terça-feira, 14 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE SETEMBRO DE 2021

 

3ª. FEIRA – EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

 

Cor Vermelho

 

1ª Leitura - Nm 21,4b-9

 

Leitura do Livro dos Números 21,4b-9

Naqueles dias: 4Os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se,
5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo:  "Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável".
6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas,
que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: "Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti.
Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes". Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: "Faze uma serpente de bronze
e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá". 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze
e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze,
ficava curado. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “as consequências da rebeldia

Da mesma forma como o povo de Deus foi libertado da escravidão e retirado do Egito por Moisés, nós também fomos salvos da escravidão e retirados do estado de pecado, por Jesus Cristo. Enquanto caminhava pelo deserto aquele povo impacientou-se e murmurou contra Deus e contra Moisés. Eles não entenderam a causa das suas dificuldades e compreendiam que lhes faltava tudo, por isso se rebelavam. As consequências da sua rebeldia lhes foram nefastas, por isso mesmo, verificamos que a viagem do povo de Deus na travessia do deserto tem o mesmo padrão da nossa peregrinação aqui na terra. Nós também, como aquele povo, durante a nossa caminhada espiritual e humana murmuramos e praguejamos em virtude das dificuldades que temos de enfrentar. Não poucas vezes, nós nos rebelamos contra as pessoas que estão no comando, nos cansamos do seu direcionamento e, por pirraça, desejamos voltar ao nosso estado original de pecado. A murmuração e a impaciência do povo de Deus no deserto atraíram para si, como decorrência, serpentes venenosas que o morderam levando-o a morte. De tal modo, também, acontece com todos nós que fomos retirados da escravidão do pecado, mas que teimamos em voltar atrás. Temos saudades do tempo em que vivíamos “livres” para atender aos desejos da nossa carne e, por isso, ficamos com o espírito acorrentado pela serpente do mal. Assim também, somos picados por “serpentes venenosas” que nos levam à morte, como guerra, fome, discórdia, destruição, vingança, desamor. A morte é o afastamento de Deus. A serpente é o pecado. Para os antigos Deus mandou que se fizesse uma serpente de bronze a fim de que todos os que a olhassem recobrassem a vida. Para nós, da Nova Aliança, a serpente de bronze é Jesus Cristo, crucificado por nós, para nossa salvação e ressuscitado para nos dar nova vida. Cristo se fez serpente, isto é, se fez pecado para poder derrotá-lo e prendê-lo na Cruz, vencendo a morte e conquistando a nossa redenção de uma vez por todas. – Como você se sente quando murmura muito e reclama da vida? - Você acha que as coisas melhoram só por causa da sua reclamação? - Você se sente cansado (a) ou entediado (a) das coisas de Deus? - Você tem saudades do tempo em que vivia fazendo a sua vontade e não se importava com o que Deus queria da sua vida?

 

Salmo - Sl 77(78),1-2.34-35.36-37.38 (R. cf. 7c)

 

R. Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!


1Escuta, ó meu povo, a minha Lei,*
ouve atento as palavras que eu te digo;
2abrirei a minha boca em parábolas,*
os mistérios do passado lembrarei.R.

34Quando os feria, eles então o procuravam,*
convertiam-se correndo para ele;
35recordavam que o Senhor é sua rocha*
e que Deus, seu Redentor, é o Deus Altíssimo.R.

36Mas apenas o honravam com seus lábios*
e mentiam ao Senhor com suas línguas;
37seus corações enganadores eram falsos*
e, infiéis, eles rompiam a Aliança.R.

38Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo,*
não os matava e perdoava seu pecado;
quantas vezes dominou a sua ira*
e não deu largas à vazão de seu furo R.


 

Reflexão - O salmista recorda para nós as ações dos homens ao longo da história. Ao mesmo tempo em que honramos ao Senhor com os nossos lábios, o nosso coração poderá traí-Lo. No entanto, Ele que é fiel e compassivo, sempre está pronto a nos perdoar e espera a nossa conversão. Tantas vezes volte o pecador arrependido como tantas vezes o Senhor perdoa o seu pecado. Por isso, nunca deveremos achar que temos de permanecer no erro. Para isto, Ele coloca à nossa disposição a Sua Lei e os Seus ensinamentos para que possamos desvendar os Seus mistérios.

 

2ª Leitura - Fl 2,6-11

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2,6-11

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: 'Jesus Cristo é o Senhor', para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o homem não nasceu para ter glória por si mesmo

Para que tivéssemos acesso à graça divina, Jesus Cristo, Deus feito homem, veio anular a causa do pecado original. Por isso, mesmo sendo Deus, Ele esvaziou-se a si mesmo e assumiu a nossa condição de escravo, tornando-se, assim, igual a nós. O pecado entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva, que representam toda a humanidade. Portanto, pela Sua obediência, Jesus veio restaurar o que o homem perdeu oferecendo-se como servo obediente, até a morte de cruz.  Dessa forma, por causa da Sua obediência “Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome”. Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida! Foi Ele quem nos assegurou a vida nova capaz de participar da glória de Deus! Costumamos exaltar os homens, os políticos, os astros de televisão, do cinema, os intelectuais e nos esquecemos de que o homem não nasceu para ter glória por si mesmo. A nossa idolatria e autolatria nos levam a uma vida vazia e sem sentido. Só o Senhor é digno de glória!  O nosso reconhecimento ao senhorio de Jesus é um princípio de fé que nos leva à conquista da Salvação. Sem fé em Jesus não há salvação. Portanto, hoje, todos nós precisamos dobrar os nossos joelhos diante de Jesus proclamando que Ele é o Senhor das nossas vidas.   – Você reconhece que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? – A quem mais você tem louvado e exaltado? – O que você espera dos homens? – O que você espera de Deus?

 

 

 

 

Evangelho - Jo 3,13-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13"Ninguém subiu ao  céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.
14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto,
assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 
15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito,
para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele". Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “para que o mundo seja salvo”.

Quando encontrou Nicodemos, naquela noite, Jesus fez uma verdadeira proclamação da Sua real missão aqui na terra e se reportou às Escrituras para confirmar as Suas Palavras. Com efeito, no tempo antigo Deus mandou que Moisés fizesse uma serpente de bronze proclamando que, aquele que olhasse para aquela serpente, seria salvo. Por isso, hoje, também, é o próprio Jesus quem anuncia para nós: “é necessário que o Filho do homem seja levantado para que os que nele crerem tenham a vida eterna!” Jesus já foi elevado na CRUZ e entregou a Sua vida por nós, por conseguinte, todo aquele que olha para Jesus e Nele, crê e espera, recebe a salvação. Ninguém pode ficar de fora, pois, Jesus já veio para salvar o mundo e não para condená-lo e a vontade do Pai é que todos sejam salvos. No entanto, todos nós que acolhemos a salvação de Jesus corremos risco de vida, se não estivermos constantemente alertas para as ciladas do inimigo.  Uma única vez Jesus foi levantado na CRUZ para a salvação do mundo, porém, é necessário que a cada dia no mundo inteiro nós continuemos erguendo o Seu Nome e anunciando o Seu Evangelho. Jesus tem que estar acima de tudo na nossa vida. Ele deve ter o primeiro lugar nos nossos pensamentos, nos nossos anseios, nas nossas ações. Elevamos o Nome de Cristo bem alto quando também servimos à Sua igreja por amor e participamos da Eucaristia.  A cada Missa se renova no Altar o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Jesus é aquele que Deus deu ao mundo por amor e para que todos sejam salvos do pecado e da morte eterna, dessa forma, para que todos creiam e tenham a vida eterna, precisamos fazer a nossa parte e sem descanso anunciar ao mundo que Ele é a fonte de vida eterna. Não podemos nos contentar no relativismo dos tempos modernos quando as pessoas afirmam que todos os caminhos levam a Deus.   

 - Você que ainda há chance para a salvação do mundo? 

– Qual seria a sua parte no processo de salvação que Deus que dar aos homens?

 –  Você está disposto (a) a lutar nem que seja sozinho (a)?

- Você acha justo que Deus queira salvar os bons e os maus?

 - Você quer que toda a sua família seja salva? 

-Tem alguém que teria de ficar de fora?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: