sábado, 2 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

2 DE OUTUBRO DE 2021

 

SÁBADO - SANTOS ANJOS DA GUARDA

 

Cor  Branco

 

1ª Leitura - Ex 23,20-23

 

Leitura do Livro do Êxodo 23,20-23

Assim diz o Senhor: 20Vou enviar um anjo que vá à tua frente,
que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei.
21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fereseus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Anjo da Guarda, companheiro de caminhada

O Anjo da Guarda é um grande presente que Deus nos concedeu, no entanto, só poderemos perceber a sua presença na nossa vida se acordarmos para a nossa realidade espiritual que extrapola ao nosso entendimento lógico. Se estivermos atentos à voz que fala aos nossos corações iremos comprovar o que a Bíblia claramente diz quando nos apresenta a figura do Anjo da Guarda. Conforme nos fala o Livro do Êxodo, o Anjo da Guarda é aquele que vai à nossa frente, que nos guarda pelo caminho e nos conduz ao lugar que o Senhor nos preparou. “Ele nos ampara e nos defende dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem a natureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e de todas as virtudes de Deus, por isso, impossível de ser representada”. A promessa de Deus é clara: “O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá”, portanto, precisamos manter firme confiança nas promessas de Deus para que o medo não nos atinja e consigamos seguir mais confiantes enfrentando os desafios da nossa vida. Por meio dos Seus Anjos o Senhor estará sempre ao nosso lado para nos defender e nos guiar. – Você tem consciência da existência desse companheiro de caminhada? – Você tem rezado para o seu Anjo da Guarda? – Experimente rezar todos os dias a Oração do Anjo da Guarda e experimente esta realidade espiritual. “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém!

 

 

 

Salmo - Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

 

R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos,
para em todos os caminhos te guardarem.


1Quem habita ao abrigo do Altíssimo *
e vive à sombra do Senhor onipotente, 
2diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, *
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".R.

3Do caçador e do seu laço ele te livra. *
Ele te salva da palavra que destrói.
4Com suas asas haverá de proteger-te, *
com seu escudo e suas armas, defender-te.R.

5Não temerás terror algum durante a noite, *
nem a flecha disparada em pleno dia;
6nem a peste que caminha pelo escuro, *
nem a desgraça que devasta ao meio-dia.R.

10Nenhum mal há de chegar perto de ti, *
nem a desgraça baterá à tua porta;
11pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *
para em todos os caminhos te guardarem.R.

 

Reflexão - Esta é a ordem que o Senhor dá aos Seus anjos. Este salmo é um hino de louvor à proteção de Deus através dos anjos e uma proclamação da confiança que têm aqueles que habitam sob o abrigo   do altíssimo. Podem cair mil à nossa esquerda, ou à nossa direita, mas nós continuaremos de pé, confiantes.

 

Evangelho - Mt 18,1-5.10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,1-5.10

Naquela hora, 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse:
"Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos,
pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o reino é o Amor Eterno de Deus vivendo em nós”

O reino dos céus acontece dentro do nosso coração, mas só conseguiremos percebê-lo se nos tornarmos pequenos e dependentes do Amor de Deus. Isto significa dizer que o reino é o Amor Eterno de Deus vivendo em nós e manifestando-se por meio de nós. Só os pequeninos conseguem entrar no reino, pois, não confiam na sua inteligência nem esperteza como o fazem os grandes e poderosos. Quem se compreende assim, pequeno, pecador e necessitado de salvação, este é que é grande no reino de Deus. Por isso, Jesus é muito firme e direto quando nos aponta o ser criança como condição para que possamos usufruir do Seu reinado e da assistência dos Seus anjos. Quando nos convertemos, nos tornamos como criança aos olhos do Pai. Somos como um filho pequeno e amado, dependentes do Seu amor. Por isso, todos nós necessitamos saber que temos no céu, diante do trono do Pai, o nosso anjo da guarda contemplando a Sua Face e velando pela nossa vida.  Aquele que não confia na proteção do Senhor por intermédio dos seus anjos não pode ser considerado pequenino, portanto, não entrará no reino dos céus.  Reflita: 

- Será que você está perdendo tempo querendo ser “grande” e deixando passar a graça de viver aqui o reino de Deus? 

- Você acha que ser sábio nas coisas de Deus vai ajudar na sua salvação?

 – Você consegue tornar-se pequeno como uma criança?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Misionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: