quinta-feira, 5 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE AGOSTO DE 2021

 

5a. FEIRA DA DÉCIMA OITAVA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Nm 20, 1-13

 

Leitura do Livro dos Números 20,1-13


Naqueles dias: 1Toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, no primeiro mês, e o povo permaneceu em Cades.
Ali morreu Maria e ali mesmo foi sepultada. 2Como não havia água para o povo, este juntou-se contra Moisés e Aarão, 3e, levantando-se em motim, disseram: Antes tivéssemos morrido,
quando morreram nossos irmãos diante do Senhor! 4Para que trouxestes a comunidade do Senhor a este deserto, a fim de que morrêssemos, nós e nossos animais? 5Por que nos fizestes sair do Egito e nos trouxestes a este lugar detestável, em que não se pode semear, e que não produz figueiras, nem vinhas, nem romãzeiras,
e, além disso, não tem água para beber?' 6Deixando a comunidade, Moisés e Aarão foram até a entrada da Tenda da Reunião, e prostraram-se com a face em terra. E a glória do Senhor apareceu sobre eles. 7O Senhor falou, então, a Moisés, dizendo: 8'Toma a tua vara e reúne o povo, tu e teu irmão Aarão;
na presença deles ordenai à pedra e ela dará água. Quando fizeres sair água da pedra, dá de beber à comunidade e aos seus animais'.
9Moisés tomou, então, a vara que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado. 10Depois, Moisés e Aarão reuniram a assembleia diante do rochedo, e Moisés lhes disse: 'Ouvi, rebeldes!
Poderemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?'
11E, levantando a mão, Moisés feriu duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que o povo e os animais puderam beber. 12Então o Senhor disse a Moisés e a Aarão: 'Visto que não acreditastes em mim, para manifestar a minha santidade aos olhos dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que lhe vou dar'. 13Estas são as águas de Meriba, onde os filhos de Israel disputaram contra o Senhor, e ele lhes manifestou a sua santidade. Palavra do Senhor

 

Reflexão - “consequências da dúvida”

As nossas ações diante do mundo devem ser firmes, por isso devemos demonstrar uma fé também firme nas promessas de Deus. Nesse relato temos o exemplo de Moisés que, mesmo obedecendo às ordens do Senhor, deixou demonstrar diante do povo a sua dúvida em que pudesse sair água daquela pedra. Dessa forma, Deus cumpriu com a sua promessa, no entanto, Moisés sofreu as consequências da sua relutância e não foi permitido que ele entrasse na terra prometida. Deus também conta com cada um de nós para manifestar a Sua santidade e o Seu poder diante do mundo. Entretanto, somos também o mesmo povo que murmura pelas dificuldades e intempéries da caminhada. Fome, sede, vida insípida, sem atrativos. Nunca estamos satisfeitos com o que vivenciamos, se chove, reclamamos, se o sol está forte, também murmuramos. Sentimos calor, frio, sede, fome e nos prostramos diante do Senhor pedindo a Sua intervenção. Como Moisés, nós também duvidamos e relutamos em obedecer ao que Deus nos ordena. Todavia, precisamos repensar o nosso modo de agir.   O nosso testemunho de fé diante daqueles que são mais fracos deve ser autêntico e convincente, do contrário, nós também não conseguiremos alcançar a terra prometida e ficaremos apenas avistando-a de longe.  - Você acredita nas promessas de Deus? Como você tem demonstrado isso? – Você manifesta alguma dúvida em relação à Palavra de Deus? – Você é firme no testemunho de Cristo?

 

Salmo 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8ab)

 

R. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor,*
aclamemos o Rochedo que nos salva!
2Ao seu encontro caminhemos com louvores,*
e com cantos de alegria o celebremos!R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,*
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,*
as ovelhas que conduz com sua mão.R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
'Não fecheis os corações como em Meriba,*
9como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram,*
apesar de terem visto as minhas obras'.R.

 

Reflexão - Apesar de testemunhar os prodígios de Deus o povo no deserto fechou os corações murmurando contra Ele. O salmista faz um apelo para que nós hoje, não façamos como aquele povo, mas nos prostremos e adoremos o Senhor Deus que nos criou, porque Ele é o nosso pastor e nós somos o Seu povo, o Seu rebanho. É o Senhor quem nos conduz pela mão na travessia da nossa vida. Ele é o Rochedo que nos salva, é nossa força é nossa proteção, por isso, não podemos desanimar na caminhada, mas confiar na Sua guarda.

 

Evangelho – Mt 16, 13-23

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,13-23


Naquele tempo: 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe
e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?' 14Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.' 15Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' 16Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.' 17Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.'
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!' 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a tentação de Pedro”

O mesmo Pedro a quem Jesus entregara as chaves do reino dos céus e a Sua Igreja, com o poder de tudo ligar e desligar na terra e no céu, foi depois mandado para longe de Jesus, como satanás. Primeiramente, diante da indagação de Jesus e inspirado pelo Espírito Santo, Pedro proclamou com a boca o que  o Pai lhe revelara: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” e foi considerado “feliz” e a ele Jesus entregou a Sua Igreja.  Depois, diante do que Jesus prognosticava em relação ao sofrimento que deveria passar, a sua humanidade falou mais alto e Pedro caiu na tentação, com pensamentos do mundo, por isso, foi repelido por Jesus. Somos também como Pedro! Na medida em que nos deixamos invadir pelo sopro do Espírito Santo, nós conseguimos também falar em Nome de Deus, profetizar e edificar o reino dos céus aqui na terra. Quando damos abertura à nossa humanidade, facilmente somos sugestionados pela nossa fraqueza e os nossos pontos de vista seguem a mentalidade que o mundo prega. Jesus conhece de que somos feitos. As nossas atitudes, às vezes, são motivadas pelo Espírito Santo, em outras vezes, são baseadas na nossa própria humanidade e saímos da sintonia com Deus e o Seu Espírito. Precisamos estar atentos e fazer o discernimento de quem é que, realmente, nos inspira para que sejamos discípulos convictos, segundo o coração do Mestre. Fomos escolhidos para edificar o reino dos céus aqui na terra e a nossa proclamação sobre a pessoa de Jesus é muito importante para que a nossa missão tenha êxito.

 – Você tem convicção do que prega e o que faz?

-   Procure recordar algum acontecimento em que você foi duvidoso e pergunte ao Espírito Santo como agir agora que tem consciência disto.

 - Quem é Jesus para você?

 - Você já percebeu que tudo quanto você fizer na terra terá repercussão no céu?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: