quinta-feira, 11 de novembro de 2021

“SOLDADOS DA BORRACHA” GANHA PRÊMIO DA CNBB

 

 



O filme “Soldados da Borracha”, do cineasta cearense Wolney Oliveira, foi o ganhador do prêmio “Margarida de Prata” , outorgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entregue na tarde de ontem, dia 10 de setembro, por dom José Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, que representou a CNBB.



A solenidade contou ainda com a presença do reitor Cândido Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC); do secretário Inácio Arruda, de Ciência e Tecnologia e Educação Superior; dom Júlio César, bispo auxiliar de Fortaleza e do cineasta Rosemberg Cariri entre outras autoridades.

A SOLENIDADE

O evento foi aberto por dom José Antonio, que fez um curto relato sobre o prêmio e sobre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entidade que congrega os bispos do nosso país.



“Soldados da Borracha“ estreou em abril de 2019 e agora está concluindo o circuito de festivais, nos quais foi premiado 14 vezes e sua série de premiação termina com  “Margarida de Prata”.





RELATO

O filme relata a história de 70 mil brasileiros convocados pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, para cumprimento de um acordo com os Estados Unidos, para extração de látex para abastecer a indústria bélica americana. Daqueles 70 mil convocados, 30 mil eram cearenses.

Maiores detalhes no vídeo abaixo

Cineasta Wolney Oliveira

Fotos: Atualização - dia 12.11.2021, às 13h46hs




Nenhum comentário: