quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

PAPA ENCERRA ANO DE SÃO JOSÉ COM MEMBROS DA COMUNIDADE CENÁCULO

 


A Comunidade Cenáculo nasceu na Itália (em Cuneo, Piemonte) em 1983 por obra da Madre Elvira (Ir. Elvira Petrozzi), com a finalidade de acolher jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, as "fraternidades" - como são chamadas - são 71 e estão presentes em 20 países, entre eles o Brasil e Portugal.

Vatican News

Esta tarde, pouco antes das 16h30 (hora local), o Papa Francisco foi à Comunidade Cenáculo, onde foi acolhido por cerca de 25 membros da fraternidade Bom Samaritano, presentes em Roma. Também estavam no local integrantes de fraternidades espalhadas por toda a Itália, juntamente a famílias nascidas na comunidade e pessoas que ali são regularmente assistidas. 

Depois de assistir a uma peça sobre a vida de São José, realizada pelos jovens convidados das duas fraternidades de Medjugorje, e de ouvir algumas das histórias de acolhimento e renascimento vividas pelos membros da comunidade, o Papa tomou a palavra para agradecer-lhes e encorajar a viagem destes jovens:

“Não tenham medo da realidade, da verdade, das nossas misérias. Não tenham medo porque Jesus gosta da realidade tal como ela é, não inventada; o Senhor não gosta de pessoas que inventam as suas almas, que inventam os seus corações.”

E acrescentou: "Ajudem muitos jovens que se encontram em situações como a de vocês. Tenham a coragem de dizer: 'Pensem que há um caminho melhor'".

Ao visitar a sede da fraternidade, o Papa Francisco saudou pessoalmente os presentes e parou em particular para abençoar a capela, construída pelos próprios membros a partir de objetos reciclados, para significar também a renovação da vida de cada pessoa dentro da Comunidade Cenáculo. Depois, rezou com todos a oração dedicada a São José contida na Carta Apostólica "Patris Corde", confiando o mundo e a Igreja à proteção do Santo, e assim concluindo o Ano que lhe foi dedicado.

Segundo nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, às 18h20 o Pontífice regressou ao Vaticano.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: