sábado, 5 de fevereiro de 2022

IGREJA DO MENINO DEUS É REINAUGURADA EM SOBRAL\CE

 

 


 

Nesta sexta-feira, 04, a Igreja do Menino Deus foi reinaugurada em cerimônia solene. A restauração é uma realização do município de Sobral com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contou com investimento de mais de R$ 1,3 milhões. A obra da construção histórica recuperou detalhes estruturais do templo e ergueu uma homenagem ao Cruzeiro de Madeira, monumento original de 1820. A Pracinha Mocinha Rodrigues, que fica em frente à Igreja foi requalificada também. O momento contou com a presença de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, nosso Bispo Diocesano, Pe. Eufrázio da Silva Filho, Capelão nomeado para assumir as atividades religiosas da Igreja, demais sacerdotes da Diocese, algumas religiosas do Sagrado Coração de Jesus, fiéis e diversas autoridades convidadas para o evento. Também estiveram presentes, o ministro do Turismo (representante do Governo Federal), Gilson Machado, a presidente do IPHAN/BR, Larissa Peixoto e o superintendente do IPHAN/Ceará, Cândido Henrique.



Durante a cerimônia, Dom Vasconcelos testemunhou a importância da Igreja do Menino Deus para os fiéis sobralenses, bem como, seu valor para o centro histórico de Sobral, através do relato da história de construção do templo. O Bispo abençoou a Igreja e os presentes, através da bênção e aspersão de água benta. O Ministro do Turismo, Gilson Machado, ressaltou a potencialidade do Ceará na área turística e falou de algumas obras realizadas no estado com participação federal. “Além da restauração da Igreja, participamos também da construção da ponte estaiada sobre o rio Acaraú e assessoria técnica para o aeroporto”. Disse ele.

Para a secretária da Cultura e Turismo de Sobral, Simone Passos, o momento é de suma importância histórica e cultural. Ela comentou alguns dos feitos durante a restauração. “O restauro trouxe características originais da igreja, como o teto que foi restaurado e as imagens que foram todas higienizadas”. A secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Lima, afirmou a pertinência da Igreja para o complexo histórico que cerca a Praça São João. “Esse é um dos monumentos mais significativos de Sobral, localizado no Centro Histórico tombado. Ele possui uma grande importância para a população e também para a preservação e conservação da nossa história”. Além disso, as equipes de patrimônio e museologia realizaram estudos de prospecção histórica para garantir a restauração apropriada das imagens religiosas e do forro artístico da nave central.

O projeto contemplou a recuperação e restauração do forro da nave central da igreja, além dos forros das naves laterais e o altar-mor. Também foi realizado o retelhamento completo do templo, e a recuperação de esquadrias, portas e janelas, além da substituição da iluminação e pintura geral. A restauração também contemplou melhorias como sonorização e proteção a descargas atmosféricas.

Fotos: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário: