sábado, 9 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

9 DE OUTUBRO DE 2021

 

SÁBADO DA XXVII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Jl 4,12-21

 

Leitura da Profecia de Joel 4,12-21

Assim fala o Senhor: 12Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao Vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. 3Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14Povos e mais povos
no Vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no Vale da Decisão. 15Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel.
17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus,
que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos. 18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água,
e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a torrente de Setim. 19O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras.
20Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo.
O Senhor está habitando em Sião. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “tempo da conversão”

O profeta Joel dá o recado de Deus para toda a humanidade, e alerta para o grande dia da Decisão, isto é, dia em que seremos julgados (as). Todos os povos, em todos os tempos, são conclamados a se pôr em marcha “rumo ao vale de Josafá”, à espera do Senhor.  Isso significa, que precisamos viver com vigilância o momento da nossa vida, certos de que haveremos de prestar contas das nossas ações. “Tomai a foice, pois a colheita está madura”, “o dia do Senhor está próximo”. Estas exortações do profeta na leitura de hoje, abrem os nossos olhos para a realidade da nossa vida em todos os nossos dias. Nas suas palavras há, pois, um ultimato para que não sejamos pegos de surpresa.  No entanto, percebemos também uma mensagem de otimismo e esperança para todos nós que nos consideramos “filhos de Israel”,  isto é, povo de Deus, quando diz, “mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel “ Somos o povo de Deus quando o nosso  pensamento e atenção estão voltados para os Seus ensinamentos . O Egito e a Iduméia, são figuras que nos lembram do pecado e da escravidão ao inimigo de Deus.  Portanto, devemos ter consciência de que o tempo em que estamos vivendo é precioso porque “a colheita está madura”.  Não podemos permanecer passivamente apreciando o desenrolar dos acontecimentos, pois, o Senhor já está habitando em Sião, isto é, em cada um de nós. Não precisamos mais esperar porque esse é o tempo da conversão. - Você vive cada dia da sua vida como se fosse o último? - O que você tem feito dos seus dias e das suas noites?- O que os motiva a trabalhar e lutar na vida?- Você já está pronto (a) para o Dia da Decisão?

Salmo - Sl 96,1-2. 5-6. 11-12 (R. 12a)

 

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!


1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!
2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito.R.

5As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;
6e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória.R.

11Uma luz já se levanta para os justos, *
e a alegria, para os retos corações.
12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, *
celebrai e bendizei seu santo nome!R.

 

Reflexão - A alegria no Senhor é um privilégio dos justos, isto é, daqueles que vivem segundo os planos de Deus. Todos aqueles (as) que se apoiam na justiça do Senhor e vivem conforme os Seus ensinamentos tendo sua vida de acordo com os desígnios de Deus desfrutam da luz e da alegria.

 

 

Evangelho - Lc 11,27-28.

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,27-28

Naquele tempo: 27Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: 'Feliz o ventre que te trouxe
e os seios que te amamentaram.' 28Jesus respondeu: 'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “receita para a felicidade”                           

Ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática é a receita que Jesus nos dá para que sejamos felizes aqui na terra conservando a alegria no coração. Por isso, Ele exorta aquela mulher que O enaltece, dizendo: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” Jesus, então, nos dá como exemplo de obediência à vontade Deus, aquela que as escrituras apontavam como cheia de graças, pois, soube reconhecer isso quando proclamou no Magnificat, “minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Luc1, 46-48) Daí, então, podemos concluir que ser feliz, é exultar de alegria no Senhor e reconhecer-se completamente dependente e abandonado (a) à Sua vontade. Jesus proclamou também que sua Mãe era feliz, não por tê-Lo criado e amamentado, mas porque ouviu a palavra de Deus e a pôs em prática. Maria, portanto, é para nós o Modelo da mulher feliz e repleta de alegria. Deste modo, Maria é a primeira discípula do próprio Filho e “modelo da Igreja na ordem da fé, da caridade e da união perfeita com Cristo” (LG 63)

 

 – Você também é feliz como Maria?

– Você proclama isso?

– Qual a influência que a palavra de Deus tem tido na sua vida?

 – Você costuma louvar o Senhor pelas maravilhas que fez na sua vida?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

Nenhum comentário: