreendeis?' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “O poder de Deus não tem limites

O fermento dos fariseus e de Herodes era a desconfiança, a falta de fé e a falsidade. Não confiavam em Jesus porque esperavam um Rei cheio de poder que iria tirá-los do domínio dos romanos e não se afastavam das suas ideias e dos seus achismos. Por isso, Jesus abria os olhos dos discípulos, mas eles também dando provas da sua fraqueza não entendiam bem das coisas espirituais e pensavam que Jesus estava se referindo ao pão, alimento material. Penetrando nos seus pensamentos, Jesus lhes argui: “Por que discutis sobre falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes o coração endurecido?” Os discípulos, porém, não compreendiam do que Jesus lhes falava porque não O escutavam com o coração. Ainda não percebiam a abrangência do poder de Deus que se manifestava através dos milagres que Jesus realizava, quando o pão foi multiplicado de maneira extraordinária e sobraram 12 cestos de uma vez e sete de outra. Doze é o número da abrangência; Sete é o número da perfeição. O poder de Deus não tem limites, no entanto, nós também temos a tendência de nos apegar com o pouco que temos e com aquilo que conseguimos ver e tocar, por isso, nós só acreditamos naquilo que está sob o nosso controle. Esquecemo-nos do poder misterioso de Deus e relutamos em nos firmar nas Suas promessas e nos Seus ensinamentos. Nós também ainda não compreendemos que coisas maravilhosas já aconteceram na nossa vida e às vezes nos apegamos à situação do momento e desconfiamos de que Ele, o Senhor, tem poder para fazer por nós muito mais do que imaginamos. Todos nós podemos estar cultivando dentro do nosso coração o fermento dos fariseus, a desconfiança, a falta de fé e a falsidade.  Assim também nós podemos estar vivendo: “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos, nós não ouvimos”. Assim como os fariseus nós também possuímos um coração endurecido, porque somos limitados e não conseguimos enxergar mais além das aparências, das nossas necessidades materiais e emergenciais. Não enxergamos o poder que Deus tem para providenciar tudo de que precisamos na nossa vida. 

Qual é o pão que você precisa para alimentar a sua vida?

 – Quem pode dá-lo? 

– Há sinceridade na sua oração a Deus?

 - Você tem medo de passar necessidades no futuro?

- Você acredita na providência de Deus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: