domingo, 16 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

16 DE JANEIRO DE 2022

 

2º DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor verde

1ª. Leitura – Is 62, 1-5

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 62,1-5


1Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça
e não se acender nela, como uma tocha, a salvação. 2As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. 3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus. 4Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem-Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada. 5Assim como o jovem desposa a donzela,
assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo,
assim também tu és a alegria de teu Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o Senhor agradou-se de nós e veio nos desposar

Usando a figura do esposo e da jovem desposada o profeta Isaías esclarece como é o nosso processo de conversão. A nossa caminhada de conversão se inicia com o acolhimento do plano de justiça e de salvação de Deus para nós. A justiça para nós é a santidade para a qual fomos criados e se revela em nós como um luzeiro iluminando as nossas ações; a salvação é a libertação do nosso ser total, corpo e alma, que, como uma tocha, acende em nós a esperança de uma vida melhor.  Não podemos mais nos sentir abandonados, (as) e solitários (as), pois, o Senhor agradou-se de nós e veio nos desposar. Esta é a promessa de Deus para a nossa alma: um casamento feliz! Somos nós, hoje, a noiva, eleita, escolhida para fazer a alegria de Deus e testemunharmos no mundo a Sua justiça e a Sua glória. O sentimento de abandono que o pecado imputa na nossa alma e nos deixa como se estivéssemos numa terra deserta, é substituído pela certeza de que somos amados (as) e preferidos (as) pelo noivo, pois, Ele se agradou de nós e nos escolheu. Todos nós que nos deixamos desposar por Jesus nos inserimos nessa profecia. Somos a alegria do noivo! Ganhamos um nome novo, significativo, um nome que exprime realmente os sentimentos que existem em nossa alma: alegria, paz, júbilo, entusiasmo, firmeza, bondade, mansidão, esperança e outros mais.   Você já se sente desposado (a) por Jesus?Qual o nome que você dá a si mesmo (a), depois de ter sido desposado (a) por Ele? – Em que você mudou? – Qual é hoje o seu estado de espírito? – Jesus já marcou presença na sua vida? – Você admite que vive um processo de conversão?

 

Salmo 95,1-2a.2b-3.7-8a.9-10a.c (R. 1a.3b)

 

R.Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!*
2a
Cantai e bendizei seu santo nome! R.

2bDia após dia anunciai sua salvação,
3
manifestai a sua glória entre as nações,*
e entre os povos do universo seus prodígios! R.

7A família das nações, dai ao Senhor,*
ó nações, dai ao Senhor poder e glória,*
8
dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
Oferecei um sacrifício nos seus átrios. R.

9Adorai-o no esplendor da santidade, *
terra inteira, estremecei diante dele!
10
Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!'*
pois os povos ele julga com justiça. R.

 

Reflexão - Quando assumimos a salvação e a justiça de Deus nós também cantamos um canto novo, pois sentimos no nosso coração a alegria de pertencer a Ele tê-Lo como Rei. O canto novo se constitui na nova mentalidade, nova consciência, nova maneira de ser que assumimos a fim de louvar o Senhor, com a vida. O Senhor é Rei e a sua justiça e santidade é ressaltada pelo salmista que convoca toda família das nações a dar ao Senhor poder e glória. A própria criação anuncia a salvação que vem do Senhor, tudo o que os nossos olhos veem dá testemunho da Sua bondade e fidelidade. 

 

2ª. Leitura – Cor 12, 4-11

 

Leitura da Primeira carta de São Paulo aos Coríntios 12,4-11


Irmãos: 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito.
5
Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito
em vista do bem comum. 8A um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria. A outro, a palavra da ciência segundo o mesmo Espírito. 9A outro, a fé no mesmo Espírito. A outro, o dom de curas no mesmo Espírito. 10A outro, o poder de fazer milagres.
A outro, profecia. A outro, discernimento de espíritos. A outro, falar línguas estranhas. A outro, interpretação de línguas. 11Todas estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o Espírito Santo dá unidade às nossas diferenças.” 

Quando somos batizados a Santíssima Trindade manifesta todo o Seu amor para conosco nos concedendo a grande graça de sermos filhos e filhas de Deus, adotados por Jesus Cristo. Ao mesmo tempo em que recebemos a graça santificante que apaga a nossa culpa original, nos são outorgados também as dádivas do Espírito Santo, para nossa santificação e proveito comum.  A leitura nos esclarece que estes presentes são os dons, ministérios e atividades que o mesmo Espírito, o mesmo Senhor e o mesmo Deus, por meio de nós realizam para a edificação da Igreja e para a vida em comunidade.   Portanto, o Batismo nos confere o passaporte para ingressar no Exército de Deus e realizar as obras que nos são destinadas. São Paulo explica que há diversidade de dons, de ministérios, e de atividades que são concedidos a cada um de nós. Isto significa, no entanto, que somos diferentes uns dos outros, mas o Espírito Santo dá a unidade às nossas diferenças e manifesta a Sua ação por meio de cada um nós como Lhe aprouver.  Todos nós somos presenteados (as) com os dons conforme a vontade e o Plano de Deus para nós.   O Espírito se manifesta como quer e por intermédio de quem Ele quiser. O Espírito Santo é o Autor e Maestro, precisamos apenas nos deixar conduzir por Ele porque é “um mesmo Deus quem realiza todas as coisas em todos.”  Assim, cada um de nós, manifesta um ou mais dons, com especialidade: seja palavra de sabedoria ou de ciência; a fé, a cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, orar e interpretar línguas e muitos outros dons que vão sendo descobertos em nós e que o Espírito sopra. Nunca deveríamos afirmar que não temos dons e, por essa razão não temos utilidade, pois, o Senhor conhece o nosso potencial e quer nos usar. Ele mesmo é quem nos capacita quando nos deixamos    exercitar. – Você tem descoberto os dons que o Espírito Santo já lhe presenteou?Qual é o dom que é mais especial em você? – Você o tem usado? – Você tem feito isso para proveito comum? – Você já descobriu o seu ministério e qual a atividade que lhe foi reservada?

 

 Evangelho – Jo 2, 1-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11


Naquele tempo: 1Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente.  2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento.  3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: 'Eles não têm mais vinho'. 
4
Jesus respondeu-lhe: 'Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou.' 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: 'Fazei o que ele vos disser'.  6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.  7Jesus disse aos que estavam servindo: 'Enchei as talhas de água'. Encheram-nas até a boca.  8Jesus disse: 'Agora tirai e levai ao mestre-sala'. E eles levaram.  9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: 'Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!'  11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O Espírito Santo é o vinho que dá alegria e esperança aos nossos corações

Foi numa festa de casamento e a pedido de Sua Mãe que Jesus manifestou pela primeira vez o Seu poder de fazer milagres. Ao perceber que o vinho havia acabado e já prevendo a frustração dos noivos e dos convidados Maria intercedeu junto do Seu Filho com determinação, dando provas da confiança que depositava Nele. A firmeza de Nossa Senhora diante da argumentação de Jesus de que não havia ainda chegado Sua hora é um detalhe muito importante para nosso crescimento como cristãos. Por isso, nunca deveríamos nos esquecer de que na festa da nossa vida, Maria está presente tanto nos momentos alegres como também naqueles de maiores dificuldades. A certeza disso é razão para que tenhamos esperança diante das nossas carências, porque a nossa vida também pode ser comparada com uma “festa” na qual celebramos a fraternidade e partilhamos experiências, necessidades, alegrias e sofrimentos. Há dias em que nos falta o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira, porém, precisamos ter confiança de que Nossa Senhora, Mãe de Jesus, atenta a tudo, percebe as nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia. Ela se antecipa e pede ao Seu Filho por nós, mas também recomenda: “fazei o que Ele vos disser”. Se seguirmos as suas instruções, com certeza, Jesus manifestará o Seu poder e transformará no vinho que está faltando, a água que Lhe apresentarmos. Como fez nas Bodas de Caná, Jesus também poderá fazer na nossa vida e transformar o pouco que temos em algo muito melhor. Jesus providencia o vinho melhor quando nos dá o Seu Espírito Santo, que nos plenifica, nos motiva e nos impele a prosseguir com confiança. Isto acontece também, quando pedimos a Sua intervenção e o Seu auxílio. O Espírito Santo é o vinho que dá alegria e esperança aos nossos corações. É Ele quem nos ensina a amar, a perdoar, a ser forte, a lutar, a prosseguir. O vinho do Amor é o Espírito de Jesus. Por isso não nos cansemos de pedir: “Vem, ó Espírito Santo!”  

- O que está faltando na sua vida? 

Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? 

- Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?  

Faça hoje uma oração invocando a presença do Espírito Santo através do pedido de Maria!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: