sábado, 19 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

19 DE FEVEREIRO DE 2022

 

SABADO DA SEXTA SEMANA DO TEMPO

 

COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Tg 3, 1-10

 

Leitura da Carta de São Tiago 3,1-10


1Meus irmãos: não haja muitos que queiram ser mestres! Sabeis que nós, os mestres, estamos sujeitos a julgamento mais severo,
2pois todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo. 3Se pomos um freio na boca do cavalo para que nos obedeça, conseguimos dirigir o seu corpo todo. 4Reparai também nos navios: por maiores que sejam, e impelidos por ventos impetuosos, são, entretanto, conduzidos por um pequeníssimo leme na direção que o timoneiro deseja. 5Assim também a língua, embora seja um membro pequeno, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendia! 6Ora, também a língua é um fogo! É o universo da malícia! Fazendo parte dos nossos membros, a língua contamina o corpo todo e, atiçada como está pelo inferno,
põe em chamas a roda da nossa vida! 7Com efeito, toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais marinhos pode ser domada e tem sido domada pela espécie humana. 8Mas a língua, nenhum homem consegue domá-la: ela é um mal que não desiste,
e está cheia de veneno mortífero. 9Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus. 10Da mesma boca saem bênção e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o domínio da língua”

São Tiago nos recomenda a não querer ser mestres porque os que estão à frente, os que ensinam, estão sujeitos a julgamentos mais severos e têm mais responsabilidade sobre os outros. Principalmente em relação à nossa língua, ao que dizemos ao que pregamos. Aquele que consegue dominar a sua língua saberá dominar também todo o seu corpo. Temos consciência de que esta é uma afirmação verdadeira. Nos nossos relacionamentos quantas vezes no arrependemos porque falamos, porque ferimos, e queríamos ter feito diferente.  Dificilmente nós conseguimos dominar as palavras que saem da nossa boca.  São Tiago diz que a “língua é um mal que não desiste e está cheia de veneno mortífero” com ela bendizemos a Deus e amaldiçoamos os homens, feitos à Sua imagem.  Um bom exercício para nós seria se continuamente louvássemos ao Senhor substituindo as nossas palavras por pensamentos de louvor e adoração.  Em vista disso podemos fazer uma avaliação do que estamos praticando. Reflita: o que você tem feito com a sua língua? – Louvar a Deus; cantar; agradecer; elogiar; incentivar; aconselhar; repreender; pregar o Evangelho; rezar; pedir ou, murmurar; fofocar; falar mal; se justificar; acusar? -  O que a sua língua mais tem expressado ultimamente: benção ou maldição? - Você é uma pessoa que fala o que vem à cabeça ou reflete antes de falar?

 

Salmo  11,2-3. 4-5. 7-8a (R. 8a)

 

R. Com certeza, ó Senhor, nos guardareis!

2Senhor, salvai-nos! Já não há um homem bom! *
Não há mais fidelidade em meio aos homens!
3Cada um só diz mentiras a seu próximo, *
com língua falsa e coração enganador.R.


4Senhor, calai todas as bocas mentirosas *
e a língua dos que falam com soberba,
5dos que dizem: 'Nossa língua é nossa força! *
Nossos lábios são por nós! - Quem nos domina?'R.

7As palavras do Senhor são verdadeiras,
como a prata totalmente depurada, *
sete vezes depurada pelo fogo.
8aVós, porém, ó Senhor Deus, nos guardareis *
para sempre, nos livrando desta raça!R.

 

Reflexão - Conscientes de que somos estas pessoas que não conseguimos dominar a nossa língua precisamos como o salmista pedir ao Senhor que venha em nosso auxílio. Sim, porque “já não há um homem bom nem fiel no meio aos homens” e nós também fazemos parte dessa geração. A nossa língua também muitas vezes fala com soberba e achamos que podemos dizer qualquer coisa que nos venha à cabeça. Por isso, devemos nos inspirar nas palavras do Senhor, pois elas são verdadeiras e são para nós como uma luz a clarear o nosso pensar e o nosso falar. “Vinde, Senhor, salvai-nos!

 

Evangelho – Mc 9,2-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9,2-13


Naquele tempo: 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João,
e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha.
E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Mestre, é bom ficarmos aqui.  Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.' 6Pedro não sabia o que dizer,
pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: 'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!' 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer 'ressuscitar dos mortos'. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: 'Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?' 12Jesus respondeu: 'De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “A manifestação do poder de Deus em nós muda as nossas estruturas

A transfiguração de Jesus é uma prova real de que o homem pode ser e viver muito além do que é convencional e rotineiro. Ela nos revela a glória e o poder de Deus que também agem em nós de uma maneira concreta nos fazendo sair da nossa humanidade que é terra para conviver com a realidade do céu que está dentro de nós, no nosso espírito. Jesus transfigurou-se na sua própria carne e com suas próprias vestes. Na transfiguração de Jesus houve um momento espiritual profundo em que os discípulos entraram em intimidade com a Palavra de Deus representada por Elias, Moisés e Jesus, o Antigo e o Novo Testamento, confirmados pela Voz de Deus quando disse: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”  A princípio, os discípulos tiveram medo, depois se extasiaram diante de tanta beleza e já não queriam mais sair daquele lugar. Por isso, Pedro, sem pensar, sugeriu que se fizessem tres tendas e ali permanecessem. Eles não estavam preparados para o que presenciaram. Como nós, hoje, que vivemos muito na carne e nos admiramos ou até tememos a dimensão espiritual que supõe um coração contrito e entregue à sabedoria de Deus. Por isso, nos atrapalhamos com a profundidade do Espírito, com a visão espiritual de eternidade e falamos para Deus coisas sem sentido, pensamentos que partem da nossa carme. No entanto, Jesus sempre procurava esclarecer e explicar aos Seus discípulos o que diziam as Escrituras em relação aos mistérios que eles estavam presenciando.   Isto também Ele quer fazer com cada um de nós que se dispõe a segui-Lo por onde Ele for. Muitas vezes o subir a uma alta montanha requer um esforço pessoal que nos leva a nos desinstalarmos, a abrir os horizontes, a ir mais além da nossa vida rotineira. Aquele que sobe à montanha com Jesus consegue enxergar a Sua glória e será contagiado com a sua beleza. Na medida em que nós vivemos uma intimidade com Jesus nós também vamos vendo transfigurarem-se em nós as nossas ações, as nossas palavras, os nossos sentimentos.  A manifestação do poder de Deus em nós muda as nossas estruturas e o nosso modo de ser. A Palavra de Deus é atual na nossa vida e nos revela os mistérios da eternidade. 

- Você alguma vez já conseguiu subir a montanha e ver Jesus transfigurado na Sua glória? 

-  Nestes momentos você sente-se feliz ou tem medo?

 – Você tem medo das coisas sobrenaturais?

 – Você tem ouvido a Voz de Deus nas Sagradas Escrituras?

 - Você consegue ver e ouvir Deus dentro do seu coração? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho  

Nenhum comentário: