quinta-feira, 25 de novembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

25 DE NOVEMBRO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA XXXIV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - Dn 6,12-28

 

Leitura da Profecia de Daniel 6,12-28

Naqueles dias: 12Aproximaram-se, pois, aqueles homens
e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus.
13Foram ter com o rei e falaram a propósito do decreto:
'Ó rei, acaso não assinaste um decreto segundo o qual toda pessoa que, nos próximos trinta dias, diria oração a qualquer divindade ou homem que não sejas tu, ó rei, seria atirada na cova dos leões?'
O rei respondeu: 'O que dizeis, é verdade, como manda a lei dos medos e persas, e que não se pode violar.' 14Então eles disseram perante o rei: 'Daniel, um dos cativos de Judá, não fez caso de ti, ó rei, nem do decreto que assinaste, mas três vezes por dia
ele faz suas preces e orações.'15Ao ouvir isto, o rei ficou muito desapontado, e tomou a resolução de salvar Daniel, empenhando-se em libertá-lo antes do pôr-do-sol. 16Mas aqueles homens instaram com o rei e disseram: 'Não te esqueças, ó rei, de que é lei dos medos e persas que não se pode mudar nenhum decreto
que o rei tenha promulgado.' 17Então o rei deu ordem para buscar Daniel e lançá-lo na cova dos leões. E disse a ele: 'O teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, haverá de salvar-te.'
18Trouxeram uma pedra e colocaram-na sobre a boca da cova,
que o rei marcou com seu anel e os dos grandes da corte,
para que nada se tentasse contra Daniel. 19O rei retirou-se para o palácio e foi dormir sem cear, e não quis que lhe trouxessem comida; além disso, não conseguiu conciliar o sono. 20Ao raiar do dia, levantou-se o rei e foi apressadamente à cova dos leões;
21aproximando-se da cova, chamou por Daniel com voz aflita,
e disse: 'Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, pôde salvar-te do leões?' 22E Daniel respondeu ao rei: 'Ó rei, vive para sempre! 23O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; os leões não me fizeram mal,
porque, na presença dele, foi provada a minha inocência;
tampouco pratiquei qualquer crime contra ti, ó rei.' 24Com isso, alegrou-se grandemente o rei; e mandou tirar Daniel da cova;
quando o retiraram, nenhuma lesão mostrava ele, porque acreditara em seu Deus. 25O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel, e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles, esmagando lhes os ossos. 26Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitavam a terra: 'Que vossa paz se multiplique.
27Está decretado por mim que, em todo o território do meu império, todos respeitem e temam o Deus de Daniel: ele é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído
e seu poder durará eternamente; 28ele é o libertador e o salvador,
que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o Deus vivo que permanece para sempre,”

Posto à prova e, confiando na intervenção do seu Senhor, Daniel teve a sua vida salva das garras dos leões. Ele não precisou se atemorizar nem tampouco suplicar por clemência, apenas esperou firmemente em Deus que, assim, “enviou seu anjo e fechou a boca dos leões”.   Aí então, o Rei Dario tomou a firme resolução de assumir e professar que o Deus de Daniel “é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído e seu poder durará eternamente; ele é o libertador e salvador, que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!” A perseverança de Daniel em prestar culto a Deus mesmo tendo sido proibido pelos decretos reais foi o que fez com que o rei Dario revogasse as suas decisões. A nossa perseverança na oração e a nossa confiança na intervenção do Senhor também fechará a boca dos leões a quem, também hoje, nós temos que enfrentar. Se permanecermos firmes nas nossas convicções, com certeza, estaremos seguros na hora das grandes decisões. Os reis de hoje, também, procuram nos impor decretos que ferem a nossa consciência. O nosso testemunho coerente e estável de que as promessas de Deus cumprir-se-ão, também será um referencial para que os que nos tentam subornar, voltem atrás e aprendam conosco a enxergar a verdade. Seremos salvos (as) das garras dos leões na medida em que soubermos enfrentá-los sem temor confiando em que o Senhor nos enviará um “anjo” para nos socorrer. - Você já passou por alguma situação dessas? - Quem foi o anjo que (a) salvou? - Você já foi instrumento para a conversão de alguém? - Como você tem enfrentado os “reis” e os “leões” da sua vida? – Você tem confiança no Deus vivo que permanece sempre consigo?

 

Salmo - Dn 3,68. 69. 70. 71. 72. 73. 74 (R. 59b)

 

R. Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!


68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!R.

69Geada e frio, bendizei o Senhor!R.

70Gelos e neves, bendizei o Senhor!R.

71Noites e dias, bendizei o Senhor!R.

72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!R.

73Raios e nuvens, bendizei o Senhor!R.

74Ilhas e terra, bendizei o Senhor!R.

 

Reflexão - O canto de louvor de Daniel continua a fazer parte da nossa liturgia, hoje. Orvalhos e garoas, geada e frio, gelos e neves, noites e dias, luzes e trevas, raios e nuvens, ilhas e terra, bendizei o Senhor! Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

 

Evangelho - Lc 21,20-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,20-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua  destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia,
devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas
e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo.
24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações.
e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o tempo da libertação se aproxima”  

Este Evangelho é providencial para o tempo em que vivemos, pois, se aproxima o tempo do Advento, tempo de espera e arrependimento! Por isso, as palavras de Jesus no servem de alerta para que estejamos conscientes das nossas ações e atentos (as) ao que pode significar as coisas que acontecem ao nosso redor. Jesus nos adverte dos fenômenos que acontecerão no mundo e com as pessoas, antes da Sua vinda gloriosa. Se prestarmos atenção, muitos sinais já se fazem notar hoje, no mundo.  A maioria das pessoas se aterroriza quando ouve falar desses prognósticos, porém, os que têm a percepção dos ensinamentos evangélicos, compreendem que as palavras de Jesus vêm nos edificar e nos ajudar a manter a esperança na nossa libertação. O mundo à nossa volta se angustia e sofre, realmente, como uma mulher com as dores do parto, no entanto, isto é prenúncio de libertação. O próprio Jesus é quem nos esclarece quando diz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.  Jesus já veio como homem e chegou para nós por meio do seio de Maria, se entregou por nós, foi crucificado, morto e ressuscitado para a nossa Salvação. Um dia ele voltará numa nuvem com grande poder e glória. Será um dia tremendo!  Não podemos mudar os prognósticos de Jesus e todos esses fatos já estão acontecendo. Porém, às vésperas de mais um Natal todos podemos assumir o nosso posto de guardiões da fé sem temor, na certeza de que o tempo da libertação se aproxima e deixando que o Natal de Jesus aconteça primeiro no nosso coração.

- Qual é a percepção que você tem das palavras de Jesus? 

-  Você se atemoriza quando ouve falar desses acontecimentos? 

- O que você vê acontecer no mundo, hoje, já confirma isto?

 - Jesus já veio para você? 

– Qual a sua expectativa diante de mais um Natal que se aproxima?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: