quarta-feira, 17 de novembro de 2021

INSTALADA A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÉDICOS CATÓLICOS: “QUE A CONEXÃO ENTRE A MEDICINA E A FÉ CRESÇA AINDA MAIS”


 

 

Foi oficializada no último domingo, 14 de novembro, a Associação Brasileira de Médicos Católicos (ABMC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A organização com os profissionais de saúde surgiu da articulação de entidades diocesanas que prepararam o 4º Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado de 12 a 14 de novembro, em Brasília (DF). O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, esteve presente na cerimônia de criação da ABMC. Para ele, com a associação em nível nacional, “espera-se que a conexão entre a medicina e a fé cresça ainda mais”.

Dom Joel destacou aos médicos o caráter da CNBB como “um órgão de comunhão e de serviço” e que sua atuação busca criar e fortalecer essa comunhão na Igreja com diversos setores da sociedade e também profissões.

“A união de forças, numa articulação em rede é caminho privilegiado para que o trabalho ocorra respeitando as diferenças, mas em comunhão. Essa atitude é profundamente evangélica. Isso já ocorre em outras situações e agora, chegou a vez dos médicos católicos. Já existem as associações em nível de estado. Agora, com a associação em nível nacional, espera-se que a conexão entre a medicina e a fé cresça ainda mais”, comentou.

 

Na relação com a CNBB, a ABMC estará vinculada – como organismo de comunhão – à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. Em breve, após escolha pela Presidência a partir de lista tríplice, serão divulgados os nomes do bispo referencial e do assessor.

Os participantes do evento escolheram os membros da diretoria da associação:

– Dr Pedro Spineti (Diretor Presidente)
– Dr Alberto Siqueira (Diretor Vice-presidente)
– Dr Antonio Carlos de Souza (Diretor administrativo)
– Dr Franco Scariot (Diretor financeiro)
– Dr Fernando Luiz Maia (Diretor científico)
– Dr João Ferreira Brito Filho (Diretor de Comunicação)
– Drª Monica Cardoso (Diretora de Integração Regional)

Conselho Fiscal:
– Drª Niura Terezinha Tondolo Noro
– Dr Ubatan Loureiro Junior
– Dr Harald Maluf Barretto
– Dr Carlos Eduardo Comin
– Milton Teles de Mendonça Junior
– Drª Nilza Maria Martins Amaral

 

O presidente escolhido, Pedro Spineti, da Associação dos Médicos Católicos do Rio de Janeiro, avaliou a concretização da ABMC como um sonho que se torna realidade. “Desde estudante, lá no 3º Congresso Latino Americano, no Rio de

Segundo ele, a Pastoral Universitária e o Grupo de Oração Universitária trabalhavam em seu período de estudante “a questão de um sonho de ver a sociedade transformada e renovada por profissionais que experimentaram a graça de Deus em suas vidas”.

“Agradeço a cada um daqueles que contribuiu conosco nas suas noites de domingo, que deu suas contribuições nesse estatuto, a cada um que atua na sua diocese com evangelização dos médicos e que tem esse sonho de ser um médico diferente, de viver integralmente a sua vocação e missão de médico católico levanto o testemunho de Cristo dentro da sociedade, especificamente dentro de nossos locais de trabalho”, disse Spineti.

 

O Congresso

Adiado por conta da pandemia do novo coronavírus, o 4º Congresso Brasileiro de Médicos Católicos foi realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Brasília (DF). Com o tema “Vocação e missão do médico católico“, o evento reuniu representantes de 12 Associações Diocesanas de Médicos Católicos, além de grupos médicos católicos e lideranças médicas e eclesiais. O arcebispo de Brasília (DF), dom Paulo Cezar Costa; o bispo auxiliar de Brasília dom José Aparecido Gonçalves Almeida; o assessor da Comissão Vida e Família da CNBB, padre Crispim Guimarães; e o presidente internacional da Pastoral Criança, Dr. Nelson Arns Neummann, estiveram entre os participantes.

IV Congresso Brasileiro de Médicos Católicos | Foto: Tómaz Alves/ABMC

Foram realizadas atividades presenciais na paróquia Nossa Senhora da Esperança, no bairro da Asa Norte, em Brasília, e também de forma virtual. O evento idealizado e promovido pela Associação de Médicos Católicos da Capital Federal contou programação científica na modalidade presencial e online, com atividades de Conferências, seguidas de debate; Mesas Redondas com múltiplos participantes; e Colóquios, com sustentação oral dos debatedores.

Segundo os organizadores, a temática do Congresso e as discussões enfatizaram “a atuação do médico católico na atenção à saúde, na docência, em sua responsabilidade social, na defesa e promoção da vida, nos temas médicos contemporâneos e complexos, nas questões atinentes ao início e ao fim da vida, com abordagem bioética personalista”. Houve também programação científica dirigida aos estudantes de Medicina, além de debate sobre o papel das Associações de Médicos Católicos.

 

Foto de capa: Tómaz Alves/ABMC
Fonte: CNBB 

Nenhum comentário: