domingo, 27 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

27 DE FEVEREIRO DE 2022

 

VIII DOMINGO – TEMPO COMUM

 

 

Cor Verde

1ª Leitura - Eclo 27,5-8 (gr.4-7)

 

Leitura do Livro do Eclesiástico 27,5-8 (gr.4-7)

5Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos;
assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. 6Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa, 7O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 8Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.Palavra do Senhor.

 

Reflexão“as palavras inconsequentes que saem dos nossos lábios não têm serventia”

Este trecho do Livro do Eclesiástico nos dá um valioso ensinamento para que tenhamos cuidado com o que falamos e expressamos sem pesar as palavras e refletir sobre o que proferimos. Da mesma forma que a farinha ou o grão, peneirados, deixam somente o que não é útil, assim é a palavra que sai dos nossos lábios inconsequentes; não tem serventia! O autor, então, nos adverte de que o homem é provado pela sua conversa assim como o fruto revela como a árvore foi cultivada. A palavra mostra o que há dentro do nosso coração e quando dizemos alguma coisa inadvertidamente, sem pensar, e futilmente, nós estamos dando prova de que temos um coração tolo, infantil ou cheio de maldade. A Palavra de Deus nos diz que seremos julgados por toda palavra vã, assim sendo, precisamos sempre refletir primeiro antes de dar qualquer opinião, antes de exaltar alguém ou recriminá-lo, pois, as nossas palavras podem se voltar contra nós mesmos. – Você tem o hábito de falar sem pensar? – Você já pensou que assim fazendo pode ferir alguém? – Quais têm sido as consequências do seu falar? – Você sabe dialogar com serenidade? – Você tem muita facilidade em elogiar as pessoas sem conhecê-las? – Qual tem sido o resultado desta sua prática?

 

Salmo - Sl 91,2-3.13-14.15-16 (R. Cf. 2a)

 

R. Como é bom agradecermos ao Senhor.

2Como é bom agradecermos ao Senhor*
e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
3Anunciar pela manhã vossa bondade,*
e o vosso amor fiel, a noite inteira.R.

13O justo crescerá como a palmeira,*
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
14na casa do Senhor estão plantados,*
nos átrios de meu Deus florescerão.R.

15Mesmo no tempo da velhice darão frutos,*
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
16e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus:*
meu Rochedo, não existe nele o mal!'R.

 

Reflexão – Este salmo nos motiva a cantar louvores ao Deus Altíssimo com gratidão e ao mesmo tempo anunciar a bondade do Senhor em todos os momentos da nossa vida. Na medida em que agradecemos ao Senhor e a Ele prestamos culto, seremos também considerados justos e estaremos plantados na casa de Deus. Lá, nós seremos tal qual um jardim florido e aqui, na terra, mesmo no tempo da velhice, daremos frutos. Estas imagens nós as podemos considerar o que acontece na nossa vida de louvor e gratidão a Deus.

 

2ª Leitura - 1Cor 15,54-58

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,54-58

Irmãos: 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura:
'A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?' 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus
que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. 58Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Jesus já venceu a morte para nos dar a vida eterna”.

São Paulo nos motiva e dá alento para que possamos prosseguir firmes e inabaláveis na nossa caminhada espiritual, até a morte, confiando na Palavra do Senhor que nos afirma: 'A morte foi tragada pela vitória’. Com efeito, todos nós que acreditamos e confiamos na Palavra de Deus não podemos esmorecer diante das intempéries da vida, quando perdemos alguém querido, quando nós mesmos estivermos prestes a enfrentar a morte. Precisamos ter em mente que a morte entrou no mundo por causa do pecado, mas todos nós somos mais do que vencedores, pois Jesus já venceu a morte para nos dar a vida eterna. O nosso corpo corruptível será transformado num corpo incorruptível, isto é, que não mais estará sujeito à morte. Isto é motivo de grande alegria e esperança! – Você tem confiança nestas palavras de São Paulo? – Você se apavora quando alguém a quem ama está enfermo? – Você tem medo da morte? – Você já imaginou como é a vida eterna para a qual fomos criados (as)?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,39-45

Naquele tempo: 39Jesus contou uma parábola aos discípulos:
'Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?
40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos.
Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “precisamos repensar nossa maneira de ser e de viver

Neste Evangelho, Jesus nos faz recomendações importantíssimas para o nosso crescimento humano e espiritual! Tudo o que desejarmos das pessoas com quem nos relacionamos deverá ser regra de vida para nós. Somos convidados (as) a nos ajudar mutuamente na caminhada que fazemos em busca da perfeição. A nenhum de nós cabe o papel de “mestre” e de “senhor” da situação, apenas ditando preceitos e normas para que os outros cumpram. É nosso dever, em primeiro lugar, examinar como estamos vivendo e qual o testemunho que estamos oferecendo ao mundo para que as outras pessoas sejam guiadas por nós.  Se não reconhecemos as nossas próprias falhas e não buscamos emendar o que está torto em nós, somos como aquele homem que tem uma trave no olho e nunca poderemos aconselhar, exortar ou admoestar alguém que também é passível de erro. A trave nos nossos olhos nos impede de enxergar as nossas fraquezas e limitações. Para tirá-la, nós precisamos pedir ao Espírito Santo que purifique os nossos pensamentos, sentimentos e as nossas atitudes. Do contrário, Jesus nos lembra, nós poderemos cair no barranco e levar muita gente conosco. Porque não fazemos isso, é que muitos se decepcionam conosco e têm a sua fé enfraquecida se afastando do convívio da Comunidade e culpando a Deus pelas nossas incoerências. Isto para nós será uma regra de vida, pois, somente assim poderemos nos assemelhar a uma árvore que dá, verdadeiramente, bons frutos ou como um homem bom que tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Enquanto ainda é tempo, urgentemente, precisamos repensar nossa maneira de ser e de viver. Precisamos mostrar ao mundo as coisas boas que existem no nosso coração! 

-  Você é responsável na condução de alguém? 

– Como pessoa comprometida você tem conseguido ser um exemplo a ser seguido? 

– Ou você é daqueles que dizem “façam o que digo e não faça o que eu faço”?

 – Você tem sido uma árvore boa ou má? 

– O que está no seu coração?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: