segunda-feira, 6 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

6 DE SETEMBRO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA XXIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

 

1ª Leitura - Cl 1,24-2,3

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,24-2,3

Irmãos: 24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A este Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 
28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, 
com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. 29Para isso eu me esforço com todo o empenho, 
sustentado pela sua força que em mim opera. 2,1Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodicéia 
e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, 2para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus, 3no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “há alegria em sofrer por Cristo”

Para o apóstolo Paulo a alegria de servir a Cristo e a Sua Igreja superava a todo e qualquer sofrimento, porque assim ele estava exercendo o encargo que Deus lhe confiara. Assim, ele serve de exemplo para nós quando proclama a sua alegria em sofrer na própria carne o que falta nas tribulações de Cristo, em solidariedade com a Sua Igreja!  A nós também, Deus confiou uma missão: somos chamados a revelar ao mundo o mistério da presença de Cristo no coração do homem e fazer com que esse homem compreenda que Cristo está perto e que o reino de Deus já acontece dentro de cada um de nós.  Por meio do nosso testemunho coerente de cristãos, apesar da luta constante que temos de travar com a nossa humanidade contraditória e rebelde, temos convicção de que a força do Espírito opera em nós. Por essa razão, lutamos sabedores de que o nosso esforço será ampliado e que, podemos observar, como São Paulo, por onde passamos, a ocorrência de verdadeiras transformações nos homens e mulheres.       - Você já experimentou a alegria depois da dificuldade? Recorde como foi.  - Você acha que vale a pena ajudar a alguém para que encontre o reino de Deus? Você se alegra por trabalhar na edificação da Igreja? - Quem é a Igreja para você?

 

Salmo - Sl 61 (62),6-7. 9 (R. 8a)

 

R. A minha glória e salvação estão em Deus.


6Só em Deus a minha alma tem repouso, * 
porque dele é que me vem a salvação! 
7Só ele é meu rochedo e salvação, * 
a fortaleza, onde encontro segurança!R.

9Povo todo, esperai sempre no Senhor, + 
e abri diante dele o coração: * 
nosso Deus é um refúgio para nós!R. 

 

Reflexão - O repouso para a nossa alma nós só o encontramos naquele que nos criou. Somente Ele nos conhece no mais profundo da nossa alma onde estão guardados os nossos sentimentos e as nossas emoções. Abandonados nos braços de Deus nós poderemos descansar o coração e, cheios de fortaleza enfrentar os desafios que a vida nos apresenta. Façamos, pois, essa experiência e teremos segurança para a nossa caminhada.

 

Evangelho - Lc 6,6-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,6-11

Aconteceu num dia de sábado que, 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te, e fica aqui no meio.' Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: 'Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?' 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: 'Estende a tua mão.' O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 
11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si 
sobre o que poderiam fazer contra Jesus. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “Jesus quer nos tirar do anonimato

Aquele homem da mão seca estava “perdido” no meio da multidão e se mantinha escondido, talvez por ter vergonha do seu defeito, no entanto, não conseguiu permanecer no anonimato, pois, tanto Jesus como os fariseus, o viram. Cada qual tinha um propósito
acerca daquele homem: Jesus queria curá-lo e dar a ele dignidade, por isso, convidou-o para postar-se no centro, destacado da multidão. Os fariseus, pelo contrário, se importavam somente em que Jesus poderia infringir a lei do sábado, sem nenhuma preocupação quanto ao estado daquele homem acabrunhado. “Levanta-te e fica aqui no meio”,  e “Estende a tua mão” disse-lhe Jesus. “O homem assim o fez e sua mão ficou curada”. O pecado nos deforma e exclui do convívio das pessoas, por isso, Jesus quer nos tirar do anonimato, e nos colocar no meio para que possamos agir. Somos curados do nosso pecado quando damos o passo para ficar perto de Jesus, bem à vista Dele, usufruindo da sua misericórdia.   As nossas mãos são instrumentos de ação. O ficar de mãos cruzadas, escondidos no meio dos outros para que não nos notem faz com que sejamos esquecidos e marginalizados.  A qualquer hora, ou a qualquer momento, mesmo quando todos nos apontam e acusam Jesus está pronto para nos colocar no centro, destacado da multidão.  Ele nos olha com um olhar especial, pois conhece a nossa chaga e entende a nossa deformidade! Estender a mão significa, também, expor o nosso  pecado, reconhecer as nossas faltas e abrir o coração para entregar a Jesus o nosso fardo pesado.

– Você se sente isolado (a) quando comete um pecado grave? 

– Você costuma confessar os seus pecados?  

 - Você tem estendido a sua mão para ajudar alguém?   

- Você tem vivido à margem dos outros porque não quer se comprometer?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: