terça-feira, 23 de novembro de 2021

RETIRO PREPARA DIÁCONOS PARA ORDENAÇÃO SACERDOTAL

 

 



Sete meditações, oração da Liturgia das Horas, Santa Missa e recitação do santo Rosário integraram a programação do Retiro Canônico de preparação para a ordenação sacerdotal dos diáconos da Arquidiocese de Fortaleza. O encontro realizado na segunda quinzena deste mês de novembro teve como tema “Fui ver Deus num homem” e foi pregado por Padre Francisco Alexandre Alves de Andrade, Pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Guanacés (Cascavel-CE).

O retiro foi realizado na casa de serra da senhora Josilda Belchior, localizada na cidade de Aratuba, a 170 quilômetros da capital cearense. O tema das meditações levou os dez diáconos transitórios a refletirem sobre a identidade do sacerdote, a partir de luzeiros na formação do clero secular, como São João Maria Vianney, o Cura de Ars, Santo Afonso de Ligório e o Concílio Vaticano II.  

“Que foste fazer a Ars, aquele lugar perdido?” Perguntou-se a um dos milhares de peregrinos que se dirigiam à pequenas Ars, na França, ao que foi respondido: “fui ver Deus num homem”. “As pessoas se aproximam do padre querendo ver Jesus. O padre é aquele que pega a pessoa pela mão para levá-la até Jesus. O sacerdote tem a missão de abrir aos homens o acesso a Deus”, disse Pe. Alexandre em uma de suas colocações.

As pregações tocaram em temas importantes da vida diária do sacerdote como a sacramentalidade, Eucaristia, piedade mariana, testemunho pastoral e a castidade. “O celibato é um dom de Deus, é preciso fé para colhê-lo. Vivê-lo pressupõe saber-se amado por Deus com amor de predileção”, pontuou o sacerdote.

A ordenação sacerdotal deste grupo de Diáconos transitórios acontecerá no dia 22 de dezembro, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, por imposição das mãos e oração Consecratória do arcebispo, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. A celebração será transmitida pelo Youtube da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Redação Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: