sexta-feira, 3 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

3 DE SETEMBRO DE 2021

 

6ª. FEIRA DA XXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - Cl 1,15-20

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,15-20

15Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres,
os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “para entender os mistérios divinos”

Jesus é a imagem do Deus invisível, enviado a nós, com todo poder, para nos religar ao Pai e nos ensinar a observar e experimentar as coisas do espírito. Como a própria palavra revela, existem coisas que são visíveis aos nossos olhos, coisas da terra, e outras que nos são invisíveis, pois são realidades celestes.  Não podemos nos apoiar somente nas coisas que vemos e tocamos fisicamente. Com o nosso espírito nós podemos abranger a essência das coisas invisíveis e esta é uma realidade que deve estar bem nítida na nossa mente humana. Nós vemos, tocamos, provamos algumas coisas, mas o essencial é invisível aos nossos olhos”.  Mais além das aparências existe algo que supera a nossa inteligência, o nosso raciocínio e a nossa percepção humana. É uma questão de Fé! Existe um organismo espiritual do qual somos participantes mesmo sem precisarmos ver. Se pararmos mais para refletir nessa mensagem de São Paulo, perceberemos a amplitude da nossa existência aqui na terra, como criação de Deus Pai Todo Poderoso.  Por causa de Jesus Cristo foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, assim sendo, Ele tem a primazia de tudo, pois existe desde sempre e todas as coisas têm Nele a sua consistência. Por isso, ao mesmo tempo em que veio nos revelar o Céu Ele também se tornou terra como qualquer um de nós, quando nasceu de uma mulher. Pela fé nós comprovamos que Jesus Cristo é a cabeça do Corpo que é a sua Igreja. Portanto, se na cabeça habita a perfeição, também nos membros do corpo, que somos nós, reside a plenitude das graças, para atingirmos a perfeição. Por essa razão, nós também possuímos a capacidade de entender os mistérios divinos.  Reflita:- Você já percebe um pouco esse clima diferente que a gente só vê pela fé?  - Você já tem percepção da vida espiritual? -  Se Cristo é a cabeça e nós somos os membros, onde está Cristo e onde estamos nós?  - Qual a figura central do Antigo e do Novo Testamento?

 

Salmo - Sl 99,2. 3. 4. 5 (R. 2c)

 

R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, + 
servi ao Senhor com alegria, * 
ide a ele cantando jubilosos!R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, + 
Ele mesmo nos fez, e somos seus, * 
nós somos seu povo e seu rebanho.R.

4Entrai por suas portas dando graças, + 
e em seus átrios com hinos de louvor; * 
dai-lhe graças, seu nome bendizei!R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, + 
sua bondade perdura para sempre, * 
seu amor é fiel eternamente!R. 

 

Reflexão – O salmista proclama a nossa pertença a Deus. Somos seu povo e seu rebanho. Fomos criados à Sua imagem e semelhança, portanto, a nossa pátria é o céu. Para o céu nós seguimos cantando e servindo ao Senhor até quando se abrirão para nós as portas dos átrios do Senhor. A nossa peregrinação aqui na terra tem como desígnio e finalidade a conquista do paraíso perdido.

 

Evangelho - Lc 5,33-39

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,33-39

Naquele tempo: 33Os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: 'Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, 
jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem.' 34Jesus, porém, lhes disse: 'Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. 
Então, naqueles dias, eles jejuarão.' 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: 'Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo 
arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 
38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “coerência de vida”

Fazer apenas por fazer, não nos edifica nem nos ajuda na caminhada para Deus. Por isso, neste Evangelho Jesus nos ensina que todas as coisas têm um momento e o jeito certo de serem realizadas e nos propõe a aproveitar o tempo em que vivemos com coerência e de coração. Percebemos, então, que diante de Deus todos os nossos atos terão o valor proporcional ao que o nosso coração lhes confere. Não podemos querer enxertar na nossa mente ideias e conceitos que estejam fora da nossa maneira de ver e julgar.  O que é novo não cabe na mentalidade antiga. O odre e a roupa significam a nossa mentalidade e a nossa maneira de aceitar as observâncias que Deus nos propõe por meio da sua Palavra e dos Seus mandamentos. A maneira como enfrentamos os fatos da nossa vida e a mentalidade com a qual acolhemos as propostas de Deus nos darão a garantia para que as nossas ações diante do Senhor tenham validade. Precisamos, portanto, de um espírito aberto, para acatar as novidades do Evangelho e para viver segundo os mandamentos de Deus. Do contrário, nunca iremos produzir frutos bons e a nossa vida será um testemunho de incoerência. A oração e o jejum são ótimos instrumentos de purificação e de autodomínio, no entanto, só terão eficácia se aplicados no momento necessário. Na festa, o Senhor nos convida a estar com Ele saboreando a Sua companhia e de tudo quanto Ele  nos proporcionar.  

- Você é uma livre ou é apegada ao seu modo de pensar?

 - Você é capaz de mudar de opinião diante das novidades do Evangelho? 

-   Qual a sua atitude, diante das pessoas quando você jejua?

 - Você costuma murmurar e se lastimar por causa das boas obras que faz aos outros?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: