sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

FESTA DA VIDA: CULTURA DO ENCONTRO E DA PAZ

 

Este ano de 2021, o lema da 13ª Festa da Vida junta fraternidade e diálogo e promove a cultura do encontro e da paz. Será dia 12 de dezembro, das 14h30min às 16h30min, transmitida pelas redes sociais, Facebook e Youtube, da Arquidiocese de Fortaleza, pois a pandemia do coronavírus ainda não passou.

Desde 2009, a festa reúne cristãos, não cristãos e até sem fé celebram o que fizeram pela vida, em conjunto ou separadamente. Assim é que católicos, protestantes e grupos, movimentos sociais expõem suas atividades. Nos dois últimos anos, esta exposição está sendo feita via internet, mas antes, ocorria em praças do centro ou de bairros de Fortaleza.

Do ponto de vista da fé cristã católica, é um momento de louvar a Deus pelo que se fez para preservar e aperfeiçoar a criação. Eis por que a Festa é celebrada no Domingo da Alegria, o terceiro domingo do Advento, tempo em que a liturgia prepara os fiéis para o Natal. Em uma perspectiva civil, é ocasião de mostrar a solidariedade entre pessoas e grupos na denúncia do sofrimento, na tentativa de pelo menos diminuir os efeitos da pobreza e da desigualdade.

A Festa ocorre desde 2009. Surgiu da reflexão em torno da Campanha da Fraternidade desde o ano anterior. Esta é a razão de sempre seu lema acompanhar o da campanha feita a cada ano, na quaresma. São, portanto, dois momentos de reflexão e de expor ações em favor das outras pessoas.

Como no ano passado, pastorais, grupos e movimentos receberam o desafio de colocar em um pequeno vídeo o que fazem na promoção da vida.

*Ademir Costa é jornalista e diretor do Movimento Proparque

Carta de dom Júlio César de Jesus para a 13ª Festa da Vida

Amado irmão e irmã!

Aproxima-se a 13ª Festa da vida de nossa Arquidiocese de Fortaleza. Queremos recordar aquilo que São João Paulo II em sua encíclica Centesimus Annus afirmou: “Necessitamos considerar a Família como o Santuário da Vida”! Cremos que a vida é dom de Deus. Ela precisa ser acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta.

Toda pessoa humana desde o instante de sua fecundação tem direito a desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico. Para nós cristãos, celebrar a festa da vida, significa unir-nos contra a denominada cultura da morte, por cujo engenho humano busca suprimir ou anular as fontes da vida, chegando até o recurso do aborto. Defendemos a vida e a dignidade da pessoa humana, desde a sua concepção (fecundação) até o seu ocaso natural.

Queremos com a 13ª Festa da Vida defender políticas que promovam e criem possibilidades à vida. Como cristãos não cedemos às pressões intoleráveis de políticas cuja ideologia estenda seu raio de ação numa guerra que envenena a vida dos seres humanos mais indefesos e vulneráveis. Em nome da nossa fé não existe nenhuma empresa humana superior ao valor da vida, por isso, em nome desta mesma fé, não nos subordinamos a nenhum poder ou sistema que ignora a dimensão sagrada e inviolável da vida humana.

Neste tempo do Advento propício para refletirmos o nascimento de Jesus como o maior acontecimento da humanidade recordamos todos os nascituros, pois entendemos que o feto que se encontra no ventre materno já goza do direito a vida, que a mulher grávida não é dona do feto para dispor dele como queira e por esse motivo tem o dever de cuidar para que o mesmo tenha direito a vida e ser respeitado na sua integridade de ser humano, como a de qualquer pessoa já nascida.

Agradecemos todas as pastorais, organismos e movimentos de nossa arquidiocese que estão empenhados, no dia-a-dia, no cuidado e defesa da vida. No núcleo da consciência ética da humanidade está assentado o respeito à vida humana, à vida do próximo e à própria vida. Na história evolutiva das ideias morais, pode-se encontrar justificação para a afirmação de que o respeito pela vida humana é um dos eixos principais em redor dos quais se desenvolveu a consciência ética da humanidade. O quinto mandamento do decálogo constitui uma expressão básica do êthos humano, ele veio para ser na moral cristã, sobretudo na manualística, a expressão sintética de todos os problemas morais relacionados com a vida corporal do homem.

“Tu não matarás” é uma metodologia de positivismo bíblico. São João Duns Escoto vê neste mandamento a proibição de modo absoluto qualquer ocisão voluntária de um homem, seja justo ou malfeitor, somente torna-se legitima a morte de um malfeitor ou de um inocente mediante uma dispensa formal de Deus.

Venha participar conosco no dia 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, terceiro domingo do Advento, da nossa 13ª Festa da Vida que neste ano traz como tema: “Fraternidade e Diálogo: Promovendo a cultura do Encontro e da Paz”. Esperamos por você e sua família, de forma virtual, a partir das 14h30min através das nossas redes sociais da Arquidiocese de Fortaleza

Que Maria Santíssima, Nossa Senhora da Assunção e seu castíssimo esposo São José interceda por nós e nos abençoe.

Dom Júlio César Souza de Jesus

Bispo Auxiliar de Fortaleza.

Nenhum comentário: