domingo, 28 de novembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE NOVEMBRO DE 2021

 

1º DOMINGO DO ADVENTO

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Jr 33, 14-16

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 33,14-16


14'Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra.
16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: 'O Senhor é a nossa Justiça'.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a promessa de bens futuros”

As promessas de Deus cumprir-se-ão na nossa vida, não podemos duvidar. Assim, por intermédio do profeta Jeremias Deus nos dá a garantia de bens futuros e nos assegura a semente da Sua justiça que é a Salvação de Jesus. Jesus é O descendente de Davi, Aquele que planta em nós o Amor de Deus. É este Amor em nós que nos fará ser justos e confiantes sobre a terra. A justiça de Deus para o homem é a Salvação. Deus não quer que se perca nenhum dos Seus filhos, portanto, para nós é motivo de alegria sabermos que não estamos sós, que há Alguém que faz toda a diferença na qualidade da nossa caminhada. Para Deus é justo que sejamos felizes, desde já, vivendo na santidade e no cumprimento da Sua Palavra. O nosso coração se enche de esperança pela Palavra do Senhor! – O que você está esperando para apossar-se da promessa de Deus? – Você já tem experimentado a Salvação? – Você confia nos planos de Deus para a sua vida?

 

Salmo 24,4bc-5ab.8-9.1014 (R.1b)

 

R. Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
5Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação! R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor*
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
14O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

 

Reflexão - Para quem guarda a aliança e os preceitos de Deus, o caminho, são a verdade e o amor. Quando nós nos voltamos para Deus Ele mostra os Seus caminhos e, se os seguirmos, não seremos confundidos pelos atalhos, porque o Caminho do Senhor é a Verdade que nos liberta e que nos salva. Deus faz uma aliança com cada um de nós que eleva para Ele a sua alma.

 

2ª. Leitura – I Tes 3, 13-4,2

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,12-4,2


Irmãos: 3,12O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações
numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
4,1Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores!
2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “que o amor transborde sempre mais”

São Paulo nos exorta a crescer na busca de uma santidade sem defeito aos olhos de Deus e nos convida a seguir o seu próprio exemplo: que cultivemos o amor com todos os nossos irmãos e que este aumente e transborde sempre mais. Esse é o objetivo, essa é a meta do santo: perseguir o Amor de Deus que é o amor perfeito. Mesmo sendo imperfeitos (as), diante de Deus valerá a nossa luta para progredir no amor, partindo do nosso amor imperfeito e nos apossando do Amor Eterno e perfeito do Pai que em nós vai cada vez mais aumentando. Seguindo essas instruções, com certeza estaremos agradando a Deus. Que façamos progresso na vivência do amor a fim de que sejamos dignos da vocação de ser santos a que fomos chamados. – Você acha que pode mostrar ao mundo a face de Jesus? – Jesus é o Filho perfeito do Pai, você poderia imitar essa perfeição? – Como você acha que é Jesus? – Quais são as características Dele que você pode imitar?

 

Evangelho – Lc 21, 25-28.34-36

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 21,25-28.34-36


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas,
com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo,
porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.
28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “quando Jesus voltar”

Mais uma vez refletimos sobre este Evangelho no qual Jesus nos exorta a permanecermos atentos (as) aos fatos e acontecimentos que ocorrem no mundo e ao nosso redor. Que estejamos, pois, esperando com perseverança por Ele, quando vier cheio de glória e de poder a fim de instaurar definitivamente o Seu reino no meio de nós.  O mundo será renovado e o reino de Deus definitivamente será estabelecido quando Jesus voltar. Assim, Ele nos dá indícios claros que preanunciam a sua vinda: fenômenos na natureza, sinais no sol, na lua e nas estrelas, angústia, aflição, pavor. Sabemos que na nossa incapacidade humana nunca poderemos vencer os desafios, mas a expectativa da chegada de Jesus que vem nos libertar de todas as misérias é quem nos faz ter esperança, porque Ele mesmo nos afirma: “quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima!” Será que teremos de esperar um momento certo para ver essas coisas acontecerem? A nossa expectativa deve ser perene, nunca deveremos baixar guarda e deixar que o mundo nos envolva com seus cuidados. Pelo contrário, em obediência a Palavra de Jesus, precisamos ficar atentos e orar a todo o momento para ficarmos de pé diante do Filho do Homem! 

Você percebe algum indício de que estas coisas já estão acontecendo?

 – Você tem medo ou esperança?

 – Você tem se envolvido muito com o mundo? 

– Você espera a vinda do Filho do Homem?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: