domingo, 5 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

5 DE SETEMBRO DE 2021

 

XXIII DOMINGO  

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura - Is 35,4-7a

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,4-7a

4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo!
Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7aA terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “olhos e ouvidos voltados para o Senhor”

O povo no exílio estava cansado e abatido pelo sofrimento do abandono e por meio de Isaías o Senhor lhe fala a fim de consolá-lo e animá-lo, dizendo: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus...é ele que vem para vos salvar!”  As palavras de Isaías nos dão o recado de Deus e são para nós, também hoje, como um alento para enfrentar os desafios da nossa vida. Nós também passamos por momentos de exílio, de abandono, de revolta interior, de desesperança. Os acontecimentos ao nosso redor, as más perspectivas, as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, às vezes, nos deixam um sentimento de morte eminente, de fracasso e angústia. Só se fala em crise e até parece que nada dará certo para nós e que chegamos ao final do túnel e não veremos mais o nascer do sol!  Por isso, a Palavra de hoje nos anima e nos fortalece e é ela quem motiva o nosso ânimo. Somos conscientes de que não temos em nós mesmos a total capacidade de superação, mas com a graça e o poder do Espírito Santo, os nossos olhos se voltam para o alto e os nossos ouvidos se abrem para perceber a voz do Senhor que nos fala indicando a direção certa. A terra árida do nosso coração, então, transformar-se-á em lago e do nosso coração sairão fontes de água viva. Isto é fé! – O que significam para você, hoje, estas palavras de Isaías? – No momento atual você se sente abandonado (a), desanimado (a)? – Os seus olhos e os seus ouvidos estão atentos ao consolo e à palavra do Senhor?

 

Salmo - 145,7.8-9a.9bc-10 (R.1.2a)

R. Bendize, ó minha alma ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida!

Ou R.Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O Senhor é fiel para sempre,*
7faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,*
é o Senhor quem liberta os cativos.R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos*
o Senhor faz erguer-se o caído;
o Senhor ama aquele que é justo*
9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro.R.

9bc Ele ampara a viúva e o órfão*
mas confunde os caminhos dos maus.
10O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará*
para sempre e por todos os séculos!R.

 

Reflexão - O Salmista nos recorda as obras do Senhor àqueles que são necessitados. Ele não abandonará aquele (a) que está abatido (a), acabrunhado. Um coração reto e suplicante alcança a misericórdia de Deus e por isso O bendiz por toda a vida, não somente por alguns dias, mas sempre.

 

2ª. Leitura – Tg 2, 1-5

 

Leitura da Carta de São Tiago 2,1-5

1Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo
glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido,
dizendo-lhe: 'Vem sentar-te aqui, à vontade', enquanto dizeis ao pobre: 'Fica aí, de pé', ou então: 'Senta-te aqui no chão, aos meus pés' - 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “testemunho de fé”


Será que esta palavra tem a ver com a nossa vivência? Será que temos consciência da injustiça que praticamos com as pessoas a quem consideramos inferiores? O que poderá mostrar ao mundo que temos fé em Deus e cremos na Sua Palavra?  Nesta carta, São Tiago nos alerta para o tipo de fé que nós dizemos ter. A fé deve estar em sintonia com as nossas ações. Precisamos de uma vez entender que a fé que professamos deve se manifestar nas nossas atitudes de relacionamento com o nosso próximo, nos mínimos detalhes. Não podemos afirmar que temos fé só porque dizemos que acreditamos em Deus, no entanto, tapamos os nossos olhos e agimos com discriminação, tomando partido de acordo com nossas conveniências. A Palavra de Deus nos ensina a ter para com todas as pessoas as mesmas atitudes, não fazendo acepção nem escolhas segundo os nossos critérios humanos. Quanto mais formos despojados nos nossos relacionamentos mais daremos testemunho de fé. O pobre é simples, o pobre é dependente, o pobre é carente, por isso, ele põe toda a sua confiança no Senhor. Quando nos despojarmos da nossa “falsa superioridade” e nos tornarmos também pobres e dependentes de Deus nós conseguiremos ser escolhidos como herdeiros do reino.  – Como é o seu relacionamento com as pessoas mais simples? – Você faz juízo das pessoas pelo que elas vestem? – Qual a diferença que você faz no tratamento com o pobre e com o rico? – Você é coerente?

Evangelho – Mc 7, 31-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37

Naquele tempo: 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo,
que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;
em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse:
'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Abre-te

O homem surdo mudo, que falava com dificuldade representa hoje cada um de nós que ainda não conseguimos entender a Palavra de Deus, por isso, também não podemos anunciá-la. Um coração surdo, é um coração que não sabe se expressar, não sabe contagiar, não sabe atrair as pessoas. Somos os surdos-mudos de hoje nas coisas de Deus! Como podemos falar de Deus se não escutamos a Deus?  Assim como fez com o homem levando-o para fora da multidão, colocando os dedos nos seus ouvidos e tocando a sua língua, Jesus hoje quer fazer conosco abrindo os nossos ouvidos para que possamos ouvir e falar com facilidade as coisas lindas que o Espírito Santo nos revela. Abre-te, portanto, é a palavra-chave que Jesus ordena aos nossos ouvidos e boca espirituais. Só conseguiremos deixar de ser mudos quando também deixarmos de ser surdos à Palavra de Deus que são os ensinamentos de Jesus. Na maioria das vezes sabemos dar opinião nas coisas triviais do mundo, expomos as nossas ideias a respeito dos fatos e acontecimentos, porém, nas coisas essenciais do homem, naquilo que é realmente importante, somos retraídos, nos sentimos impotentes e despreparados. Hoje, como ontem, Jesus vem em nosso auxílio e, impondo a mão sobre nós, abre os nossos ouvidos espirituais e nos faz  falar de coisas misteriosas que o nosso coração nos revela. Primeiramente Ele quer nos afastar do meio da multidão para poder tocar com os dedos nos nossos ouvidos. Depois disso tornar-se-á mais fácil soltarmos a nossa língua a fim de divulgar as coisas que o Senhor tem feito bem na nossa vida.  

– Você se sente assim, surdo (a), mudo (a), apático (a) e ignorante nas coisas de Deus? 

 – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio da multidão daqueles que não “ouvem”, por isso, não entendem a Palavra de Deus?

 – Você acha que não fala em nome de Deus porque é tímido (a) ou por que não consegue escutar o que Ele tem a lhe dizer?

- Você já experimentou escutar o Senhor para falar ao mundo do que Ele diz? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

Nenhum comentário: