sábado, 21 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

21 DE AGOSTO DE 2021

 

SÁBADO DA VIGÉSIMA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Branco

 

1ª Leitura - Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17

 

Leitura do Livro de Rute 2,1-3.8-11; 4,13-17

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, hamado Booz. 2Rute, a moabita, disse à sua sogra: 'Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo'. Noemi respondeu: 'Vai, minha filha'. 3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec.
8E Booz disse a Rute: 'Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas a outro campo, e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas;
pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos'. 10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: 'como pude encontrar graça a teus olhos,
e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?'
11Respondeu-lhe Booz: 'Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conhecias'. 4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa.
Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber
e dar à luz um filho. 14As mulheres diziam a Noemi:
'Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel,
15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos'. 16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo, e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: 'Nasceu um filho a Noemi!',
e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi. Palavra do Senhor.

 

 

 

Reflexão - “fidelidade à aliança de amor”

Prosseguindo com a história de Rute, nós podemos avaliar que o plano de Deus acontece na vida de todos os que são submissos à Sua vontade e fiéis aos Seus ensinamentos. Rute não fazia parte do povo de Israel, mas nela foi gerado um filho que seria progenitor do rei Davi. A sua fidelidade à aliança de amor com o seu marido a fez ser coerente e não abandonar a sua sogra mesmo sem saber o que lhe viria a acontecer. Ela tinha todos os motivos para ter se prendido às suas raízes tentando recuperar o seu passado, murmurando pela viuvez e lamentando o seu infortúnio. No entanto, ela conseguiu confiar e seguir adiante acolhendo o Deus do seu marido como Senhor da sua vida. Assim, ela foi recompensada pela fidelidade ao amor. Nela foi gerado o avô do rei Davi, da tribo de Judá, de onde viria também Jesus Cristo, o Salvador da humanidade.  Precisamos refletir muito nas nossas ações e reações diante das circunstâncias da nossa vida para não tomarmos decisões precipitadas sem ponderar e perceber o que o Senhor quer nos mostrar. Quantas vezes nós desperdiçamos as oportunidades que Deus nos dá de seguir em frente e abraçar o plano de felicidade que Ele tem para nossa vida, por causa da pressa ou mesmo por cegueira. O Senhor tem um projeto de vida para cada um dos seus filhos. Ele também nos chama para gerar frutos bons e eficazes para o Seu reino de amor. No entanto, isso só será possível se também conseguirmos ser fiéis às alianças que fazemos com as pessoas em nome do amor de Deus. – Você tem percebido o projeto de Deus para a sua vida, mesmo quando as coisas estão desarrumadas? – Você é fiel às pessoas com as quais faz aliança? – Você é uma pessoa leal aos seus amigos (as) ou por qualquer motivo os (as) abandona?

 

Salmo - Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. 4)

 

R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.


1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,*
cada dia de tua vida.R.

 

Reflexão - A fidelidade ao Senhor é sinal de temor, isto é, de respeito e admiração. Quando trilhamos os caminhos do Senhor e somos fiéis a Seus ensinamentos nós recebemos a recompensa de uma vida feliz. As evidências são claras no trabalho, na família e as bênçãos de Deus são prodigiosas. Essa fidelidade se expressa por meio do nosso zelo e carinho com os nossos irmãos e irmãs. Quem diz que respeita o Senhor deve respeito também ao seu próximo.

 

Evangelho - Mt 23,1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12

Naquele tempo: 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos:
2'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.  3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros,
mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas;
7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias,
pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.'Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “coerência de vida

Jesus ensina-nos a ter coerência entre as nossas palavras e atitudes. Precisamos ter consciência de que conseguiremos atrair as pessoas muito mais com o nosso testemunho de vida do que mesmo com bonitas palavras e longas preleções. Por isso, Ele criticava os mestres da lei e os fariseus pelo contratestemunho que davam diante das pessoas de quem eles cobravam o cumprimento de regras e preceitos que eles mesmos não conseguiam cumprir. Diante do que Jesus nos ensina, precisamos ter firmeza nas nossas ações quando cobramos ou exigimos dos outros que reconheçam a nossa autoridade.  A nossa autoridade é legitimada pelas nossas ações e não pelas nossas palavras e conselhos. Todo aquele (a) que, ensina porque vive e dá conselhos porque faz, tem autoridade. Com efeito, possui autoridade para interpretar a lei de Deus, quem a vivencia e a tem gravada em seu coração e, consequentemente, nas suas atitudes. Precisamos estar conscientes também de que não somos mestres nem guias, não temos em nós a verdade absoluta nem o conhecimento de todos os mistérios. Só Jesus é Mestre e Senhor, só Ele é a Verdade, é n’Ele que nós nos apoiamos para, como irmãos e irmãs, cumprir com o dever de ensinar, de exortar, de aconselhar às pessoas a quem orientamos. No entanto, isto só se torna legítimo, quando o fazemos como serviço, com humildade e responsabilidade, na unção do Espírito Santo, e não somente para aparecer. 

O que você tem aconselhado aos seus amigos e amigas é o mesmo que  tem feito?

 – Você sente-se responsável pelo crescimento e melhoria de alguém?

 – O seu testemunho de vida serve de parâmetro para as pessoas que convivem com você? 


Hekena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: