sexta-feira, 8 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

8 DE OUTUBRO DE 2021

 

6ª. FEIRA DA XXVII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Jl 1,13-15; 2,1-2

 

Leitura da Profecia de Joel 1,13-15; 2,1-2

13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. 
Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações. 14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15'Ai de nós neste dia! O dia do Senhor está às portas, 
está chegando com a força devastadora da tempestade. 2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até aos anos de gerações futuras. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – Sem conversão não há santidade.”

 

A nossa conversão é a bandeira que devemos hastear diante do mundo, pois, sem conversão não há santidade, nem tampouco felicidade eterna. Nesta leitura o profeta Joel abre os nossos olhos para enxergar os sinais do tempo: “O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade”; “tocai trombeta em Sião”; “tremam os habitantes da terra, que está chegando o dia do Senhor, ele está às portas”. Assim, pois, ele também nos conclama a abrir a boca para conclamar o povo do nosso tempo e chamá-lo à conversão, que significa, mudança de vida e de mentalidade. Esta exortação, no entanto, primeiramente se destina a cada um de nós que temos acesso à Palavra de Deus e a meditamos todos os dias! O arrependimento, a oração o jejum e a penitência são as fórmulas que o profeta nos prescreve para que possamos estar firmes na chegada do Senhor. Os sinais já são evidentes, o mal já se propaga sobre a terra e acomete as famílias e os filhos de Deus, porém, nós que estamos em alerta temos a graça de Deus para enfrentar os obstáculos desafiadores e as forças do mal.  Diante do que foi exposto e, também, da situação em que se encontra o mundo em que vivemos, podemos fazer uma reflexão do nosso estado atual de vida. – Você aceita que esta palavra seja destinada também a si? -  Como você tem se preparado (a) para a vinda do Senhor? – Você está firme na oração? – Qual o testemunho que você tem dado ao mundo?

 

Salmo - Sl 9,2-3. 6.16. 8-9 (R. 9a)

R. O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça


2Senhor, de coração vos darei graças, * 
as vossas maravilhas cantarei! 
3Em vós exultarei de alegria, * 
cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo!R.

6Repreendestes as nações, e os maus perdestes, * 
apagastes o seu nome para sempre. 
16Os maus caíram no buraco que cavaram, * 
nos próprios laços foram presos os seus pés.R.


8Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, * 
preparou o tribunal do julgamento; 
9julgará o mundo inteiro com justiça, * 
e as nações há de julgar com eqüidade.R. 

Reflexão - A melhor maneira para que possamos esperar a vinda do Senhor é de coração dá-Lhe graças e cantar as suas maravilhas. Deus julgará o mundo inteiro com justiça e, se O buscamos com fidelidade teremos o nosso quinhão garantido na morada que Ele já nos preparou. O malvado cairá no seu próprio laço e por isso, estamos confiantes no julgamento do Senhor!

 

Evangelho - Lc 11,15-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,15-26

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio: 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; 
e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? 
Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, 
vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, 
e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: 'Vou voltar para minha casa de onde saí'. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo 
outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – que não haja divisão entre irmãos
As advertências que Jesus nos faz neste Evangelho são uma motivação para que possamos cultivar no meio de nós bons relacionamentos, não nos deixando dividir, trabalhando contra nós mesmos.  Em tudo o que quisermos construir aqui na terra, nos mais diversos projetos da nossa vida, os nossos planos poderão ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles (as) que o executam. Por isso Jesus diz: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”.  Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. O homem foi feito para cultivar relações saudáveis e todo aqueles (as), que estiverem em paz com os seus irmãos e irmãs, estarão em paz com Deus e consigo mesmo (a). Precisamos estar atentos às nossas ações para saber a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus, mas, na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, será em função do reino dos céus. Mas, aquilo que fizermos em função de nós mesmos (as) ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso. O reino de Deus acontece no coração de quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. O homem precisa ter o pensamento e a mente sempre ocupados com as coisas de Deus. Quando ficamos vagando no nada, damos brecha para que o mal se estabeleça. Que possamos nos deixar guiar completamente pelos ensinamentos de Jesus e pelo poder do Espírito para não permitir a intrusão de qualquer ideia ou pensamento que venha do inimigo.

- Existe dentro de você algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus?

– Em nome de quem você tenta fazer as coisas?

– Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que quer conseguir as coisas?

 – Você se sente interiormente preenchido (a) pelo poder do Espírito Santo?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: