quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

8 DE DEZEMBRO DE 2021

 

4ªFEIRA    - IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

 

SOLENIDADE

Cor  Branco

 

1ª. Leitura – Gn 3, 9-15.20

 

Leitura do Livro do Gênesis 3,9-15.20

Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: "Onde estás?"  10E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi". 
11Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?"  12Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi".  13Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi".  14Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida!  15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". 20E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “As consequências da desobediência de Adão e Eva”

Neste texto da Escritura está contido o centro da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade. Adão e Eva representam toda a espécie humana atingida pelo pecado original, em virtude da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio, eles comeram do fruto proibido caindo na armadilha e na astúcia da serpente que lhes garantira ficarem iguais a Deus. O Senhor amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher e as consequências da sua desobediência foram terríveis para a humanidade. Ao mesmo tempo em que os submeteu a duras penas e os expulsou do paraíso, o Senhor decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher que pisaria a cabeça da serpente e seria também fustigada e tentada por ela. As palavras de Deus se cumpriram com a vinda de Jesus, descendente de Maria que venceu a satanás e livrou o homem da morte eterna a que estava destinado. Da mesma forma percebemos, que apesar de Jesus já nos ter salvado da escravidão ao inimigo, este continua nos fustigando e nos tentando para cairmos nas suas armadilhas. Se tivermos consciência disso, porém, não nos deixaremos apanhar, pois a Promessa do Pai já se cumpriu.  Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, escolhida para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe. – Você tem consciência da sua história de salvação?  - Você entende que o pecado de Adão e Eva lhe trouxe consequências? – Você reconhece o seu estado de pecador? – Você acredita na promessa de Deus? – Você acredita no perdão de Deus para você? – Você se considera filho (a) de Maria?

 

Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)

 

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! 

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo * alcançaram-lhe a vitória. R. 

2O Senhor fez conhecer a salvação, * e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel * 
3bpela casa de Israel. R. 

3cOs confins do universo contemplaram * 
3da salvação do nosso Deus. 
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * alegrai-vos e exultai! R.

 

Reflexão - Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.

 

2ª. Leitura – Ef 1, 3-6.11-12

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,3-6.11-12

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “O nosso destino é a santidade!”

A carta de São Paulo aos Efésios nos afirma que fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Portanto, a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Apesar de pecadores, todos nós que colocamos a nossa esperança em Cristo Jesus podemos ser santos, pois, alcançaremos a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos nossos corações. Esta é a nossa esperança e a nossa fé! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos a serem superados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus o qual deseja que sejamos santos e santas, cheios de alegria e esperança. – Você tem desejo de santidade? – O que você entende por ser santo no amor? – Como você tem vivenciado os seus relacionamentos: no amor ou na lei? – Você consegue perdoar quando as pessoas o ofendem?

 

Evangelho – Lc 1, 26-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38


Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'

35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Maria, a cheia de graça”

Conforme prometera, Deus escolheu Maria, a nova Eva, de cuja descendência sairia o Salvador dos homens. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu sim para que a humanidade fosse redimida. Por isso, quanto mais meditamos sobre esta passagem do Evangelho, mais percebemos a grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. A ela o anjo anunciou a chegada daquele que reinaria eternamente segundo o plano de Deus, na vida da humanidade. Maria, a cheia de graça   disse SIM a Deus e por isso é corredentora e colaboradora do Senhor na Salvação da humanidade. O sim de Maria para nós é um grito que ecoa no nosso coração de homens e mulheres chamados a colaborar com o projeto de salvação que Deus designou para a humanidade. Nós, como Maria, mesmo sem entender muito bem o que poderá nos acontecer acolhemos a vontade de Deus e contribuímos na realização do Seu Projeto. Por isso, as palavras que o anjo dirigiu a Maria naquele tempo nos são dirigidas hoje também quando somos convocados a colaborar na edificação do reino de Deus: “Não tenhas medo,...porque encontraste graça diante de Deus”

- Você também, como Maria tem colaborado para que o projeto de Deus se realize?

 - Você já deu o seu sim como cooperador do plano de Salvação de Deus para a humanidade? 

– Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus? 

- Você confia nas promessas de Deus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: