terça-feira, 28 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE SETEMBRO DE 2021

3ª. FEIRA DA XXVI SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Zc 8,20-23

 

Leitura da Profecia de Zacarias 8,20-23

20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: 'Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: 'Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco. 
Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “O nosso testemunho de vida atrai as pessoas!”

As palavras do Profeta antecipam o tempo atual da nossa vida, quando também somos chamados e atraídos para orar na presença do Senhor. O homem de Judá já veio e está no meio de nós! É Jesus Cristo, o Enviado do Pai que chegou até nós para nos revelar a face de Deus e nos confidenciar os Seus planos para a humanidade. Portanto, esta Palavra se atualiza a cada dia da nossa vida e em cada acontecimento da nossa caminhada espiritual e humana aqui na terra. Dessa forma, diante desta profecia de Zacarias que prediz os planos de Deus para a humanidade, nós podemos garantir que povos de muitas nações e línguas poderão seguir as nossas pegadas quando somos verdadeiras testemunhas da presença de Deus na sua vida. Por isso mesmo, precisamos ter plena consciência de que o nosso testemunho de vida, a nossa participação na Igreja, a coerência nas nossas atitudes, são meios eficazes para atrair as pessoas que vivem o vazio existencial, oprimidas pelas instabilidades próprias da vida aqui na terra, para que tenham um encontro pessoal com o “homem de Judá”!  Somos também da casa de Judá, descendentes de Abraão e de Jacó e gozamos da intimidade com Deus.   Fazemos a diferença no mundo que vive apenas a dimensão material e coloca a sua confiança no prazer, no poder e no possuir. A nossa evangelização acontecerá a cada momento quando, por meio das nossas atitudes de fé e coerência de vida, comunicarmos a todos, que o Senhor está muito próximo e cuida de cada um de nós como uma mãe cuida do seu filhinho.  – Você já se sente atraído (a) para orar na presença do Senhor? – A sua oração lhe tem amadurecido? – Como você tem dado testemunho ao mundo de que Jesus está muito perto de si? – As suas atitudes dão prova de que você ora na presença do Senhor?

 

Salmo - Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8,23)

 

R. Nós temos ouvido que Deus está convosco.


1O Senhor ama a cidade * 
que fundou no Monte santo; 
2ama as portas de Sião * 
mais que as casas de Jacó. 
3Dizem coisas gloriosas * 
da Cidade do Senhor.R.

4'Lembro o Egito e Babilônia * 
entre os meus veneradores. 
Na Filistéia ou em Tiro + 
ou no país da Etiópia, * 
este ou aquele ali nasceu. 
5De Sião, porém, se diz: + 
'Nasceu nela todo homem; * 
Deus é sua segurança'.R.

6Deus anota no seu livro, + 
onde inscreve os povos todos: * 
'Foi ali que estes nasceram'. 
7E por isso todos juntos * 
a cantar se alegrarão; 
e, dançando, exclamarão: * 
'Estão em ti as nossas fontes!'R. 

Reflexão - Somos povo de Deus, criado por Ele, somos a cidade que o Senhor ama e da qual se dizem coisas gloriosas. Precisamos, verdadeiramente, nos sentir pertencentes a Deus e ter plena convicção de que não estamos mais na Babilônia, cidade do pecado e da escravidão. O nosso nome está escrito no Livro de Deus, por essa razão nós também cantamos e dançamos alegremente mostrando ao mundo que o Senhor está conosco e que Ele é a fonte do amor.  

 

Evangelho - Lc 9,51-56

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,51-56

 

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?' 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 
56E partiram para outro povoado. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “a caridade deve prevalecer em todas as nossas ações. 

 

Os discípulos de Jesus não alcançavam que Jesus viera para congregar todos os povos e promover a unidade do Amor de Deus no vínculo da paz. O episódio da passagem por Samaria nos dá a confirmação disso, e nos ensina que, se somos seguidores de Cristo, devemos ter consciência de que o pensamento de Jesus é completamente diferente do que o mundo prega e a Sua justiça é diferente do que imaginavam os Seus discípulos. Por essa razão, Jesus repreendeu aos discípulos que pretendiam pedir fogo do céu para destruir os samaritanos, seus inimigos, mostrando que a caridade deve prevalecer em todas as nossas ações. Mais uma vez Jesus mostrou que Deus não quer exterminar ninguém e não se compraz em liquidar com as pessoas. Mesmo tendo todo o poder Jesus soube ter bom senso e mudou a sua rota evitando assim o confronto com os samaritanos. Que isto nos sirva de exemplo para a nossa vida quando precisarmos enfrentar as pessoas que não nos aceitam ou recusam a nossa companhia. Evitar o confronto é o melhor que podemos fazer. Muitas vezes, nós fazemos justamente o contrário, queremos medir forças, dar o troco e assim só fazemos piorar a situação.

 

 – Você já passou por alguma situação dessas?

– Como você reage quando as pessoas o (a) rejeitam?

 – Você aceita perder numa discussão, num jogo, numa competição?

 - Você, é daquelas pessoas que evitam os conflitos ou dão tudo por uma confusão?

 - Você acha que deve usar os seus talentos para vencer alguém?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária UM novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: