domingo, 31 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

31 DE OUTUBRO DE 2021

 

XXXI DOMINGO DO TEMPO

 

COMUM

 

Cor: Verde

1ª Leitura - Dt 6,2-6

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 6,2-6

Moisés falou ao povo dizendo:  2Temerás o Senhor teu Deus,
observando durante toda a vida todas as suas leis e os seus mandamentos que te prescrevo, a ti, a teus filhos e netos,
a fim de que se prolonguem os teus dias. 3Ouve, Israel,
e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 4Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “para seres feliz”

Moisés foi chamado por Deus não somente para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito, mas para orientá-lo a fim de que assumisse uma vida nova na Terra prometida e pudesse ser feliz! Assim, pois, ele colocou todo o receituário para uma vida fértil e longa. Nós também fomos libertados por Jesus da escravidão do pecado e temos a receita para a felicidade que Ele próprio nos deixou na Sua Palavra: temer a Deus, observar as Suas leis e os Seus mandamentos, guardando-os dentro do nosso coração. O objetivo desta vivência será sempre a nossa felicidade, vida longa, isto é, abençoada, para nós, nossos filhos e netos e todas as gerações que virão. No entanto, tudo isto parte do maior mandamento: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”.  Este é o fundamento de tudo! O próprio Deus é quem nos dá a capacidade de amá-Lo, pois cavou dentro de nós a fonte do SEU AMOR! – Você ama a Deus com toda a sua alma, coração e força? – Como você tem demonstrado este amor? – Você se sente livre do pecado? – A quem você recorre na hora da tentação?

 

Salmo - Sl 17,2-3a.3bc-4.47.51ab (R. 2)

R. Eu vos amo, ó Senhor, porque sois minha força!

2Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,*
3aminha rocha, meu refúgio e Salvador!
Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,*
minha força e poderosa salvação.R.

3bcÓ meu Deus, sois o rochedo que me abriga*
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
4Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!*
e dos meus perseguidores serei salvo! R.

47Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo!*
E louvado seja Deus, meu Salvador!
51abConcedeis ao vosso rei grandes vitórias*
e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.R.

Reflexão – o salmista põe em nossos lábios as palavras certas para poder expressar o que Moisés nos ensinou na 1ª leitura. “Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador”! Que possamos repetir muitas vezes essa sentença para nos apossar do Amor misericordioso de Deus que inunda todo o nosso ser. Este é um louvor que nos liberta de todo apego a nós mesmos, às pessoas e aos bens materiais. Louvando assim nós nos sentimos livre para Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

 

2ª Leitura - Hb 7,23-28

 

Leitura da Carta aos Hebreus 7,23-28


Irmãos: 23Os sacerdotes da antiga aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. 24Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda. 25Por isso ele é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus.
Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes
oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas,
oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento,
que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Cristo é o Sacerdote eterno”

Esta leitura nos conscientiza de que não precisamos mais como o povo da antiga aliança, oferecer sacrifícios para o perdão dos pecados, por meio dos sacerdotes perecíveis. Jesus Cristo de uma vez por todas ofereceu-se para apagar os nossos pecados, porque possui um sacerdócio que não muda. Ele é capaz de salvar todos aqueles que por seu intermédio se aproximam de Deus. É necessário, porém, que O tenhamos como nosso Salvador, santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. A nossa Fé em Jesus é a garantia para que tenhamos a vida eterna. Ele é o Filho que veio nos religar a Seu Pai. Que possamos ter sempre em mente esta realidade, para que não fiquemos confusos, fracos e debilitados nos entregando a qualquer onda que queira nos abater. – Você crê que Jesus já o (a) libertou? – Você tem medo da Lei de Deus? – O que lhe é difícil cumprir?

 

Evangelho - Mc 12,28b-34

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12,28b-34


Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente,
e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. Palavra da Salvação.

 

Reflexão -quem ama, ouve 

Ao responder ao escriba sobre o primeiro de todos os mandamentos, Jesus apela para a nossa inteligência e deseja vincular em nós definitivamente a arte de ouvir, de atentar, de encarnar e assumir como parte do nosso ser, o mandamento do AMOR. Assim sendo, mais uma vez Ele nos fala: “Ouve, Israel!”  É como se Ele dissesse: presta atenção mais uma vez e nunca esqueça; vou falar novamente; ainda não entenderam? Depois, Ele continua esclarecendo: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor” e se inclui igual aos homens reconhecendo a Deus como único soberano também da sua vida. Como homem Jesus conheceu a nossa realidade de seres sensíveis e frágeis em vista das nossas próprias limitações.  Ao mesmo tempo, também como ser humano Jesus nos deu o testemunho de que quando nos apossamos da graça e do poder de Deus, quando O escutamos nós nos tornamos aptos a vencer todas as barreiras que são próprias da nossa fragilidade humana. Ter a Deus como nosso único Senhor faz toda a diferença, pois assim, nos apossamos do Seu poderio e conseguimos viver de acordo com o que nos é proposto. Partindo dessa premissa   poderemos cumprir o primeiro de todos os mandamentos: “Amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e com toda a nossa força”, e ainda mais, também cumprir com o segundo mandamento que Jesus nos aponta: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Corpo, alma e espírito; físico e mente; intuição, consciente, subconsciente, inconsciente...  É o homem total tomado pelo amor de Deus vivenciando de dentro para fora, a partir do mais profundo do seu ser, a Palavra que gera santidade e realização pessoal.  

 – Para você o que é amar a Deus?

 – Você dá ouvidos à Palavra de Deus? 

- Você sabe qual é a diferença entre gostar e amar? 

- Você ama a si mesmo (a)?

- O que você deseja ao seu vizinho (a) é o mesmo que deseja para si? 

- Você tem dificuldade em aceitar-se a si mesmo (a)?

- E aos outros?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: