quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

10 DE FEVEREIRO DE 2022

 

5A. FEIRA DA QUINTA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

 

Cor verde

 

1ª. Leitura – I Reis 11, 4-13

 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 11,4-13

 

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 
5
Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 
8
Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 
9
Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 
11
E o Senhor disse a Salomão: 'Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “infidelidade de Salomão”

Apesar de ter recebido de Deus toda a sabedoria e com ela ter adquirido fortuna e fama, Salomão desviou-se do caminho do Senhor por causa das suas mulheres estrangeiras. Assim como construiu o templo de Deus entre os homens, Salomão erigiu templos para os deuses das suas concubinas, e por isso foi infiel. Irritado contra Salomão o Senhor Deus de Israel lhe admoestou e lhe disse que o reino de Israel iria ser tirado da sua família. Triste fim para um rei poderoso e sábio!  Isso serve para nos mostrar que nunca poderemos entender que estamos seguros em relação à nossa fidelidade a Deus. Precisamos estar sempre vigilantes porque o grande pecado é o afastamento do verdadeiro Deus para procurar falsos deuses. Sofremos por isso consequências funestas. Salomão perdeu o reino, perdeu o poder e ficou com seus deuses.   Nós também poderemos perder tudo o que adquirimos com as graças de Deus se nos desviarmos do Seu caminho e colocarmos a nossa confiança nos deuses do mundo. O dinheiro, o sucesso, a fama, os bens materiais, as paixões sensuais, são hoje os deuses que tiram o nosso coração do verdadeiro Deus.  - O deus a quem você adora, serve e proclama é o verdadeiro Deus? -  Existem outros deuses na sua vida? O que pode estar tirando a sua atenção do verdadeiro Caminho? Quais têm sido as consequências do seu viver para Deus?

 

Salmo - Sl 105, 3-4. 35-36. 37.40 (R. 4)

 

R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

3Felizes os que guardam seus preceitos *
e praticam a justiça em todo o tempo!
4
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, *
pelo amor que demonstrais ao vosso povo!R.

35misturaram-se, então, com os pagãos, *
e aprenderam seus costumes depravados.
36
Aos ídolos pagãos prestaram culto, *
que se tornaram armadilha para eles.R.

37pois imolaram até mesmo os próprios filhos, *
sacrificaram suas filhas aos demônios.
40
Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, *
e o Senhor abominou a sua herança.R.

 

Reflexão - Em todos os tempos os ídolos sempre foram armadilhas que o inimigo usa para nos desviar do caminho de Deus. Quando nos misturamos com os pagãos e seguimos os seus costumes depravados nós somos capazes de entregar a nossa alma e até a alma daqueles que nos são mais caros. Como o salmista, nós também devemos pedir com insistência: “Lembrai-vos. Ó Senhor de mim”. Que esta seja a prece constante dos nossos lábios para que nunca caiamos nas malhas dos inimigos que tentam nos destruir nos afastando do Senhor.

 

Evangelho – Mc 7, 24-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Sóo Marcos 7,24-30

Naquele tempo: 24Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: 'Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos
e jogá-lo aos cachorrinhos.' 28A mulher respondeu: 'É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.' 29Então Jesus disse: 'Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha.' 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a ousadia da mulher pagã”

Tendo apenas ouvindo falar de Jesus aquela mulher pagã deu provas de que a fé é o maior motivo para que sejamos atendidos nas nossas reinvindicações diante de Deus. Jesus não queria que ninguém soubesse onde estava recolhido, mas aquela mulher demonstrando confiança absoluta na Sua misericórdia, O encontrou, e, prostrando-se aos Seus pés pediu pela libertação da sua filha. Ela não se importou com o fato de não ser uma judia, não levando em conta a sua condição de estrangeira, portanto, discriminada pelos judeus, mas se rebaixou diante de Jesus e fez o seu pedido. Também não levou em conta o argumento de Jesus de que ela estaria querendo tirar o pão dos filhos, para jogá-lo aos “cachorrinhos”. Com humildade e submissão, ela provou o tamanho da sua fé que não se importava de ficar com o que sobrasse dos outros para a sua filha e, confiando na Sua misericórdia, continuou insistindo para que Ele a curasse. Assim, pois, Jesus atendeu ao seu pedido e com isso, demonstrou que os pagãos também têm lugar à mesa do Reino e que a salvação não é privilégio do povo judeu, nem somente para aqueles que se consideram privilegiados. O que nos une a Deus é a nossa fé em Jesus Cristo. Ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, pela Fé, nos credencia a que, mesmo reconhecendo a nossa fraqueza e a nossa impotência nós nos apoderemos de tudo quanto Ele veio nos trazer, isto é, vida e santidade. Muitas vezes nós, por acharmos que estamos servindo a Deus, queremos ter vantagens e a atenção Dele só para nós. Desconfiamos quando a oração não é feita somente pelas nossas necessidades, queremos prioridade, exigimos muito, quando Deus pode fazer grandes coisas em nós somente pela nossa fé e confiança Nele. Aquela mulher ousada não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poderio de Jesus.

 – Você também crê que Jesus Cristo tem poder para realizar milagres na sua família?

– Você espera por coisas extraordinárias para crer no poder de Deus?

 - Você se contenta com as migalhas que sobrarem para você?

- Você exige muito de Deus porque é uma pessoa de oração e de serviço a Ele?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

Nenhum comentário: