terça-feira, 16 de novembro de 2021

SOBRAL TERÁ UM INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

 





Por iniciativa do Prof. Dr. José Luís Lira, será fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS). Dia 5 último ele esteve na sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), apresentando a ideia ao presidente do IHGB, Prof. Dr. Victorino Coutinho Chermont de Miranda, e a sócia do IHGB, Profa. Dra. Vera Lúcia Bottrel Tostes. O Instituto será fundado no dia 17 de dezembro de 2021, nas dependências da Paróquia de Cristo Ressuscitado e a escolha da data é uma homenagem ao Mons. Francisco Sadoc de Araújo, considerado o maior historiador de Sobral, pelos seus 90 anos. Mons. Sadoc de Araújo será o patrono do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral que se sediará provisoriamente no Museu Diocesano Dom José.

O Instituto adotará o modelo francês de 40 cadeiras com patronos ligados à História do Ceará e em especial à de Sobral. Entre os patronos estão professores, escritores, jornalistas, sacerdotes, bispos e personalidades que fizeram e foram parte de nossa História.
Reunindo estudiosos da área de História e de Geografia, especialmente sobre Sobral ou o Estado do Ceará, agindo na defesa dos interesses culturais, geográficos e históricos de Sobral e sua região metropolitana. Os sócios serão Fundadores (futuramente Efetivos), Colaboradores, Correspondentes e Honorários.
José Luís Lira afirmou à nossa reportagem que a aceitação é muito boa e que contou com a colaboração das professoras Giovana Saboya Mont’Alverne e Somália Viana nas definições de patronos e outras decisões do futuro IGHS, ressaltando a importância do apoio do presidente do IHGB, Victorino Chermont, e da sócia do IHGB Vera Tostes que é, também, sua irmã na Nobre e Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
O Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS) será de grande interesse a todo município de Sobral e sua região metropolitana.

Fonte: Diocese de Sobral/Jornal Correio da Semana

 Posted in Diocese de Sobral

Nenhum comentário: