quinta-feira, 11 de novembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

11 DE NOVEMBRO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA XXXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

 

1ª Leitura - Sb 7,22-8,1

 

Leitura do Livro da Sabedoria 7,22-8,1

22Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, 23desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis. 24Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do Todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. 27Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas. 28Pois Deus ama tão somente aquele que vive com a Sabedoria. 29De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8,1Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas.  Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “guiados pela sabedoria de Deus"
Um mergulho no texto da leitura de hoje nos fará desejar ardentemente nos apossar com toda a propriedade do dom maravilhoso da sabedoria, "um sopro do poder de Deus", e "uma emanação pura da Sua glória!" A sabedoria, portanto, é o maior presente que o Criador nos ofereceu porque contém todos os atributos de que necessitamos para viver uma vida plena como filhos e filhas de Deus, criados (as) para  a felicidade sem fim. Quando meditamos sobre o espírito de sabedoria percebemos a beleza que o Senhor coloca ao nosso dispor para que possamos caminhar de acordo com o desígnio que Ele sonhou para que alcancemos a plenitude  humana e espiritual.   Portanto, todos nós, que recebemos no nosso Batismo, o dom infuso da sabedoria, podemos nos conscientizar de que possuímos, em nós, uma força poderosa que, por isso, não nos deixa fraquejar. O espírito da sabedoria, dom do Espírito Santo, é quem nos faz perseguir a santidade porque infunde em nós, somente o bem, a pureza, a serenidade, a inteligência perspicaz que nos orienta e nos comunica os pensamentos de Deus. A sabedoria é o próprio Deus agindo em nós! “Contra a sabedoria, diz a Palavra, o mal não prevalece", portanto, se tivermos fé no que diz a Escritura, nunca mais iremos nos abater diante dos acontecimentos e situações da nossa vida. Quando nos encontrarmos, às vezes, "num mato sem saída", precisaremos ter consciência de que em nós há um "espírito inteligente, santo, único, móvel, perspicaz, lúcido, penetrante que tudo supervisiona,"  e, por isso encontraremos os meios adequados, para solucionar o problema segundo o pensamento de Deus. – Você já se apoderou do dom da sabedoria? – Quem o (a) tem guiado para decidir as coisas da sua vida? - Medite e escreva hoje no seu caderno de oração todos os atributos da sabedoria e perceba como ela tem agido na sua vida.

 

Salmo - Sl 118 (119), 89, 90. 91. 130. 135. 175 (R. 89a)

 

R. É eterna, ó Senhor, vossa palavra!


89É eterna, ó Senhor, vossa palavra, * 
ela é tão firme e estável como o céu.R
90De geração em geração, vossa verdade * 
permanece como a terra que firmastes.R.

91Porque mandastes, tudo existe até agora; * 
todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!R.

130Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, * 
ela dá sabedoria aos pequeninos.R.

135Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, * 
e ensinai-me vossas leis e mandamentos!R.

175Possa eu viver e para sempre vos louvar; * 
e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!R. 

 

Reflexão - A Palavra de Deus é quem desponta em nós a Sua sabedoria que nos ilumina e nos revela os segredos dos Seus pensamentos para a nossa felicidade. Pela  Palavra de Deus foi criado o mundo e tudo o que nele existe. Ela é a verdade que permanece firme e inatacável de geração em geração. Por isso, nós só podemos nos orientar pelos conselhos de Deus que não mudam e nos garantem um lugar seguro na casa do Pai. A Palavra do Senhor também nos revela o Seu semblante, a Sua face, o Seu jeito de ser fazendo com que sejamos Seus imitadores.

 

Evangelho - Lc 17,20-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,20-25

Naquele tempo: 20Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: 
'O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: 'Está aqui'ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós.' 22E Jesus disse aos discípulos: 'Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr  atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “onde está o reino de Deus?”

Às vezes, nós, como aqueles fariseus, nos perguntamos e nos confundimos, pois, não sabemos discernir onde se encontra o reino de Deus. Neste Evangelho o próprio Jesus, mais uma vez nos afirma que o reino de Deus já está entre nós e se manifesta dentro do nosso coração. O reino de Deus é o próprio Jesus, que vivo e ressuscitado atua na nossa vida pelo poder do Seu Espírito Santo. Portanto, nunca poderemos nos esquecer de que o reino de Deus não está na pregação maravilhosa das pessoas ou nas coisas que acontecem extraordinariamente e nos chamam a atenção, mas sim, dentro do nosso coração. Jesus continua vivo, no meio de nós e o Seu Espírito Santo habita no mais profundo do nosso ser nos fazendo ter comunhão íntima com o Pai e o Filho.  O reino de Deus consiste, então, em se ter o próprio Jesus como Rei da nossa vida, sendo o Mestre das nossas ações e luz para os nossos pensamentos.    Quando disserem: “alguém está fazendo milagres, corramos”, não se apresse, pois esse milagre pode está acontecendo também na sua vida, dentro de você. Jesus está aí para renovar o seu coração, dar à sua vida um novo sentido e levar você a viver uma conversão verdadeira transformando os valores humanos em riquezas evangélicas. Se não conseguirmos “ver” Jesus dentro de nós, fora de nós é que nunca o perceberemos, pois, Ele é espírito e o mundo espiritual nós só o vislumbramos quando mergulhamos dentro de nós mesmos (as). Por meio das pessoas, no mundo, nós só podemos perceber os sinais e acenos de Deus como mensagem para o nosso crescimento espiritual e humano.

– Onde está o reino de Deus?

– Você já o tem percebido dentro de si?

 - Você costuma  correr em busca das pessoas que estão fazendo milagres?- Você tem percebido os milagres que acontecem dentro de si?

 - Jesus já é o Rei da sua vida? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade \missionária \um \novo Caminho

Nenhum comentário: