sábado, 16 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

16 DE OUTUBRO DE 2021

 

SÁBADO DA XXVIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - Rm 4,13.16-18

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 4,13.16-18

 

Irmãos:  13Não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão 
ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão,  tanto para a descendência que se apega à Lei,  quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, 
que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: 'Eu fiz de ti pai de muitos povos'. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus 
que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 
18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: 'Assim será a tua posteridade'. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “homem de fé”

Abraão é exemplo de fé e modelo do homem justo, isto é, que se ajusta ao plano de Deus. Quando Deus prometeu a ele e à sua descendência o mundo como herança, e o chamou para sair da sua casa em busca de uma terra nova, a Terra Prometida, ele não vacilou e obedeceu. Mesmo quando Deus lhe prometeu uma descendência numerosa, tendo ele cem anos e a sua mulher, Sarai, 90 anos, ele não questionou. E, assim, “contra toda a humana esperança”, firmou-se na esperança e na fé, em Deus. Acreditou, obedeceu e, tornou-se assim, o pai da fé. Por isso, todos os que têm fé e esperança nas promessas de Deus, são também filhos de Abraão e herdeiros (as) das promessas do Senhor. Quem é herdeiro, recebe o dom gratuito de Deus. Por isso, como herdeiros de Abraão, por causa da fé, nós nos tornamos homens e mulheres justos.  Todos nós estamos também a caminho da Terra prometida, que é uma vida renovada pelo poder do Espírito Santo e firmada na esperança e na fé. Por isso, precisamos cultivar em nós a fé e a esperança. Elas são virtudes que caminham juntas, uma não existe sem a outra. Exercitando a nossa fé e a esperança, consequentemente, somos motivados (a) a viver também a caridade, que é o nosso passaporte para adentrar na Terra Prometida. Um dia não precisaremos mais da fé nem da esperança, só o amor continuará conosco. - Você também se considera descendente de Abraão? Como é a sua fé? - Você é uma pessoa naturalmente esperançosa e otimista? - Mesmo vivendo em um mundo tão desigual, você tem esperança de que as coisas mudem? - Você é uma pessoa que acredita nas pessoas ou é desconfiado (a)?- Você também procura uma terra nova para viver?

Salmo - Sl 104,6-7. 8-9. 42-43 (R. 8a)

 

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


6Descendentes de Abraóo, seu servidor, * 
e filhos de Jacó, seu escolhido, 
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * 
vigoram suas leis em toda a terra.R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, * 
promulgada a incontáveis geraçðes; 
9da Aliança que ele fez com Abraóo, * 
e do seu santo juramento a Isaac.R.

42Ele lembrou-se de seu santo juramento, * 
que fizera a Abraóo, seu servidor. 
43Fez sair com grande júbilo o seu povo, * 
e seus eleitos, entre gritos de alegria.R. 

Reflexão -
Deus nunca se esquece da aliança que fez com Abraão e seus filhos. Essa aliança hoje permanece conosco que somos descendentes de Abraão. Fazemos parte da geração do povo de Deus e somos seus eleitos porque a própria Palavra nos garante. Portanto, o Senhor também nos faz sair da terra da escravidão do pecado e para habitar em uma terra nova, vivendo uma nova mentalidade, tendo o Seu amor como ponto de partida para as nossas ações.

 

Evangelho - Lc 12,8-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,8-12

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O Espírito Santo é o prometido do Pai e não pode falhar”.

 

 Neste Evangelho Jesus nos faz entender que o nosso testemunho é muito importante para que o reino de Deus aconteça aqui na terra. Às vezes pensamos que Deus não precisa de nós e da nossa adesão ao Seu projeto de salvação para a humanidade. No entanto, Jesus nos diz que o nosso testemunho diante dos homens é condição para que Ele também dê testemunho de nós diante dos “anjos de Deus”. Se, pelo contrário, o renegarmos, e, diante dos homens fizermos de conta que não o conhecemos, também seremos desconhecidos por Ele, diante dos anjos de Deus. Renegar Jesus é desconhecê-Lo e não atribuir a Ele tudo o que temos e o que possuímos. Todas as vezes que negamos o poder do Espírito e vacilamos em dar testemunho do Evangelho por não nos acharmos capacitados, talvez estejamos pecando contra o Espírito Santo. Quando não confiamos na força e no poder do Espírito Santo, nós estamos ofendendo a Deus, pois o Espírito é o prometido do Pai e não pode falhar. É confiando na manifestação do Espírito Santo por meio de nós que podemos anunciar a Palavra e testemunhar ao mundo as maravilhas e prodígios que nos acontecem e assim termos diante de Deus o testemunho dos anjos a nosso favor.

 

– Você se envergonha de falar de Jesus diante dos homens?

– Você confia no poder do Espírito mesmo que se ache uma lástima?

 – Como você tem agido em relação a isso?

 - Você tem recusado alguma missão na obra de evangelização porque não se acha capaz?

 – Isso não será um pecado contra o Espírito Santo? – Reflita mais sobre isso.

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: