quinta-feira, 23 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

23 DE SETEMBRO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA XXV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Ag 1,1-8

 

Início da Profecia de Ageu 1,1-8

1No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, 
a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2'Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor'. 3A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4'Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas? 5Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6tendes semeado muito, e colhido pouco; tendes-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos, e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 
7Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, 
a difícil conjuntura que estais passando: 8mas subi ao monte, 
trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “precisamos de restauração”

 Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. Hoje, como ontem, esta é a mentalidade da maioria das pessoas no mundo. Muitos estão preocupados somente com a sua vida, com o sucesso, com a sobrevivência, com o amealhar, com o construir para si, com o divertir-se, gozar a vida, satisfazer os desejos da carne.  Poucas pessoas percebem que o tempo urge e que a casa do seu coração está em ruínas, precisando de restauração. A consequência disso tudo é que vivemos em um mundo paganizado onde as coisas que têm mais valor são justamente aquelas que mais ofendem a Deus. Refletindo com esta leitura, nós podemos, então, fazer uma analogia entre o que o profeta Ageu aqui retrata, em relação a necessidade de reedificar o templo do Senhor, e o estado do homem que trabalha pelas “coisas que passam” e, por mais que se esforce, nunca está satisfeito.   Tendes semeado muito e colhido pouco”, “tende-vos alimentado e não vos sentis satisfeitos.” Essa é, portanto, a conjuntura do coração do homem que não busca a Deus.  A humanidade vive em constante conflito porque procura alimento para a sua fome e bebida para a sua sede nos lugares onde não há pastagem nem água fresca. Para suprir as necessidades da nossa alma precisamos também subir o monte e buscar o que nos falta e o que sacia o nosso interior. Subir o monte, portanto, é procurar na oração, no diálogo com Deus, na Sua Palavra o alimento que nos sacia e a bebida que mata a nossa sede. É na intimidade com o Senhor que oferecemos a “madeira” para edificar a Sua morada no nosso coração.  Sozinhos, porém, nunca iremos a lugar nenhum por mais que nos esforcemos. O anseio do nosso coração de homem e de mulher só será satisfeito quando no Senhor nós colocarmos toda a atenção, o nosso afeto e o nosso ideal de vida.  - E você como se sente? Saciado (a) ou faminto (a)? Você tem paz, paciência, alegria? O que lhe está faltando?  - Qual seria a madeira de que você precisa buscar para sentir-se em casa, feliz? - Você também acha que é muito cedo para edificar a casa de Deus no seu coração? - Você tem colhido alguma coisa do trabalho a que tem se dedicado? - Ele tem servido só para a sua vida aqui na terra, ou contribui para você ir ao céu também?

Salmo - Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a.9b (R. 4a)

 

R. O Senhor ama seu povo de verdade.

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * 
e o seu louvor na assembléia dos fiéis! 
2Alegre-se Israel em Quem o fez, * 
e Sião se rejubile no seu Rei!R.


3Com danças glorifiquem o seu nome, * 
toquem harpa e tambor em sua honra! 
4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * 
e coroa com vitória os seus humildes.R.

5Exultem os fiéis por sua glória, * 
e cantando se levantem de seus leitos; 
6acom louvores do Senhor em sua boca * 
9beis a glória para todos os seus santos.R. 

 

Reflexão - O amor de Deus por nós que somos o seu povo, nos dá garantia da vitória. Humildes são todos os que reconhecem a bondade do Senhor e, ao mesmo tempo lhe prestam honras e glória. O homem que sai de si mesmo, que se expõe, sem respeito humano, e glorifica o Senhor com danças e cânticos, é alguém que é fiel a sua origem. Viemos do céu, somos filhos do Pai e irmãos de Jesus Cristo, portanto, somos o povo de Deus por Ele amado. A Ele devemos a honra a glória e o poder.  

 

Evangelho - Lc 9,7-9

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,7-9

Naquele tempo: 7O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: 'Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?' 
E procurava ver Jesus. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “quem é esse homem?”

Preocupado, Herodes fazia perguntas a respeito de Jesus, pois, mandara degolar João Batista, e agora, com certeza, tinha a consciência pesada pelo que fizera. Ele ainda não entendera que João Batista era o precursor do Messias e que Jesus, o verdadeiro Salvador, o Filho de Deus, estava vivo e sendo questionado pelos prodígios que realizava. Por isso, admirado do que escutava falar sobre Jesus procurava vê-lo. A pessoa de Jesus ainda hoje continua a ser questionada pelos que ainda não tiveram com Ele uma experiência de salvação e continuam a perguntar: “Quem é esse homem?” Muitas pessoas ainda hoje continuam sem aceitar Jesus como Salvador da humanidade e caminham neste mundo como se fossem senhores da sua própria existência. Muitos ainda hoje mandam “degolar” os emissários de Deus para livrar-se dos impedimentos e poder agir conforme a sua mentalidade. Muitos, ainda hoje, escrevem sobre Jesus sem tê-Lo conhecido e fazem suposição sobre a Sua pessoa. Outros, com suas teorias e falsas doutrinas, levam muitos a acreditarem em utopias e hipóteses vãs.  Para que tenhamos convicção sobre quem é Jesus e qual o Seu verdadeiro papel na nossa vida, precisamos conhecê-Lo através do estudo e reflexão da Palavra, ter intimidade com Ele na oração, na adoração e na Eucaristia. Deste modo poderemos apresentá-Lo ao mundo, a todos aqueles que ainda não O conhecem.  

– Você fala de Jesus com conhecimento de causa?

  – Você ouviu falar de Jesus ou O conhece pela Sua Palavra? 

  Quem é Jesus para você?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho           

Nenhum comentário: