sábado, 28 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE AGOSTO DE 2021

 

SÁBADO DA VIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - 1Ts 4,9-11

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,9-11

Irmãos: 9Não é preciso escrever-vos a respeito do amor fraterno, 
pois já aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros. 
10É o que já estais fazendo com todos os irmãos, em toda a Macedônia.  Só podemos exortar-vos, irmãos, a progredirdes sempre mais.  11Procurai viver com tranquilidade, dedicando-vos aos vossos afazeres  e trabalhando com as próprias mãos, como recomendamos.  Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “uma fonte que jorra amor”

Deus é a fonte do Amor fraterno! Foi Ele quem tomou a iniciativa de nos amar primeiro. Com esse amor nós aprendemos também a amar os nossos irmãos e ter com eles uma convivência fraterna. Aprendemos a amar o nosso próximo com o amor que recebemos do Pai que está à nossa disposição dentro do coração. O amor de Deus em nós é como uma fonte que jorra initerruptamente água e sacia a nossa sede. Assim sendo, temos em nós a capacidade de distribui-lo a quem tem sede de amor e de justiça. O amor fraterno vem desta fonte. Ele é puro e desinteressado. Através dos nossos gestos de amor, das nossas boas ações e do serviço desinteressado nós damos testemunho ao mundo de que o amor do Pai vive em nós e esta é a razão da nossa felicidade.  Ninguém pode amar fraternalmente se não se apropriar do amor do próprio Deus. Com o nosso amor humano e interesseiro nós nunca conseguiremos viver fraternalmente. Por isso, São Paulo nos exorta a progredir sempre mais na vivência desse amor divino, pois só  teremos tranquilidade quando cumprirmos a nossa missão, amparados pelo amor do Pai. - Você sente o amor de Deus na sua vida? -  O que você tem feito deste amor? – Com qual amor você tem cultivado as suas amizades: com o amor de Deus ou com o seu amor próprio? – Você tem recorrido à fonte de amor que jorra no seu coração?

 

Salmo - Sl 97,1. 7-8. 9 (R. 9)

 

R. O Senhor julgará as nações com justiça.


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * 
porque ele fez prodígios! 
Sua mão e o seu braço forte e santo * 
alcançaram-lhe a vitória.R.

7Aplauda o mar com todo ser que nele vive, * 
o mundo inteiro e toda gente! 
8as montanhas e os rios batam palmas * 
e exultem de alegria,R.

9na presença do Senhor, pois ele vem, * 
vem julgar a terra inteira. 
Julgará o universo com justiça * 
e as nações com eqüidade.R. 

Reflexão - O canto novo a que o salmista se refere é o som do amor de Deus no nosso coração o qual nos faz aplaudir toda a obra que Ele realiza em nós e por meio de nós aqui na terra. O amor de Deus nos faz louvá-Lo, exaltá-Lo e reconhecê-Lo no meio dos homens vivendo uma nova mentalidade e jeito de ser.  A certeza de que no final seremos julgados pelo amor nos motiva a dar passos de santidade.

 

Evangelho - Mt 25,14-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,14-30

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
14Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos,
a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois
lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só,
saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: `Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei'. 21O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: `Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei'. 23O patrão lhe disse: `Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!' 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento,
e disse: `Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence'. 26O patrão lhe respondeu: `Servo mau e preguiçoso!
Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco,
para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence.'
28Em seguida, o patrão ordenou: `Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o talento mais importante é o dom da vida.”

Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que cabe a cada um de nós assumir os talentos que recebemos de Deus, com humildade e perseverança, cônscios de que seremos cobrados pelo que conseguirmos faze-los render. Justo é que todos nós usemos e usufruamos de tudo quanto Deus providenciou para a nossa felicidade, pois a justiça de Deus consiste em fazer valer o Seu Plano de Amor para a nossa vida. Todos nós sabemos que temos dons, e que Deus nos premiou com talentos e virtudes, porém, muitas vezes desprezamos os carismas que temos e deixamos de lado as aptidões que possuímos, por preguiça, por desleixo, porque não damos muita importância, ou porque nós não nos valorizamos, desconhecendo o nosso potencial.  No mínimo, todo homem e toda mulher recebe das mãos de Deus o dom da sua vida. Quantas vezes esperamos que aconteçam na nossa vida coisas extraordinárias, quando o Senhor só deseja que possamos viver a nossa vida com alegria e confiança Nele. O medo nos leva a destruir a nossa capacidade de viver feliz. O querer muito, o achar tudo pouco nos leva a perder o tempo precioso da nossa vida e a enterrar as pequenas oportunidades que temos de viver bem.   Tudo o que recebemos de Deus vem na medida certa, de acordo com a nossa capacidade, nem mais nem menos do que poderíamos receber.  

 Você já parou para pensar na grandeza que é a sua simples vida? 

- Você aprecia a sua vida ou acha que a vida do outro é melhor que a sua?

O que você tem feito com os seus dons?

 – Você se acha muito sem expressão, incapaz de realizar alguma coisa?

 – De que você tem medo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: