segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

27 DE DEZEMBRO DE 2021

 

2ª. FEIRA – SÃO JOÃO, APÓSTOLO

 

E EVANGELISTA - FESTA

Cor Branco

 1ª. Leitura – I Jo 1, 1-4

 

Início da Primeira Carta de São João 1,1-4



Caríssimos: 1O que era desde o princípio, o que nós ouvimos,

o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2- de fato, a Vida manifestou-se
e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -;
3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “para ter alegria completa”

O grande mistério da Encarnação e da Redenção de Jesus revela para nós a vida eterna que o Pai nos preparou desde sempre. Para que a nossa alegria seja completa São João nos anuncia a vida eterna que Jesus veio nos trazer dando testemunho das maravilhas que os seus próprios olhos contemplaram, os seus ouvidos ouviram e as suas mãos tocaram, da palavra da vida.  Essas revelações de São João precisam ser assimiladas por cada um de nós a fim de que estejamos em comunhão com todos os que já aderiram ao projeto de salvação do nosso Deus. Quando fazemos a experiência de nos inserirmos como membro do Corpo de Cristo e temos a consciência de que somos parte ativa do sonho de Deus para a humanidade, nós também conseguimos nos unir aos apóstolos e às testemunhas da Bíblia para manifestar ao mundo a alegria que é inerente àqueles (as) que vivem a verdadeira liberdade de filhos de Deus. Jesus Cristo é o que era desde o princípio e o que será eternamente. Ele faz parte da nossa vida, por isso, precisamos declará-Lo também Senhor da nossa história para que possamos também, como São João, dar testemunho das maravilhas que os nossos olhos contemplam que os nossos ouvidos ouvem e que as nossas mãos tocam da palavra da vida agindo em nós. – Você já se considera inserido (a) no mistério de Cristo? – Você tem comunhão com todas as testemunhas da Bíblia? – Como você tem dado testemunho das maravilhas que você vê, olha e toca em relação a Deus? -     

 

Salmo 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

 

R. Â justos, alegrai-vos no Senhor!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!
2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito.R.

5As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;
6e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória.R.

11Uma luz já se levanta para os justos, *
e a alegria, para os retos corações.
12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, *
celebrai e bendizei seu santo nome!R.

 

Reflexão - A luz que se levanta para os justos é a perspectiva de uma vida nova em Jesus Cristo. Todo prenúncio de esperança é para nós um sinal de luz e quando estamos mergulhados nas trevas, por isso, entendemos o significado da luz. Diante do Senhor que vem, todas as nossas dúvidas são esclarecidas, todas as nossas inquietações desaparecem e nós conseguimos manifestar a verdadeira alegria. Este é um tempo propício para que nos deixemos iluminar pela Luz da esperança de uma vida renovada, porque Jesus quer nascer novamente no nosso coração.

 

Evangelho – Jo 20, 2-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,2-28


No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo
correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.
5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás,
e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão
7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo.
Ele viu, e acreditou. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “onde procurar Jesus?”

Hoje nós meditamos com a narrativa do Evangelho da ressurreição de Jesus, que tem São João como um dos protagonistas. Ao dar a notícia aos discípulos de que “tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”, Maria Madalena fez com que os primeiros a correrem ao túmulo fossem Simão Pedro e João. Isto tem um significado muito profundo, pois, Pedro já se afigurava como líder de todos e João se considerava o mais amado por Jesus. Com certeza eles entenderam logo, pois, Jesus já lhes havia advertido e lhes anunciado o que iria lhe acontecer. No entanto, mesmo diante de tantas evidências, de tantos sinais os dois ainda não tinham tido o entendimento completo, pois, estavam agora em busca do corpo de Jesus procurando um morto, embora Jesus já estivesse vivo. Entretanto, o fato de terem ido rapidamente em busca do que “ouviam falar”, comprova para nós a fé que os movia. Por isso, João que já havia provado do amor de Deus, no final dá testemunho de que acreditou e a surpresa se transformou em alegria. Nós também precisamos assumir de vez a nossa condição de homens e mulheres salvos em Jesus Cristo e amados por Deus. Onde temos procurado Jesus?  Enquanto permanecemos vivos nesta terra ainda podemos conseguir vê-Lo na hora da escuridão. Não podemos permanecer parados (as) e inertes esperando por algo que já aconteceu e ainda não percebemos. A fé e a esperança nos fazem mover, portanto, precisamos assumir que Jesus está vivo e ressuscitado e que não precisamos mais procurá-lo entre os mortos. 

Na hora do desespero e da provação, onde você tem procurado Jesus? 

- Onde você tem encontrado forças para enfrentar a doença e a morte?   - O que você teria feito no lugar de Pedro e de João?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: