quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

PAPA FRANCISCO ACOLHE O PEDIDO DE RENÚNCIA DE DOM ANGELO PIGNOLI AO GOVERNO PASTORAL DE QUIXADÁ (CE)

 

 


 










O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, o pedido de renúncia de dom Angelo Pignoli ao governo pastoral da diocese de Quixadá (CE), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Com a acolhida do Santo Padre, dom Angelo Pignoli torna-se bispo emérito de Quixadá.

Bispo emérito

Dom Angelo Pignoli, é italiano, nascido no dia 4 de dezembro de 1946 em Cappella Picenardi (Cremona – Itália). Filho de Carmelo Virginio Pignoli e Maria Paolina Morelli Pignoli, ambos falecidos. Era o caçula de 5 irmãos e 1 irmã.

Aos 14 anos emigrou com sua família, pai e irmãos, para o Brasil, fixando-se no Estado de São Paulo, mais precisamente na zona rural da cidade Cravinhos. Fez os estudos do Ensino Fundamental na Itália e o Ensino Médio e Filosofia no seminário arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowsky (SP), na arquidiocese de Ribeirão Preto, e o Curso de Serviço Social na Faculdade UNAERP em Ribeirão Preto.

Realizou os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado sacerdote aos 19 de março de 1976 e incardinado na diocese de Franca (SP). Ainda como padre dom Angelo serviu como promotor vocacional e vigário paroquial da catedral(1976), foi pároco da Paróquia São José de Orlandia (SP) – (1976 à 1988).

Foi também reitor do Seminário Filosófico Regional em Ribeirão Preto (1979-1982). Foi coordenador de pastoral(1984-1988), pároco da catedral de Franca e Vigário Geral (1988-1992). Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Efigênia. Vigário Episcopal para o Caminho Neocatecumenal (1988-2006). Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Nuporanga e reitor do seminário maior de Franca em Sales Oliveira (1992-1999). Pároco também na paróquia Sant’ana em Franca (SP) e diretor espiritual do seminário diocesano (2000-2007).

No dia 3 de Janeiro de 2007 o Papa Bento XVI o nomeia para ser bispo da diocese de Quixadá (CE), tendo ocorrido a sua ordenação episcopal no dia 11 de março do mesmo ano em Franca, e sua posse como o terceiro bispo diocesano de Quixadá, deu-se no dia 25 de março de 2007.

Agradecimento a dom Angelo Pignoli

Brasília-DF, 15 de dezembro de 2021

Estimado irmão, dom Angelo Pignoli,

Recebemos, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher seu pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Quixadá (CE).

Agradecemos a sua contribuição à diocese de Quixadá, cuja caminhada foi impulsionada pelo seu zelo pastoral fazendo com que esta Igreja Particular crescesse sempre mais no anúncio do Reino e na fidelidade a Jesus Cristo.

Damos graças a Deus pelo seu cuidado especial com a formação e o dinamismo desta caminhada com a vivência do Triênio Jubilar em celebração aos 50 anos da diocese de Quixadá que se encerra neste ano, tempo marcado pela evangelização e aumento da fé.

Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, sempre no aconchego da Sagrada Família.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

Nenhum comentário: