sexta-feira, 29 de outubro de 2021

BISPOS DO REGIONAL NE I REÚNEM-SE PARA APROFUNDAR E ENCAMINHAR AS ATIVIDADES PASTORAIS

  


 

Por Thais Helena (Portal de Comunicação – Diocese de Sobral)-

 Com o tema “Celebrando a vida e a esperança”, o Regional Nordeste I celebrou 40 anos de fundação. Para celebrar essa data o CONSER foi realizado presencialmente, obedecendo todas as regras estabelecidas pelos órgãos sanitários, entre os dias 25 e 27 de outubro, na Casa de Retiro – Maria Auxílio dos Cristãos. O tema abordado foi: “Então, os discípulos foram anunciar por toda parte”. (Mc 16, 20), e o Lema: “Missão: compromisso da vida e da fé!”

O encontro houve motivações como: espiritualidade, painéis de memória, celebração eucarística, apresentação cultural com o cantor Zé Vicente; e debate sobre as ações encaminhadas no último CONSER.

De acordo com o site do Regional, O Regional NE 1 era composto pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, em 1980 e foi aprovado o desmembramento, com isso o Ceará compõe o regional, composto pela Arquidiocese de Fortaleza e as Dioceses de: Crato, Sobral, Limoeiro, Crateús, Quixadá, Tianguá, Itapipoca e Iguatu. Celebrando esse momento foi realizado uma abordagem histórica por Pe. Marcelino Sivinski e também uma mesa redonda, composta por: Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza; Dom Vasconcelos, Presidente do Regional; Pe. Ivan Sousa, Comissão de Liturgia; Pe. Lopes, COMIRE; Pe. Silvio Scopel, Comunidade Shalom; Regilvânia Mateus, Pastorais Sociais;  Erivan Silva, Catequese; Elza Braga, ex membro da Pastoral Urbana; e Elisian de Carvalho, subsecretária 1996-2000.



 Às 18 horas do dia 27 de outubro, foi celebrada solenemente a Santa Missa, tendo como presidente da celebração, Dom Vasconcelos e foi concelebrada pelos demais bispos e padres. Estavam presentes leigos e leigas das Comissões, Pastorais, Movimentos e Organismos. O coral da catedral de Quixadá foram os responsáveis pelos cânticos da celebração.

E para finalizar as comemorações, ao final da celebração houve o momento cultural com Zé Vicente e foram apresentadas as ações encaminhadas pelo CONSER de novembro/2020 e junho/2021, sobre a Escola Regional e Plano de Comunicação, referentes ao Pilar da Palavra e do Pão.

Fotos: Pastoral de Comunicação – Regional NE I e Publicações feitas por Dom Edmilson Ferreira, Bispo de Tianguá.

 

 Posted in CNBB Nordeste I


Nenhum comentário: