sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

  

10 DE DEZEMBRO DE 2021

SEXTA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO

 

 

 

Cor roxo

1ª. Leitura ´Is 48, 17-19

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 48,17-19

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos!
Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a graça de Deus é para todas as gerações”

Por meio da Sua Palavra o Senhor nos ensina coisas úteis, para nos alertar e advertir a não “deixar passar” as oportunidades que temos de aproveitar o momento da sua graça. Por isso, Ele está sempre pronto a nos instruir e nos conduzir no caminho do bem.  O profeta Isaías, então, falando em nome do Senhor lança o seu desabafo para a humanidade que, muitas vezes não aceita a Sua ajuda e a Sua proteção!  Mas como Ele é um Pai misericordioso e cheio de compaixão nos dá sempre outra chance. O Seu objetivo é que tenhamos paz como um rio que corre livre, e deseja que a nossa vida seja justa e plena de felicidade.  Apesar dos nossos erros e do que deixamos de cumprir Ele nos dá esperança de uma vida nova, firmada na vivência dos mandamentos. Quando não seguimos a sua orientação nos damos mal e “frustramos” os Seus projetos para a nossa felicidade. Por isso, Ele nos promete uma descendência numerosa como a areia do mar, que é a abundância de graças derramadas sobre nós e transmitidas por meio de nós para a nossa família, em todas as gerações. Precisamos, pois, neste tempo do Advento, estar com os ouvidos e os olhos atentos a tudo o quanto o Senhor quiser realizar para que tenhamos uma vida nova e promissora. - Você tem conseguido viver em conformidade com os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – Você consegue transmitir para a sua família o que aprende com a Palavra de Deus? - Você tem percebido as oportunidades que Deus tem lhe dado? – Você já conseguiu perceber as graças que recebeu neste ano que se finda? – Você aproveitou a oportunidade para ser feliz ou deixou passar em branco? Aproveite agora!

 

Salmo  1, 1-2. 3. 4.6 (R. CF.Jo 8,12)

 

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

1Feliz é todo aquele que não anda*
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,*
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
2mas encontra seu prazer na lei de Deus*
a medita, dia e noite, sem cessar.R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore,*
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.*
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca*
espalhada e dispersada pelo vento.
6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,*
mas a estrada dos malvados leva à morte.R.

 

Reflexão - Assim como a árvore plantada à beira do rio dá frutos e mantém suas folhas sempre verdes, assim também será com o homem e a mulher que encontram prazer na lei de Deus e não seguem a lei do mundo. Serão felizes e prosperarão, porque o Senhor mesmo é quem vigia os seus caminhos e prepara a estrada da suas vidas. Deus vigia o caminho dos eleitos e não os deixará cair no vale da sombra da morte.

 

Evangelho – Mt 11, 16-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,16-19


Naquele tempo, disse Jesus às multidões: l6Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças,
que gritam para os colegas, dizendo: 17'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!'
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.' Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – “a sabedoria de Deus é reconhecida pelas nossas obras”

A sabedoria de Deus se revela e se espalha na terra por meio das obras dos homens. Na medida em que a sabedoria de Deus faz morada no nosso coração nós podemos dar ao mundo um testemunho coerente com o pensamento que vem do céu, isto é, do coração de Deus. A fé e a confiança de que Jesus é nosso Senhor e Salvador nos faz acolher a Sua Palavra em qualquer circunstância ou situação em que nos encontremos. Por isso, neste Evangelho Jesus compara a geração dos homens e das mulheres descrentes, com crianças que não distinguem as coisas e se lamentam diante dos acontecimentos da vida. Muitas vezes também, somos como estas crianças, pois, não sabemos o que queremos e lamentamos por tudo o que acontece na nossa vida.  Não queremos passar por provações, por testes, por sofrimentos e nem tampouco aproveitamos o tempo da bonança, o tempo da graça de Deus para glorifica-Lo. Somos eternos insatisfeitos, pois confundimos o nosso querer humano com o que Deus quer para nós e deixamos de lado o que o Espírito Santo nos revela. Deus tem Sua maneira de agir que é contrária à que o mundo usa, por esta razão, a humanidade está sempre a rejeitar os Seus ensinamentos. Somos também como “meninos amuados”, que não aderimos ao projeto de salvação do Pai por meio do Seu Filho Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo e nos ensinou que vale muito mais o que somos do que aquilo que fazemos. Por essa razão não conseguimos alcançar os sinais de Deus e a obra que Ele quer realizar nas nossas vidas. Não acreditamos, não confiamos e por qualquer razão nos distanciamos do Seu amor nos confundimos nas nossas indagações: por que isso, por que aquilo? Procuramos sempre um culpado para os nossos fracassos e justificamos a nossa falta de fé no amor e na misericórdia de Deus olhando mais para o que fazem ou deixam de fazer as pessoas que se dedicam a servir ao Senhor. Quem tem a sabedoria de Deus é reconhecido (a) pelas obras que realiza e não se engana. O Senhor quer nos ensinar a viver a Sua graça e a participar do Seu reino para não ficarmos de fora, somente reclamando e murmurando.

– Você é uma pessoa que reclama muito da vida e dos outros?

 – Você olha mais para as virtudes ou para os defeitos das pessoas?

 – Você tem conseguido distinguir os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida?

 -  Você também gosta de acusar as pessoas quando as coisas não dão certo? 

–  Faça hoje uma reflexão sobre a sua postura diante das pessoas que não lhe agradam?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

 


Nenhum comentário: