quarta-feira, 27 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

27 DE OUTUBRO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA XXX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

1ª Leitura - Rm 8,26-30

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,26-30

Irmãos: 26Também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. 
Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. 
27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus.  29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, 
para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 
30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. 
E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - "o Espírito Santo é o agente da nossa oração "

Uma das atribuições do Espírito Santo, é auxiliar-nos interiormente, quando nos dirigimos ao Pai, em oração. Por isso, podemos afirmar que Ele é o grande agente da nossa oração.  Porque não sabemos o que pedir nem como pedir, Ele intercede em nosso favor, "com gemidos inefáveis". Essa é, portanto, uma prova de que as nossas palavras bonitas não revelam o que o nosso coração deseja, segundo a vontade de Deus. Por essa razão, quando entregamos os nossos lábios e o nosso coração ao Espírito Santo, Ele mesmo suscita os "sons ininteligíveis" e somente o Pai tem conhecimento, porque penetra o íntimo do nosso coração e sabe a intenção do Espírito. Assim sendo, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que são eleitos e amam a Deus deixando-se conduzir pelo Espírito Santo. Quem entrega a sua vida ao Senhor e tem o Espírito Santo como advogado pode ter certeza de que tudo o que ocorre na sua caminhada é por graça de Deus e concorre para o seu crescimento. Não podemos, portanto, nos queixar nem murmurar quando os acontecimentos não estão de acordo com os nossos planos, porque o Senhor que sonda o nosso coração sabe de tudo quanto necessitamos passar. Além do mais, precisamos estar conscientes de que fomos predestinados (as) a ser conformes a imagem de Jesus que nos adotou como filhos e filhas de Deus e Seus irmãos e irmãs. Fazemos parte da "multidão" que tem Jesus como primogênito, como nos diz São Paulo, e, consequentemente, predestinados e chamados (as) a ser justos (as) e, também, glorificados (as). Assim como Jesus, nós também sofremos, padecemos, morreremos, mas um dia, ressuscitaremos.
- Você se angustia quando as coisas não acontecem de acordo com os seus desejos? - Você acha que tudo o que já aconteceu na sua vida contribuiu para o seu bem? - Quando ora você o faz com a ajuda do Espírito Santo? 

 

Salmo - Sl 12 (13),4-5. 6 (R. 6a)

 

R. Senhor, eu confiei na vossa graça!

 

4Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! + 
Não deixeis que se me apague a luz dos olhos * 
e se fechem, pela morte, adormecidos! 
5Que o inimigo não me diga: 'Eu triunfei!' * 
Nem exulte o opressor por minha queda.R.


6Uma vez que confiei no vosso amor! 
Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, * 
e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!R. 

 

Reflexão - É pela graça de Deus que nos conservamos firmes na nossa caminhada de filhos e filhas, porque somente Ela pode nos livrar da morte. Quando nós estamos fora da graça do Senhor, o inimigo se anima e se considera vitorioso e "dono" da nossa alma. No entanto, se nos confiarmos ao amor de Deus, o nosso coração é quem se rejubilará e cantará louvores pelo bem que recebemos.  Que nós possamos, portanto, unidos ao Espírito de Deus permanecer firmes recebendo a Sua graça e a Sua bênção de Pai. Assim sendo, nenhum inimigo triunfará em nossa vida.

 

Evangelho - Lc 13,22-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 13,22-30

Naquele tempo: 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 24'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: `Não sei de onde sois.'26Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!'
27Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - "a porta estreita da justiça"

Jesus seguia para Jerusalém e dava aos Seus discípulos as últimas recomendações, pois lá, finalmente, seria coroada a sua Missão de Salvador da humanidade. No meio do percurso, quando foi questionado por alguns deles sobre quem deveria ser salvo, Ele nem lhes respondeu à pergunta, mas, deu-lhes um direcionamento oportuno: "Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita...muitos tentarão entrar e não conseguirão". E continuou a explicar-lhes o que poderia significar a porta estreita mencionando o dono da casa que fechou a porta aos que diziam conhecê-Lo somente por ter estado com Ele. Por isso, falou: “afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!”  Isso nos leva a refletir sobre o tempo de hoje quando convivemos com Jesus na oração, no serviço, no louvor, falando e pregando em Seu Nome, no entanto, continuamos com as nossas práticas injustas. A porta estreita é, portanto, a porta da justiça, quando vivemos conformes à vontade de Deus e nos submetemos a Ele em espírito e em verdade, isto é, tanto na oração como na nossa vida diária. A nossa adesão à salvação que Jesus veio nos dar implica no nosso esforço para superar as nossas inclinações para uma vida fácil, livre dos problemas e dos sacrifícios pessoais. Precisamos nos questionar todas as vezes em que conseguimos as coisas com muita facilidade, sem esforço próprio, adotando o modelo do mundo, voltados somente para nós e esquecendo-nos de que a justiça é o parâmetro que Deus definiu para chegarmos ao céu. E a justiça é a vivência do amor, do perdão, da bondade, da partilha, da solidariedade, da renúncia. Mesmo que tenhamos pregado em Nome de Jesus, mesmo que nos achemos servos e servas fiéis, se não praticarmos a justiça, não teremos lugar à mesa do reino de Deus. A justiça que precisamos praticar requer uma vida de renúncia de nós mesmos (as), de humildade e serviço, de abstinência da nossa vontade própria, de domínio da nossa carne e de uma entrega absoluta ao Espírito Santo de Deus que nos conduz. 

Como está a sua justiça?

 – Você tem procurado o caminho mais fácil, que exige menos esforço ou você tem sido fiel à Palavra e aos ensinamentos de Jesus que nos manda amar ao próximo como a nós mesmos (as)?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: