sábado, 11 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

11 DE SETEMBRO DE 2021

SÁBADO DA XXIII SEMANA DO

TEMPO COMUM

1ª Leitura - 1Tm 1,15-17

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,15-17

Caríssimo: 15Segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! 16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos,
ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “eu, pecador”
“Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e eu sou o primeiro deles!” Com estas palavras São Paulo assume diante dos homens o seu ser pecador e nos convida a fazer o mesmo. Quando assumimos o nosso ser pecador e nos rendemos a este fato encontramos a misericórdia de Deus Pai. Portanto, o reconhecimento do nosso ser pecador é o primeiro passo para que possamos receber a grande misericórdia de Deus e nos apossar da salvação de Jesus Cristo. Quando reconhecemos as nossas faltas e iniciamos um processo de conversão nós também conseguimos provar da grandeza do coração de Deus e nos tornamos modelos dos que creem e, por isso, alcançaremos a vida eterna. Somos salvos e redimidos para demonstrar ao mundo a riqueza do amor de Deus e assim também atrair para o reino dos céus todas as pessoas que estão marginalizadas porque ainda não conhecem a Sua Palavra que nos liberta. Nesta carta aprendemos com São Paulo a como dar graças a Deus que nos acolhe com compaixão apesar das nossas faltas do passado.     Aprendemos também, que ainda há tempo e que não podemos deixar para depois a grande graça de sermos pecadores fecundados pela misericórdia do Senhor. – Você reconhece que o pecado mora dentro de si? – Você já se abriu para a grande graça da misericórdia do Senhor? – Você tem medo de confessar o seu pecado? – Você é para o mundo um exemplo de conversão?   


Salmo - Sl 112 (113),1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)


R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade!R.

3Do nascer do sol até o seu ocaso, *
louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, *
sua glória vai além dos altos céus.R.

5aQuem pode comparar-se ao nosso Deus, +
6que se inclina para olhar o céu e a terra?
7Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho.R.

Reflexão - Ao contrário do que muitas vezes imaginamos o Senhor está muito perto de cada um de nós e atento a todas as nossas ações e necessidades. Se tivéssemos consciência disso, nós como o salmista, O louvaríamos do nascer ao por do sol e seríamos plenos da Sua glória. O Senhor está a postos para nos levantar da poeira e nos retirar do lixo quando estamos mergulhados no pecado e nunca irá exigir de nós mais do que nós possamos dar.

 

Evangelho - Lc 6,43-49

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,43-49

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
45O homem bom tira coisas boas  do bom tesouro do seu coração.
Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: 'Senhor! Senhor!', mas não fazeis o que eu digo? 47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa,
mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.
49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática,
é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão,
sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “os frutos da Palavra de Deus”

A árvore, o tesouro e a rocha são figuras da natureza e do nosso dia a dia, que Jesus usa neste Evangelho para nos dar ensinamentos básicos para a nossa vida.  “toda árvore é reconhecida pelos frutos, a árvore boa dá bons frutos, a árvore má dá maus frutos”; nós somos a árvore e os frutos são as nossas ações resultantes dos nossos pensamentos e sentimentos vivenciados durante a nossa vida. Damos frutos de santidade quando estamos enraizados (as) na Palavra de Deus e alimentamos o mundo com as nossas boas ações. “O homem tira coisas boas ou más do bom ou do mau tesouro do seu coração, a boca fala do que o coração está cheio”; O nosso coração contém o bom ou o mau tesouro.   O que o nosso coração pensa, traça, planeja isto será o que iremos realizar, falar e construir. Conforme o nosso coração esteja, nós poderemos ter atitudes boas ou más na medida do que pensamos ou do que falamos. E, por mais que tentemos camuflar as nossas emoções, naturalmente nós damos mostras ao mundo das nossas reais intenções.  quem ouve as suas palavras constrói a casa sobre a rocha e ela não cai”.   A casa é a nossa vida que é construída durante a nossa caminhada aqui na terra. E a Rocha é a Palavra de Deus!  Quem ouve e põe em prática as palavras de Jesus é um homem prudente e que constrói a sua vida na rocha, isto é, segundo o direcionamento de Deus, conformado à sua vontade, por isso, consegue enfrentar as dificuldades e ultrapassá-las. D contrário, aquele que não age assim não conseguirá atravessar as dificuldades, fracassará, será infeliz, perderá o rumo. Sua casa desabará.  

 Os frutos que você está produzindo no mundo são bons ou maus?

Como têm sido as suas ações no mundo: boas ou más? 

- Como é o tesouro que tem no seu coração: bom ou mau?

– O que isso quer dizer para você? – Você se apoia na Palavra de Deus para enfrentar as suas dificuldades? 


helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: