segunda-feira, 27 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

27 DE SETEMBRO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA XXVI SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

1ª Leitura - Zc 8,1-8

 

Leitura da Profecia de Zacarias 8,1-8

1A palavra do Senhor dos exércitos foi manifestada nos seguintes termos: 2'Isto diz o Senhor dos exércitos: Tomei-me de forte ciúme por Sião, consumo-me de zelo ciumento por ela. 3Isto diz o Senhor: Voltei a Sião e habitarei no meio de Jerusalém; Jerusalém será chamada Cidade Fiel, e o monte do Senhor dos exércitos, Monte Santo. 4Isto diz o Senhor dos exércitos: Velhos e velhas 
ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, cada qual com seu bastão na mão, devido à idade avançada; 5as praças da cidade 
se encherão de meninos e meninas a brincar em suas praças. 
6Isto diz o Senhor dos exércitos: Se tais cenas parecerem difíceis 
aos olhos do resto do povo, naqueles dias, acaso serão também difíceis aos meus olhos? - diz o Senhor dos exércitos. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do oriente e da terra do pôr-do-sol: 8eu os conduzirei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; serão meu povo e eu serei seu Deus, em verdade e com justiça. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “vida nova aqui na terra e a glória lá no céu”

Por meio do profeta Zacarias  Deus nos revela o cuidado e o zelo que nutre com o povo que Ele escolheu. O zelo ciumento de Deus é o Seu amor misericordioso que se manifesta por meio das promessas de salvação que a Palavra nos desvenda. O Seu desejo é nos salvar e nos atrair de volta para Jerusalém.  Jerusalém é a terra que o Senhor preparou para nós. Nela, viveremos e usufruiremos da plenitude da felicidade que consiste na visão beatífica de Deus. A profecia nos revela que, velhos e velhas sentar-se-ão nas praças da cidade santa e que, meninos e meninas encherão as suas ruas de ouro. Isso significa que todos, em qualquer idade ou situação terão acesso à nova terra.  Esta é a obra que o Senhor faz no meio de nós! Para Deus nada é impossível e, mesmo que aos nossos olhos, essas coisas sejam difíceis à nossa compreensão, todos nós precisamos confiar em que as promessas do Senhor se cumprem no tempo certo. Enquanto isso, carecemos permanecer fiéis e cheios de esperança, porque somos povo de Deus a quem Ele promete vida nova aqui na terra e a glória lá no céu. - Você crê que em qualquer situação em que esteja, o Senhor está pronto para salvá-lo (a)? – Quais as promessas que Deus tem feito a você? - Você espera o cumprimento das promessas de Deus com confiança? - Faça uma reflexão hoje sobre a Jerusalém celeste, onde Deus tem reservado o seu lugar. - Você acha que aqui na terra já temos um vislumbre da Jerusalém celeste?

 

Salmo - Sl 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 17)

 

R. O Senhor edificou Jerusalém,
e apareceu na sua glória!


16As nações respeitarão o vosso nome, * 
e os reis de toda a terra, a vossa glória; 
17quando o Senhor reconstruir Jerusalém * 
e aparecer com gloriosa majestade, 
18ele ouvirá a oração dos oprimidos * 
e não desprezará a sua prece.R.

19Para as futuras gerações se escreva isto, * 
e um povo novo a ser criado louve a Deus. 
20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * 
e o Senhor olhou a terra do alto céu, 
21para os gemidos dos cativos escutar * 
e da morte libertar os condenados.R.

29Assim também a geração dos vossos servos + 
terá casa e viverá em segurança, * 
e ante vós se firmará sua descendência. 
22Para que cantem o seu nome em Sião * 
e louve ao Senhor Jerusalém, 
23quando os povos e as nações se reunirem * 
e todos os impérios o servirem.R. 

Reflexão - Este salmo expressa a amplitude da promessa de Salvação do nosso Deus a todos os povos, em todas as gerações. O Senhor edificou Jerusalém, isto é, a cidade santa, o céu, a felicidade, para que nela vivam os Seus filhos. Ele olha para nós do alto do céu e atende os gemidos da nossa alma que anseia pelos átrios celestiais. Casa e segurança para nós e para a nossa descendência é o que nos promete o Senhor, a fim de que cantemos o Seu nome e O louvemos em Jerusalém quando todos os povos e nações se reunirem. Estaremos lá em segurança.!

 

Evangelho - Lc 9,46-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50

Naquele tempo: 46Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: 'Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, 
esse é o maior.' 49João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.' 50Jesus disse-lhe: 'Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor.' Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “para tornarmo-nos grandes temos que nos fazer pequenos e humildes”

Sempre com muita simplicidade e firmeza Jesus tirava as dúvidas dos seus discípulos, lhes esclarecendo que o pensamento do mundo não é igual ao que pensa Deus. Por isso, precisamos modificar a ideia do que o mundo nos ensina a respeito do poder e da autoridade a fim de compreender o messianismo de Jesus. Neste Evangelho Jesus nos esclarece que no reino dos céus, tem poder aquele (a) que presta serviço por amor. Enquanto nós estivermos buscando o poder que domina e reprime, não poderemos construir o reino de Deus aqui na terra. No reino de Deus é grande, quem com humildade, se dispõe a imitar Jesus que veio ao mundo para entregar-se e servir por amor. Portanto, para tornarmo-nos grandes temos que nos fazer pequenos e humildes, dependentes do poder amoroso de Deus. Por isso, é que precisamos nos tornar como crianças, pois elas não se envergonham de reconhecer a sua incapacidade e limitação e se põem completamente abandonadas com confiança nos braços do pai ou da mãe, porque sabem que com eles terão amparo e segurança.   Todos os que estão prestando serviço no anúncio do Evangelho de Jesus, têm importância no reino dos céus, mesmo que não façam parte de um mesmo círculo e de uma mesma religião, pois a salvação de Jesus é universal. 

 - Você é uma pessoa dependente de Deus ou autossuficiente?

 - O que você entende de “ser como criança”? 

- Você sabe ceder para outra pessoa algo que, por direito, seria seu, somente para agradar a Deus? 

-  Você acha que todos têm condição de falar em Nome de Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: