domingo, 9 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

 

 

DOMINGO - BATISMO DO SENHOR 

 

Cor branco

 1ª. Leitura – is 42, 1-4.6-7

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 42,1-4.6-7

Assim fala o Senhor: 1'Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele,
ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra;
os países distantes esperam seus ensinamentos.' 6'Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7
para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o servo eleito”

Jesus é o Servo eleito, escolhido, no qual o Pai pôs toda a Sua alegria e que possui a plenitude do Espírito Santo. Nele se cumpriu a profecia de Isaías. No entanto, nós que fomos batizados (as) no Seu Sangue, e Dele, recebemos o Espírito que nos santifica e nos ensina a seguir os Seus passos, também podemos ser servos e servas fieis. O servo fiel não clama, isto é, não brada nem esbraveja pelas ruas, não escandaliza as pessoas, mas usa de sabedoria e mansidão para não apagar a chama da fé que ainda existe no meio do povo. Da mesma forma, o servo que imita a Jesus Cristo tem o cuidado para não “quebrar uma cana rachada”, isto é, não romper relacionamentos nem decepcionar os que estão marcados e feridos pela vida. Pelo contrário, o servo ou a serva, eleitos, promovem a paz e a justiça e lutam pela concretização do Plano de Deus para os homens. Somos chamados (as) a ser fiéis à nossa condição de filhos e filhas de Deus, e, constituídos (as) como aliança do povo e luz das nações para abrir os olhos dos cegos e tirar os cativos da prisão. Onde nós nos encontrarmos, na família, no trabalho, na sociedade, na comunidade teremos a mesma missão de Jesus Cristo, o Servo perfeito que tudo fazia por amor. – Você já assumiu a missão de servo eleito do Senhor? – Como você tem cumprido esta incumbência? -  Você tem sabedoria quando fala das coisas de Deus para alguém? – Você tem ajudado outras pessoas a encontrar o caminho de Deus? – Eis a sua missão! 

 

Salmo 28,1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R.11b)

 

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1aFilhos de Deus, tributai ao Senhor,*
tributai-lhe a glória e o poder!
2
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;*
adorai-o com santo ornamento! R.

3aEis a voz do Senhor sobre as águas,*
3c
sua voz sobre as águas imensas!
4
Eis a voz do Senhor com poder!*
Eis a voz do Senhor majestosa. R.

3bSua voz no trovão reboando!*
9b
No seu templo os fiéis bradam: 'Glória!'
10
É o Senhor que domina os dilúvios,*
o Senhor reinará para sempre! R.

 

Reflexão - Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.

 

2ª. Leitura – At 10, 34-38

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,34-38

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: 'De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas.
35
Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça,
qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Deus não faz distinção de pessoas”

É muito bom saber que todos nós, no mundo todo, independentemente de credo, de raça, de cor, em qualquer situação de vida somos convidados a aceitar a boa nova da paz por meio de Jesus Cristo.   Ele é o Senhor de todos e, como todos nós, recebeu o batismo e foi ungido com o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo que nós recebemos no nosso Batismo é quem nos motiva a viver a justiça e paz de Deus e, mesmo que sejamos os maiores pecadores nós podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os necessitados. Hoje também, Jesus nos convoca a participar da Sua vida, ministrando em Seu Nome e dando guarida a todos os que precisam professar o Seu Nome. O nosso julgamento humano é vão e imperfeito, por isso, muitas pessoas que nós não acreditamos possam ser salvas, conseguirão a salvação porque temem a Deus e praticam a justiça.  Mas a justiça de Deus não faz distinção de pessoas. – Você aceita todas as pessoas como elas são ou faz alguma entre elas? - Você já acolheu a Boa Nova de que Jesus é o seu Salvador mesmo que você seja um grande pecador? – Você acha que Deus está com você?

 

Evangelho – Lc 3, 15-16.21-22

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,15-16.21-22

 

Naquele tempo: 15O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: 'Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 21Quando todo o povo estava sendo batizado,
Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho o meu bem-querer.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a graça de filiação”

 

Apesar de não precisar submeter-se a este ritual, pois Nele não havia pecado algum Jesus saiu da Galiléia a fim de ser batizado por João Batista, no rio Jordão. “O que para os outros era sinal de arrependimento para Jesus é plenitude de justiça” nos fala a Bíblia do Peregrino.  Por isso, Jesus quis batizar-se a fim de que se cumprisse toda a justiça de Deus. Jesus, que não tinha pecados, confirmou a Sua Filiação pela unção do Espírito Santo e consequentemente a nossa filiação. Portanto, o Batismo de Jesus tem para nós o significado da justiça que o Pai planejou nos conceder com o objetivo de que também nos tornássemos Seus filhos e filhas amados. A filiação atestada pelo próprio Pai deve ser relacionada com a filiação humana. Com o Batismo, Sua Morte na Cruz e Ressurreição Jesus inaugurou para nós um novo tempo de justiça e graça: somos filhos eleitos de Deus. No Batismo de Jesus nós encontramos a estrutura da Santíssima Trindade: A Voz do Pai, a Manifestação do Espírito Santo em forma de pomba e o Título de Filho de Deus amado. No nosso Batismo a Voz do Pai se faz ouvir revelando o Seu grande amor por nós quando nos concede o Seu Espírito Santo e nos adota como filhos no Seu Filho amado. No nosso Batismo também o Pai deu testemunho do Seu Amor por nós: “Tu és o meu filho, a minha filha amada”! Logo, somos irmãos de Jesus Cristo, adotados por causa da Sua Morte e Ressurreição.  Não podemos ser pessoas abatidas nem deprimidas, pois o mesmo Espírito que está em Jesus mora também em nós. Se verdadeiramente nos apossarmos dessa graça de filiação, com certeza não teremos nenhuma dúvida de que somos filhos e filhas apreciadas por Deus que nos olha com carinho e está atento às nossas necessidades.

 

– Você tem consciência da grande graça que recebeu no Batismo?

– Você também se considera um filho, uma filha amada por Deus Pai?

-  Pare um pouquinho para escutar a voz que vem do céu apresentando

você ao mundo como filho (a) amado (a). Você acredita nisto?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: