sábado, 22 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

22 DE JANEIRO DE 2022

 

SÁBADO DA 2ª.  SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – II Sam 1,1-4.11-12.19.23-27

 

Início do Segundo Livro de Samuel 1,1-4.11-12.19.23-27

Naqueles dias: 1Davi regressou da derrota que infligiu aos  amalecitas, e esteve dois dias em Siceleg. 2No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul,
com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência.
3Davi perguntou-lhe: 'Donde vens?' Ele respondeu: 'Salvei-me do acampamento de Israel'. 4'Que aconteceu?', perguntou-lhe Davi.
'Conta-me tudo!' Ele respondeu: 'As tropas fugiram da batalha,
e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!' 11Então Davi tomou suas próprias vestes e rasgou-as,
e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram até à tarde, por Saul e por seu filho Jônatas, e por causa do povo do Senhor e da casa de Israel,
porque haviam tombado pela espada. 19'Tua glória, ó Israel,
jaz ferida de morte sobre os teus montes. Como tombaram os fortes! 23Saul e Jônatas, amados e belos, nem vida nem morte os puderam separar, mais velozes que as águias, mais fortes que os leões. 24Filhas de Israel, chorai sobre Saul. Ele vos vestia de púrpura suntuosa e ornava de ouro os vossos vestidos. 25Como tombaram os fortes em plena batalha! Jônatas foi morto sobre as tuas alturas. 26Choro por ti, meu irmão Jônatas. Tu me eras tão querido; tua amizade me era mais cara que o amor das mulheres.
27Como tombaram os fortes, como pereceram as armas de guerra!' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Davi chora por Saul”

O sentimento de fidelidade e de gratidão a Deus foi mais forte do que as razões humanas de David. Seu coração sentiu a morte de Saul - mesmo que este o tenha perseguido - porque ele um dia fora o rei ungido por Deus. Davi foi solidário a Saul, e a Jônatas, seu filho, de quem era amigo, por isso rasgando as suas próprias vestes como sinal da sua dor os chamou de fortes, outorgando a eles a glória de Israel. Nunca podemos menosprezar àqueles que um dia, foram os escolhidos de Deus para nos governar, mesmo que estes tenham falhado e, por isso, perdido a autoridade sobre nós. Deus tem um plano de amor para todos os que Ele escolhe e que unge para uma missão. Apesar de alguns não permanecerem fiéis ao que lhes foi proposto, mesmo destronados, eles continuam objeto da misericórdia e da justiça de Deus. Só o Senhor poderá julgá-los, pois, conhece os corações, os motivos e as razões que os fizeram falhar. Que a atitude de Davi seja um exemplo a ser seguido por todos nós que, como cristãos, precisamos acolher no coração o mandamento de Jesus: “Amai vossos inimigos , fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem!” Você seria capaz de agir como Davi? – Você já foi perseguido por alguém? – Você tem inimigos? – Você segue os ensinamentos de Jesus para com eles? – Você é capaz de reconhecer as qualidades dos seus inimigos?

 

Salmo - Sl 79, 2-3. 5-7 (R. 4b)

 

R. Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!.

2Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *
Vós, que a José apascentais qual um rebanho!
Vós, que sobre os querubins vos assentais,
aparecei cheio de glória e esplendor *
3ante Efraim e Benjamim e Manassés!
Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *
e vinde logo nos trazer a salvação!R.

5Até quando, ó Senhor, vos irritais, *
apesar da oração do vosso povo?
6Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *
e a beber destes um pranto copioso.
7Para os vizinhos somos causa de contenda, *
de zombaria para os nossos inimigos.R.

 

Reflexão - Assim como Israel foi escolhido para ser o povo de Deus, nós também, por misericórdia, fomos eleitos para acolher a Sua salvação. Portanto, o pastor de Israel é o Deus Todo Poderoso que também nos criou e nos formou para manifestar no mundo a Sua glória e o Seu poder. O Senhor Deus foi fiel à Sua Aliança com os Patriarcas e continua sendo fiel conosco a quem Ele adotou como filhos apesar de muitas vezes nos fazer provar o pão das lágrimas e permitir que sejamos causa de zombaria para os nossos inimigos.

 

Evangelho - Mc 3,20-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,20-21

Naquele tempo: 20Jesus voltou para casa com os discípulos.
E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “nós, humanos, temos a nossa visão limitada e superficial”

Assim como nós, Jesus também sofreu incompreensões e foi mal interpretado nas Suas ações. Até as pessoas da sua família não entendiam a Sua missão e a Sua proposta libertadora em favor dos mais necessitados. À medida que Jesus curava as pessoas eliminando as raízes da marginalização, expulsando os espíritos maus e dando a elas dignidade, mais O procuravam e O cercavam a ponto de que Ele não tivesse mais tempo nem de comer. Por isso, Ele era considerado louco e se organizavam para impedi-Lo. 

Nós também, muitas vezes somos incompreendidos nas nossas ações, até dentro da nossa própria casa, na nossa família ou junto àqueles que convivem conosco! É difícil também para as pessoas entenderem quando nós nos voltamos para as ações em favor dos mais necessitados ou quando começamos a desvalorizar as coisas terrenas e iniciamos um processo de conversão; as pessoas nos criticam porque “perdemos muito tempo” em coisas que não nos dão lucro! Somos chamados (as) de alienados (as), fanáticos (as), quando saímos pelo mundo falando as mensagens do Evangelho ou tentando ajudar a tanta gente que sofre. No entanto, quando aderimos às coisas que o mundo nos oferece e entramos na roda dos que valorizam os prazeres efêmeros, quando nos detemos em ganhar dinheiro para ter sucesso, aí então, nós somos aplaudidos (as) e incensados (as).  Isso acontece porque nós, humanos, temos a nossa visão limitada e superficial e não nos deixamos esclarecer pelo Espírito de Deus que mora em nós. Fazemos coisas erradas, por ignorância e não entendemos a profundidade de Deus, ficamos no superficial e imaginamos esta vida como o objetivo central da nossa existência. Jesus também passou pelo crivo dos homens.  

– E você?

- Como tem sido o seu julgamento diante do mundo? 

-Você é considerada uma pessoa normal que vive como a maioria? 

– Ou você também já foi apelidado (a) de exagerado (a) por causa do reino de Deus?

 – O que dizem de você os seus amigos, suas amigas, quando deixa algum lazer para ir a Igreja ou ao Grupo de Oração? 

- Alguém já o chamou de fanático?


Helena serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: